O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
913 Compartilhados 189 Comentários

Saiba como ativar o chip de rádio FM no seu smartphone Android

Atualizado: Nextradio oferece suporte para linha Galaxy S7

Os smartphones têm inúmeras funções: jogos, o gerenciamento do nosso dia a dia, fazer fotos ou nos entreter. E, inevitavelmente, associamos entretenimento com música, certo? Mesmo sem conexão com a internet, queremos ouvir música. Afinal, já fazíamos isso antes dos "WWWs" da vida. Para estes momentos temos o rádio FM. Se o seu celular não tem é porque a fabricante decidiu desativá-lo.

Destacar mudanças recentes

O chip de rádio FM vem incorporado no dispositivo, ativado ou não

A primeira coisa que você tem que saber é que a grande maioria dos smartphones vem com um chip de rádio FM incorporado na placa-mãe. Porém, cada vez mais as fabricantes estão desativando este chip, como, por exemplo, a Samsung fez a partir do Galaxy S3 (algumas poucas versões trazem o chip ativado).

androidpit google play music hero 05
TuneIn  é o app mais conhecido de streaming para rádio / © AndroidPIT

A LG é outra que decidiu desativar o chip, enquanto a Motorola, a HTC e a Sony o deixam ativado de fábrica. Mas se você tem um Samsung, um LG ou algum outro dispositivo de uma fabricante que eu não tenha mencionado, uma alternativa é usar um aplicativo de streaming de música, como o TuneIn, para ouvir uma rádio.

TuneIn Radio Install on Google Play

É legal, ou mesmo ético, desativar o chip de rádio?

Responder esta pergunta não é tarefa fácil. É um processo legal? Creio que não existe uma lei proibindo a desativação de certos componentes que não são essenciais para o funcionamento do dispositivo, logo, não vejo nada ilegal nesta decisão. Mas seria ético?

A resposta é bem subjetiva, mas se você me perguntar, diria que não. Porque já que alguém gastou certa quantidade de dinheiro (que normalmente não é pouco) em um dispositivo com este chip, também está pagando por esta “parte” do aparelho, mesmo que ela esteja desativada.

A rádio FM é uma maneira muito mais econômica de escutar música

A NAB (National Association of Broadcasters) queria criar uma lei obrigando a ativação do chip. As fabricantes, se defendem dizendo que o público está passando para os podcasts e aplicativos de streaming de música, causando assim o desaparecimento gradativo da demanda por rádios.

Vou me dar o luxo de expressar a minha opinião a respeito, espero que você também se anime a dar a sua opinião nos comentários abaixo: a rádio FM é uma maneira muito mais econômica de escutar música. Isso funciona tanto para o pacote de dados - pois não precisamos de internet para isso -  como para a autonomia da bateria , pois os aplicativos de streaming comem bateria como um urso faminto depois de hibernar.

Se eu quiser escutar música no meio do nada, durante um acampamento, e não tiver cobertura de dados? Vou pedir para um passarinho cantar? O que vejo muito claro é que já que pagamos por este chip, queremos que ele esteja ativado. Se vamos usá-lo ou não, cabe a cada um decidir.

Nem tudo está perdido: você pode ativar seu chip!

Já sei, eu disse que só te restavam podcasts e aplicativos de streaming de música no começo do artigo. Mas, na verdade você também pode ativar o chip de rádio FM. Eu só não posso garantir que funcione. Dito isso, como no fundo (muito no fundo) eu sou uma boa pessoa, te darei não só uma, mas, duas maneiras para ativar o componente.

Porém, antes de começar, já vou avisando: caso você não saiba, vai precisar usar fones de ouvido como antena para escutar o rádio no seu aparelho.

AndroidPIT BEST MUSIC APPS
Não entre em pânico, você ainda pode ouvir a rádio FM no seu celular  / © AndroidPIT

Lembra da NAB? Este mesmo grupo criou um aplicativo gratuito para ativar o chip em 58 dispositivos. A primeira coisa a fazer é pesquisar se o seu smartphone está na lista. Vale enfatizar que agora temos o suporte para smartphones como o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge.

Também recomendo fazer o processo com uma ROM Stock do seu dispositivo, porque no meu LG G2, com uma ROM não baseada no Stock Android, o Google Play Store não o considera compatível, mesmo ele estando entre os dispositivos da lista.

NextRadio - rádio FM Gratuito Install on Google Play

Caso a primeira opção não funcionar, existe uma alternativa paga. Na verdade são dois aplicativos diferentes: o Spirit1 para dispositivos sem Root e Spirit2 para aparelhos com Root e com ROM AOSP. No app Spirit1, depois de instaladas as configurações, você deve ir até a opção "Regiões", escolher seu país; depois vá até a opção METHOD encontrar o seu aparelho.

Cada um dos aplicativos custa salgados R$ 27,72, então você precisa decidir se vale a pena gastar este dinheiro para ouvir a rádio FM.

Spirit1: Real FM Radio Install on Google Play Spirit2: Real FM Radio 4 AOSP Install on Google Play

Como já disse, não posso garantir que os aplicativos funcionem perfeitamente, mas, pelo menos, você tem alguma possibilidade de se rebelar contra esta decisão polêmica.

Quanto o suporte para rádio FM é importante para você? O chip do rádio FM está ativado ou desativado no seu smartphone?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven Oliver há 2 dias

    Mas tem gente que não tem acesso ao wifi na empresa e o rádio é uma alternativa. Quando você está viajando e o seu 4G não funciona (muitos lugares têm essa deficiência) o rádio passa a ser uma ótima alternativa. Ainda existem várias aplicações para o rádio e eu gostaria que o meu aparelho tivesse essa alternativa.

  • Paulo Roberto há 9 meses

    Cara se Eu comprar um Smartphone e descobrir que Ele vem sem Rádio, Eu o devolvo na hora kkkkkkkkk

    Não abro mão das noticias no trajeto de casa para o trabalho, e no trem lotado é anti ético ficar incomodando o próximo manuseando o smartphone, plugo meu fone de ouvido, ligo na rádio CBN e fico informado sobre tudo até o trampo, na volta a noite pra relaxar, musicas diversas em rádios diversas, nada de playlists prontas e alienadas.

    #VIDALONGAÀFM

  • Diniz há 2 dias

    Para certos comentários só me resta dizer: Antes ler que ser cego.

  • Marcelo Neri há 2 dias

    E as notícias do Brasil e do mundo brother Henrique? Tem gente que não usa pacote de dados e o rádio é gratuito!

  • Gabriel SS há 2 dias

    Quem viaja muito tbm é preferível usar rádio, pq da pra saber das noticias da região em q vc está

189 Comentários

Escreva um comentário:
  • queria que pudesse ativar é a tv no meu z3 dual

  • Não compro cel sem radio. Comprei um dos primeiros Samsung q tinha TV digital anos atrás. Vou mais além, queria radio Am. Vou para lugares que não tem nem sinal de celular.

  • Eu tenho um S6 com root e ele disse que não é compatível, que deveria instalar um Kernel diferente, nenhum funcionou!

    • O seu S6 é nacional? O meu é americano e o primeiro app não é compatível. Não tô a fim de arriscar os pagos pra "ver" se funciona.

  • Conversa fiada... Se o chip de rádio não vier ativado de fábrica pelo fabricante não há aplicativo que consiga ativá-lo.

  • testar aqui

  • Creio que seja uma forma de pressionar os usuários a utilizarem aplicativos de streaming. É tem mais prático e barato ter rádio já ativado. Por mais que eu goste do Spotify sinto falta do rádio.

  • A matéria diz ter sido atualizada mais não me parece condizente com o interesse do usuários brasileiro. O Nex Radio continua sem ter suporte ao Galaxy S7 Edge brasileiro e não vejo sentido de dizer que a matéria foi atualizada se o app não foi.
    Além do mais não foi atualizado um parágrafo da matéria, lembro de perfeitamente da última vez que li e não vi nenhum mudança nela.
    Com relação ao CHIP vir desativado é uma falta de respeito com o consumidor a Samsung e as demais fazerem isso. Fiquei decepcionado ao ver que comprei o melhor da Samsung e não posso ouvir FM nele.
    Fui usuário do Windows Phone por 6 anos e os Lumias não tinham esse problema, aí venho para o Android e encontra essa malandragem.

    AndroidPit , a atualização do app lá para os EUAs e outros não nos interessa, por que? Porque não serve para o S7 Edge aqui do Brasil. Por isso não vejo motivo de atualizar a essa matéria.

  • SpiritFM é mil anos..usava no meu HTC Desire em 2011....Ótima matéria, pq rádio FM faz falta quando se quer ouvir um futebol na volta do trampo pra casa.

  • Alguém testou e é certeza q ñ funciona no G935F?

  • Ouvir musica sem gastar nada= Lotar o Micro SD de MP3
    Saber das noticias sem gastar nada= Radio FM no Celular

    • Exactamente!!!! Não abro mão de um Device com rádio FM. Um dos motivos que não compro um Flagship de uma das minhas marcas de preferência.

  • Sobre o rádio, é uma ferramenta que usei muito no passado, mas com as mídias digitais chegando com força, fui ficando cada vez mais dependente dessa função. O que não tira o mérito e todo o respeito que o rádio merece. Ainda é uma ótima fonte para encontrar novos gostos e eu acho inadmissível as marcas matarem essa função que ainda é sim bem útil, não só pra música, mas para o entretenimento e informação também. Uma pena nenhum app estar disponível para os meus aparelhos, pois as vezes sinto uma saudade de ouvir rádio na rua (passa logo quando entra aquela música no shuffle)

  • Infelizmente é compatível com Galaxy S4 Mini, S5, S6, S7, mas não é com o S4, seria uma boa, ao ouvir jogo de futebol por streaming você comemora o gol depois de todo mundo kkkkkkk

  • Usava bastante o Spirit 2 nos tempos de CM no S2 e S3

  • Esse app é para aparelhos americanos. Vi em outros sites que não funciona nem com aparelhos europeus.

  • poxa que ótimo

  • Melhor artigo :3
    AMO rádio FM a lenovo CAGOU o z play tirando ele.. se não ele seria mais que perfeito! *-*

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi