O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Android nível básico 346 Compartilhados 96 Comentários

Aprenda o que é e como ativar a depuração USB no seu Android

A opção de depuração USB permite a comunicação avançada com um dispositivo. Ao conectá-lo ao PC, podemos utilizar programas que vão interagir em profundidade com o computador, permitindo-nos instalar aplicativos, ler informações do sistema e habilitar as permissões de root. Neste artigo eu te ensino o que exatamente é, e como ativar a depuração USB no seu Android.

O que é a depuração USB?

Depuração é a tradução direta do inglês, debugging, que se refere ao processo de busca e solução de erros em programas informáticos. Debugging ou depuração, é por extensão, o desenvolvimento de um programa ou aplicativo. Tradicionalmente, o desenvolvimento de aplicativos no Android é feito com o Android Studio em um computador. Contudo, para testar o aplicativo é preciso pasá-lo para um dispositivo, onde o código é executado.

Aqui é onde entra a opção de depuração USB. Com ela podemos conectar o smartphone com o computador, através de um cabo USB e testar o aplicativo que está sendo desenvolvido.

Devido à sua própria função, ao longo do tempo o Android decidiu esconder essa opção nas versões mais recentes, para evitar que ela possa ser usada livremente; o uso sem conhecimento em combinação com um malware pode causar grandes danos ao dispositivo. Portanto preste muita atenção ao que você instala no seu dispositivo.

Para que serve a depuração USB?

A depuração USB está destinada a conectar e compartilhar informações entre um smartphone e um computador. As ferramentas usadas para isso é o ADB (Android Debug Bridge) para a maioria dos smartphones, ou programas específicos segundo a fabricante, como por exemplo o Odin para os dispositivos da Samsung.

Sendo assim, o primeiro passo para modificar alguma parte do software do seu dispositivo é ativar a depuração USB, que abre as portas para rootear o aparelho, instalar uma custom recovery, instalar uma ROM ou voltar a flashear o sistema operacional original de fábrica do dispositivo.

depuracao usb 1
Você deve permitir a depuração USB no seu dispositivo para testar o código de um app em desenvolvimento / © AndroidPIT

E, como já mencionei antes, a depuração USB é a principal ferramenta para testar aplicativos em desenvolvimento, podendo assim, ver de maneira imediata as mudanças que fazemos no código de nosso app. Com a Depuração de USB ativada, você pode usar softwares avançados como o Eclipse para programar em Android, VRoot ou SuperOneClick, além de obter facilmente permissões de root, e muitas outras utilidades.

Como ativar a depuração USB

Antes de ativar a opção "depuração USB", certifique-se que você tem os drivers para o dispositivo instalados no seu PC. Se você não tem idéia de quais são os drivers ou não sabe como instalá-los, leia este artigo. Agora você só precisa conectar o dispositivo ao PC e esperar que ele seja reconhecido. Se tudo correr como planejado, desligue o dispositivo e siga os seguintes passos para ativar a "depuração USB". 

Se você tiver um dispositivo com Android 2.3 ou anterior: 

  • Abra as Configurações;
  • Escolha Aplicativos
  • Vá em Desenvolvimento;
  • Habilite a opção Depuração de USB.

Se você consegue encontrar as "Opções de Desenvolvedor" nas configurações: 

  • Abra Opções do Desenvolvedor e ative esta opção;
  • Habilite a opção Depuração de USB.

Se você não consegue encontrar essa opção, faça o seguinte: 

  • Abra as Configurações
  • Selecione Sobre o dispositivo
  • Pressione 7 vezes Número de Compilação / Versão Build / Número da versão
  • Volte para as Configurações;
  • Escolha Opções do Desenvolvedor e ative-a, bem como extras;
  • Habilite Depuração de USB.
depuracao usb 2
Ativando a depuração USB / © AndroidPIT

O processo pode, obviamente, ser desfeito, simplesmente desativando a Depuração USB no seu dispositivo. Você também pode revogar qualquer a autorização de depuração USB dos computadores autorizados. Basta clicar em Revogar autorizações de depuração USB nas opções do desenvolvedor.

E você, conseguiu ativar a depuração USB no seu dispositivo?


Esta artigo foi escrito em colaboração com Luis Ortega e Mattia Mercato

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 7 meses

    Porque talvez eles queiram começar a fazer algo avançado, não? Mesmo para chegar a ser um grande conhecedor do Android é preciso começar pelo básico, certo?

  • Gabriel Victor 14/ago/2014

    Na verdade se a pessoa não sabe nem como ativar a Depuração USB, pra que ela quer acesso à ´´opções do desenvolvedor``?

  • Gilmar Luiz
    • Mod
    há 3 meses

    Por outro lado mesmo que a pessoa não saiba para que serve essa opção, particularmente eu Recomendo sempre deixar essa opção ativada, porque se der algum problema no sistema e essa opção estiver desativada, não terá com você reinstalar o sistema nele de volta a não ser em uma assistência com ferramentas especificas, agora se estiver ativada poderá seguir um tutorial e com os arquivos compátiveis reinstalar a ROM stock de volta no aparelho

96 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi