O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
80 Compartilhado 48 Comentários

Como o Android pode salvar a Blackberry?

Assim como a Nokia, a Blackberry é uma fabricante de smartphones que viveu seus dias gloriosos entre meados dos anos 1990 e a primeira década de 2000. Depois da chegada do iPhone, em 2007, a empresa não soube acompanhar os novos tempos dos telefones e vem enfrentando uma sensível decadência desde então. Mas uma parceria com o Android pode salvá-la!

Há boas chances de que isso possa ocorrer, até porque um dos obstáculos – o Blackberry OS - já está sendo removido sem que ninguém tenha de se esforçar para isso. O sistema operacional da empresa canadense já está sendo abandonado por todos os desenvolvedores, e até mesmo Facebook e WhatsApp não irão mais fornecer suporte para a plataforma. E quando isso acontece, é o beijo da morte, meus amigos.

Androidpit BlackBerry Priv 35
O Google é o seu novo melhor amigo, Blackberry / © ANDROIDPIT

Com o sistema operacional quase morto, a Blackberry pode se concentrar nos seus dois melhores ativos na parceria com o Google: o hardware e os seus recursos de segurança, este último tido como o mais confiável do mundo. Não por acaso, esse asset é o principal alvo das empresas interessadas em comprar a companhia canadense. 

O BlackBerry Priv é um bom exemplo. E vem mais pela frente

Primeiro aparelho resultante da parceria entre Blackberry e Android, o Priv é um smartphone que teve boa recepção por parte de público e crítica. Com boas configurações (semelhantes ao do LG G4) e mantendo o design sisudo, típico de telefones voltados para fins corporativos, o equipamento se destaca por trazer não apenas o sistema operacional móvel do Google, como também recursos de segurança que fizeram sucesso nos anos áureos do Blackberry e, claro, o bom e velho teclado físico. 

androidpit BlackBerry Priv 1
Priv: boas configurações, recursos de segurança e o tradicional teclado físico/ © ANDROIDPIT

E, ao que tudo indica, a parceria vai continuar. De acordo com sites especializados da marca, além do Vienna, a Blackberry prepara-se para lançar mais dois modelos com Android: eles levam os codinomes Hamburgo e o Roma e atenderiam o público que busca um telefone mais mid-range da marca. A previsão é que ambos cheguem ao mercado no segundo semestre deste ano. 

O foco teria de continuar nas empresas

Tentar reinserir a marca Blackberry junto ao grande público, mesmo com o Android como sistema operacional, me parece um grande risco. A empresa já tentou isso em anos anteriores (com o Blackberry OS) e fracassou. Logo, o mais sábio seria apostar na “bola segura”, pelo menos em um primeiro momento: smartphones voltados para as empresas, que uniriam a facilidade de manuseio da plataforma do Google com os recursos de segurança do Blackberry, tido como os confiáveis do mundo. 

launcher bb priv3
Empresas: a bola segura que a dupla Android / Blackberry deve apostar/ © ANDROIDPIT

Aliás, encontrar uma forma de unificar o ecossistema de segurança do Blackberry com as ferramentas do Google pode ser a chave para que os modelos da marca voltem a fazer sucesso entre as empresas e governos. Imaginem, por exemplo, contas de Gmail e acesso ao Google Drive devidamente protegidos com chaves de criptografia em nível de software e hardware e com diversas etapas de verificação. 

Esses procedimentos de segurança já estão inseridos no Priv, mas o alto preço do aparelho (US$ 699 nos EUA) ainda deve assustar muitas companhias. No entanto, se a Blackberry achar uma forma de inserir esses recursos em modelos mid-range com Android, já será um grande passo para ressuscitar no mercado. 

Você compraria um “Blackberry Nexus”?

Ok, esse é apenas um exercício de imaginação, mas admito que ter um Nexus desenvolvido pela Blackberry é uma ideia que me agrada bastante. Um smartphone com Android puro (Android N, obrigado), boas configurações (algo um pouco mais superior que o Priv) e os recursos de segurança devidamente integrados às ferramentas do Google me fariam olhar com muito carinho para o dispositivo. 

Um Blackberry Nexus teria de trazer um design mais suave e elegante para agradar ao grande público

Um “Blackberry Nexus” teria de trazer apenas um design mais “suave”, mais ao gosto do usuário comum. E sim, podemos lidar com a presença do teclado físico, desde que ele pudesse ficar escondido, a exemplo do que ocorre no Priv. Quem sabe um modelo do gênero não possa ser o primeiro passo para redenção total da Blackberry junto ao grande público?

E você acha que a Blackberry pode ressuscitar com essa parceria com o Android? E o que faria você comprar um Nexus feito pela Blackberry?

80 Compartilhado

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • BlackBerry Privilegy foi um bom começo!

  • Olha, se a Nokia retornar ao mercado usando Android e a BlackBerry apostar nessa parceria, vai dar uma mexida no mundo mobile, hein! Acredito que tem pessoas que já estão cansadas das mesmas marcas, modelos e denominações de smartphones que o mercado dispõe. Daí se aparece "novidades" com duas grandes empresas voltando com força total, seria um duelo bacana. E já vou adiantando que eu compraria sim um BlackBerry com Android. Assim como, também queria um Nokia. Acredito que em 2017 muita coisa vai mudar no setor mobile. Viva a concorrência!

  • Gente amei esse Blackberry ... mas o que mais gostei foi o Blackberry Passaport, como consegue ser tão lindo. Só que o problema é o preço, dificil comprar rs

  • Dificilmente teria preço acessível mas ainda assim espero que dê tudo certo, eu gosto do teclado físico e só mudei para o touch por obrigação, agora depois de anos já não sei se volto pro físico

  • Possuo um BlackBerry Z10 e vos digo: Me arrependo profundamente sobre essa escolha. Em questão de hardware, ele até tem um bom desempenho e a sua estrutura física é bem resistente, mas em relação à aplicativos e atualizações, é de uma incompetência sem fim.

    A BlackBerry já que lançou um aparelho com o sistema Android, poderia atualizar pelo menos os seus dispositivos da Linha BB10, para o sistema do robozinho. Infelizmente, ela não o fez até agora e não há sinal de que dará alguma atenção para quem apostou na empresa, em seu grande "retorno", à alguns anos.

    Agora vou de Nexus ou Xiaomi. E esse dispositivo ficará de recordação, para me lembrar de nunca mais superestimar um aparelho simplesmente pela sua fama ou status.

  • Teclado físico é bom pra tirar onda de quem sabe digitar sem olhar pro smart, sempre fiz isso com um motorola de teclado qwerty q eu tinha hahaha

  • O bom que com Android a BB aprende a colocar hardware decente, basta ver o Z10, Z30, Q5, etc, parecia a Nokia colocando hardware fraco nos Lumias 920 e 925 alegando que era o necessário, aí ficou pra trás. Tive o prazer de ter um Z10 e teria novamente, aparelho pequeno e lindo, leve, seguro, pena a empresa descontinuar o sistema, ainda bem que dá pra colocar o apk do Whats e Face, mas nativo é sempre melhor.
    Ah, e não acho que o Android seja a salvação da linha Lumia, e não colocariam android em nenhum Lumia, mas meu sonho é ver um Nexus da Nokia, não MS, tipo um 930 mais fino e com hardware melhor, e as consagradas câmeras pureview. Seria ótimo. Mas quando vejo meu 930 em cima da mesa com o W10M, eu logo fico reapaixonado, e mesmo que o sistema morra eu vou continuar usando, assim como estou louco para comprar um Z10 que vi por 350 na olx.

  • Será que o android seria a salvação para o setor mobile da microsoft? sim ou não

  • Por incrível que possa parecer, ainda tenho um BlackBerry e funciona muito bem! Está guardado e lá vai ficar. Pura nostalgia...

  • que isso meu sonho um blackberry queria muito comprar um z10 tanto pelo design como pela segurança, se esse priv ou o passport estivesse uns 1700 eu comprava ele, acho que vai dar certo se a nokia tivesse feito isso seria referencia em materiais e câmera no mundo android.

  • Um teclado físico embutido em um aparelho com Android é muito bom. Acho que a BB tem que focar em todos os seguimentos, assim como a Samsung faz. Focar em um seguimento somente é para empresas como a Apple que têm um público cativo.

    • Realmente Steven. Acho que ela deve diversificar seu portfólio. Quer lançar com teclado físico? Td bem. Mas lança touchscreen tb. Aí vai agradar a todos. Acredito que seria uma atitude positiva para a recuperação da empresa.

  • O Blackberry tava estancado naquele sistema deles mas a tendência hoje ou é Android ou ios ...Windows phone ainda não tem uma quantia enorme no mercado mas já tem muita gente... o Android pode sim alavancar a Blackberry que sempre fez aparelhos de qualidade... e eu compraria sim um nexus feito por eles...aliás eu queria muito o Priv

    CAV

  • Um BB Nexus seria meu sonho de consumo, fui usuário do BB10 e adorava a interface, com Android ainda não vi nenhum , não sei como ficou a customização, mas com Android puro +teclado físico acredito que fique espetacular.

  • A possibilidade de ter um Nexus feito pela Blackberry é fantástica porque o design e a qualidade dos aparelhos dela são espetaculares. A única coisa que me deixa com um pé atrás nessa idéia é o fato que a empresa não costuma fabricar celulares baratos e atualmente esse vem sendo um fator decisivo na compra de um smartphone. Além disso ela teria que adequar os padrões do aparelho à real proposta da linha Nexus, que é uma linha voltada para desenvolvedores e para quem curte o Android stock da Google, até o presente momento a linha Nexus não foi criada com o objetivo de ser usada no meio corporativo ou para ter as melhores especificações do mercado. Mas na minha opinião seria uma ótima ideia arriscar.

    • acho que os únicos nexus que caiu no gosto do brasileiro foi o 4 e 5 pelo preço que tinha caído e pelas configurações excelentes.

      • O Galaxy X também caiu no gosto do brasileiro, tela Amoled HD de 4.7", na época era um espetáculo, e vi muita gente tendo. Mas era caro. O restante nem veio, queria o 5X.

  • Concordo com o Sr. Rui. =)

  • Vim do Blackberry 10, depois de passar por MeeGo e Symbian, e honestamente, o BB10 tem um desempenho e uma UX bem superiores ao Android, infelizmente essa polarização mata muita coisa boa.

  • Concordo com a matéria!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi