O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 227 Compartilhado 42 Comentários

O Google está salvando todas as suas buscas por voz: saiba como escutá-las e apagá-las!

Que o Google é o maior motor de buscas da internet, todos nós sabemos. Que a Google investe em buscas tanto escritas quanto por voz, todos nós sabemos. Mas você sabia que tudo aquilo que busca através do comando "Ok, Google" fica gravado nos servidores da companhia? Isso mesmo, o Big G está escutando você! Aliás, não apenas ouvindo, como também salvando os seus arquivos de áudio. Se você não está a fim de compartilhar suas buscas por voz com a Google, saiba como apagar o seu histórico de busca por voz.

A primeira coisa que precisa saber sobre esta biblioteca de áudio que você está prestes a descobrir é que ela é perturbadora. Ontem fiz um vídeo comparativo entre o Galaxy S6 Edge+ e o Moto X Play e, para minha surpresa, toda a busca por voz foi gravada e está armazenada nos servidores do Google. Por que isso é perturbador? Bom, porque a sensação de ser um rato de laboratório não me agrada. Apesar das gravações serem privadas (diz o Google) e estarem atreladas à sua conta de e-mail, é um fato que estamos sendo usados para aprimorar o serviço de buscas por voz do Google, ou mesmo entregando uma série de informações para sermos alvejados por propagandas direcionadas. Lembre-se: se o produto é de graça, o produto é você!

Contudo, você não precisa necessariamente entregar o seu "banco de dados" para a Google. Para apagar a sua lista de buscas por voz, basta acessar o portal que reúne todas as suas atividades com a conta do Google (Gmail). Para tanto, confira o tutorial abaixo.

Como apagar o seu histórico da busca por voz no Google

  • Faça o login na sua conta de e-mail do Google;
  • Acesse o histórico das suas atividades na web e de apps;
  • Clique no menu lateral > Atividade de voz e áudio;
google backup buscas voz
No menu lateral, acesse "Atividade de voz e áudio" e apague todo o seu histórico de buscas por voz. / © Google; ANDROIDPIT
  • Para excluir itens de determinado período, selecione a lixeira no menu localizado no canto superior da tela.
google backup buscas voz apagar historico
Para apagar os arquivos de áudio, clique na caixa de seleção e "excluir" no topo da página. / © Google; ANDROIDPIT

De acordo com o site QUARTZ, os executivos da Google ainda não se manifestaram sobre a questão.

E aí, você faz muitas buscas usando o Google Now no seu smartphone?

227 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Márcio C. 21/out/2015

    Sendo muito sincero? Me surpreendo ver essa matéria, com esse tom de "socorro estou sendo espionado". Isso não é novidade não. Quando vc ativa o Google now, o Google exibe uma lista, em duas ou três etapas onde vc pode marcar o que deseja compartilhar como Google. E essa questão dos áudios está inclusa. Não to falando de letra miuda não. Tô falando de opções bem claras, e "marcaveis". Não é como se o Google Escondesse que usa tudo que fazemos pra, de acordo com eles, 'melhorar os serviços'. Como um colega falou acima, tenham bom senso. Tão falando disso, mas fazem a festa sobre o Now on Tap do Android 6, que é tão invasivo quanto. Me incomoda a privacidade no mundo atual, mas ao msm tempo uso o "Ok Google" com frequência. É um preço que pago pra usar o serviço. Se eu n quiser, não uso, é simples. Aliás... Sejamos muito honestos. Se vc usa Android, o Google sabe sua vida de Cabo a Rabo, não há como fugir.

  • Edilson J. 22/out/2015

    '' abrir xis videos ponto com ''

    '-'

  • Gaki Kunashii 21/out/2015

    Hummmmmmmmm...
    Ulálá...
    (ง ° ل͜ °)ง

42 Comentários

Escreva um comentário:
  • Jesus Cristo....... preciso apagar esse histórico uehueheuheuheuheu

  • Uso o tempo todo. Tudo bem que 90% delas são "previsão do tempo para hoje em Jarinu" . Mas até os comandos do moto voz estão lá :(

  • Não só apagar os historicos de busca/localização Google e YouTube como desativar (Pausar) todos eles @apequenarinaldi !

  • Legal legal!! Seja como for o Google está se divertindo com a gente nos xixxxxx vídeos, não é não galera!!

  • '' abrir xis videos ponto com ''

    '-'

  • Apagando conversas que nem deveriam estar online agora!

  • Não acho isso novidade! Sei que isso acontece é sei que está gravado.
    não tenho problemas portar um aparelho que monitora minha vida, meus passos e minhas pesquisas!
    Mas pra quem acha isso ruim, acho melhor desativar tudo! Desabilitar GPS, localização e qualquer compartilhamento de informações!

  • Eu desativei o google now , ele continua sendo um devorador de bateria e dados.

  • Sendo muito sincero? Me surpreendo ver essa matéria, com esse tom de "socorro estou sendo espionado". Isso não é novidade não. Quando vc ativa o Google now, o Google exibe uma lista, em duas ou três etapas onde vc pode marcar o que deseja compartilhar como Google. E essa questão dos áudios está inclusa. Não to falando de letra miuda não. Tô falando de opções bem claras, e "marcaveis". Não é como se o Google Escondesse que usa tudo que fazemos pra, de acordo com eles, 'melhorar os serviços'. Como um colega falou acima, tenham bom senso. Tão falando disso, mas fazem a festa sobre o Now on Tap do Android 6, que é tão invasivo quanto. Me incomoda a privacidade no mundo atual, mas ao msm tempo uso o "Ok Google" com frequência. É um preço que pago pra usar o serviço. Se eu n quiser, não uso, é simples. Aliás... Sejamos muito honestos. Se vc usa Android, o Google sabe sua vida de Cabo a Rabo, não há como fugir.

  • O Google Now é uma fraude. a todo momento ele coleta audio ambiente. Recentemente o Google Chrome foi processado por coletar sons ambiente. O celulares de hojes não são seguros. Recomendo desativar esses tipos de serviço.

  • Descobri que eu só pesquisei coisas aleatórias e sem sentido.

  • As pessoas se desesperam por causa das coisas que o Google salva, mas estão doidas pra atualizar o Marshmallow e usar o novo recurso onde o Google escaneia a sua tela pra mostrar resultados relevantes, e não percebem que não tem nada de privado nisso? Vamos ser coerentes pelo menos.

  • No seu smartphone entre em "Conf. Google" depois em "Info pessoais e de privacidade" e por fim em "controles de atividade". Tá tudo lá os aplicativos que você usou, as páginas da web, seus áudios... Tudo marcado para ser salvo por padrão. Privacidade e Internet não existem juntas, todos sabem, o que a gente não sabe é se aquilo é apagado mesmo

  • Acho que isso hoje não é mais novidade pra ninguém.

  • Sei que não tem muito haver com o post, mas ainda dentro do tema privacidade, fiz o teste usando dois PCs, um com adblocker instalado, e o outro sem, 3 dias consecutivos acessando os mesmos sites nos dois, e percebi que no PC sem adblock, haviam entrado mais de 12 tipos de adwares e 1 spyware, enquanto no PC com adblock, entraram 2 adwares e nenhum spyware. A grande dúvida é: se não usamos um bloqueador de anúncios, lotamos a máquina com sofwares mal indesejados sem querer, e se usamos um desses bloqueadores, prejudicamos a renda de sites grandes e pequenos que nos fornecem um conteúdo legal e gratuito. Como proceder desta forma?? Não sei. Mas por enquanto vou continuar bloqueando tudo mesmo :S
    Obs: para os testes usei pcs formatados com mesmo S.O. (Windows 8.1) e baixei somente programas de sites tecnicamente seguros. Então creio a pensar que essas "pragas virtuais" foram adquiridas em navegação web, e não em instalações, como era o propósito do teste.
    Para escaneamento utilizei o SpyHunter 4 antes e depois dos testes.

  •   44

    Se voce nao quer ser vigiado, foge pro mato, caça pra comer, e usa folha de bananeira pra vestir.

  • Desativei esses e mais "recursos" anti-privacidade desde o ano passado, assim como ad-trackers da Google etc.
    Somente há uns meses atrás criaram essa página mais simplificada, juntando tudo em um só lugar e com certeza está bem melhor :)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi