O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 30 Compartilhado 21 Comentários

Como atualizar o seu smartphone Android

Um dos assuntos que mais interessa aos usuários Android (e de smartphones em geral) são as atualizações de seus dispositivos. Na Apple, as atualizações chegam e ponto, mas a famosa “fragmentação” do Android muitas vezes transforma o processo de update numa Odisseia. Em geral existem dois modos de atualização, o automático via OTA (só é preciso aceitar quando a atualização chega) e o manual, um pouco mais complexo. Nesta seção de Android para Principiantes, vamos explicar como atualizar o seu Android.

Android Principiantes
© AndroidPIT

A memória dos dispositivos Android está estruturada em diversas partições, com destaque para duas: a partição de sistema, onde se armazenam os programas do sistema, e a dos dados, onde se armazenam os programas instalados pelo usuário. Quando atualizamos uma ROM, modificamos o conteúdo da partição de sistema, renovando-o. Eventualmente as atualizações podem renovar o conteúdo de outras partições, mas isso não é muito usual.

Como fazer uma atualização automática

Habitualmente as atualizações de software chegam aos nossos dispositivos de forma automática, o que se denomina OTA (Over The Air, ou “pelo ar”). Quando isso acontece, recebemos uma notificação com a atualização e basta clicar na mesma para aceitar a instalação. Se sabemos pela imprensa especializada que uma atualização está sendo distribuída OTA e ela não chega ao nosso dispositivo, para instalá-la podemos acessar a seção “Sobre o dispositivo > Atualização de software”. Esta terminologia sofre pequenas variações entre as fabricantes.

atuali22
© AndroidPIT

Como fazer uma atualização manual

Há situações em que o update OTA não é possível, no caso de aparelhos rooteados ou quando não se dispõe de uma Wi-Fi estável, por exemplo. Algumas vezes, a atualização também chega primeiro ao serviço via PC de cada fabricante, e só depois OTA.

A maioria das fabricantes tem seus próprios softwares de computador para updates, através dos quais o firmware oficial pode ser instalado sem problemas, quase como o processo OTA. Na maioria dos casos, todos os passos a serem dados são acompanhados de um tutorial simples, bastando apenas segui-lo.

Samsung, Sony, LG: visão geral dos softwares para PC

Samsung: O programa Kies serve para atualizar os dispositivos da sul-coreana, permitindo baixar a ROM a partir do computador. É o próprio programa que baixa a ROM adequada tendo em conta o país e a operadora do seu smartphone. Se uma ROM ainda não tiver chegado ao seu país, você não poderá instalá-la por esse programa.

Sony: a fabricante japonesa possui três ferramentas. Além do PC Companion, que muitos usuários relatam trazer muitos erros ao software pós update, a Sony também possui o SUS, um serviço de atualização que oferece mais estabilidade ao software depois de instalado. Além disso, há também um programa chamado Flash Tool (que requer o bootloader desbloqueado e encontra-se ainda na versão beta) para flashear ROMs no seu Xperia.

atuali22
O PC Companion da Sony. / © AndroidPIT

LG: a fabricante do LG G3 possui a ferramenta chamada LG PC Suite, com a qual se pode não apenas instalar updates, como também gerenciar fotos, vídeos e música, bem como sincronizar contatos e a agenda. Programas semelhantes existem também nas demais fabricantes de smartphones. Basta, na maioria das vezes, procurar no site da empresa.

Como fazer uma atualização manual fora dos sites das fabricantes

Existe também a possibilidade de fazer o download de um novo firmware da internet. Neste caso, o primeiro passo é a busca da versão de firmware adequada. Atenção: para cada modelo existe um firmware próprio. Por exemplo, um firmware para o Galaxy S3 sem 4G não irá funcionar na variante com 4G. Para as grandes fabricantes existem páginas na internet onde podem ser encontradas todas as versões de firmware disponíveis - por exemplo para a Samsung (SamMobile), Sony (Xperia Firmware ou FlashTool) e LG (LG Phone Firmware).

Para instalar o firmware em seu smartphone após o download, será necessário um dos PC Clients acima ou uma Custom Recovery (ela contém opções para restaurar as configurações do smartphone ou apagar o cache, mas também para a instalação de uma nova ROM - neste artigo explicamos estes e outros termos pertinentes). Especialmente para iniciantes, recomendamos os métodos oficiais, ou seja, via OTA ou pelos softwares das fabricantes.

21 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
30 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi