Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Como compartilhar a conexão de Internet de seu smartphone - Tethering

Pedro Ribeiro
5

Certamente que esta situação é familiar: Você está em um lugar onde a conexão Wi-Fi é inexistente, o acesso à internet é só a partir de seu smartphone. É o suficiente para fazer algum trabalho e satisfazer nosso vício de Internet, mas se queremos trabalhar com mais conforto existe uma maneira de compartilhar a conexão de internet com outros dispositivos, como um netbook ou tablet. Chama-se tethering e hoje vamos explicar como o pode fazer.

pdanet
© Android Authority

O Tethering trata-se do processo pelo qual um dispositivo móvel, neste caso, um smartphone com acesso à internet é usado como uma ponte para fornecer conexão sem fio a uma rede de dispositivos. Atualmente, todos os smartphones estão equipados com esse recurso.

Como ativá-lo?

O processo é muito simples. Você só tem que seguir os seguintes passos:

1. Vá para Configurações -> Mais -> Ligação ponto a ponto e hotspot portátil.

2. Agora tem que escolher o método que preferir. Pode escolher entre Wi-Fi, modem USB ou modem Bluetooth. Muito provavelmente você quer usar Wi-Fi, portanto, selecione essa opção.

3. Uma vez ativado, podemos configurar. Nesta seção, nós podemos mudar o nome da rede e senha.

4. E, já está! Agora você pode usar uma conexão Wi-Fi em seu computador, laptop ou tablet graças a seu smartphone.

Finalmente, não se esqueça de que você está compartilhando internet da sua tarifa de dados. Portanto, este processo é aconselhável se você tiver uma tarifa de dados ilimitada. Os dados se podem utilizar rapidamente em um computador, especialmente se comecarmos a ver vídeos no YouTube...

Comentários

Escreva um comentário:
  • Gustavo Grings Machado 30/mar/2013 Link

    Matéria interessante. Uma dúvida que tenho +Pedro, algumas operadoras dizem que não permitem utilizar isso. As operadoras têm alguma forma de controlar quem faz isso? As vezes até dizem no contrato que podem cancelar o serviço se detectarem.

    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 30/mar/2013 Link

    + Gustavo

    A operadora é uma contratada para um unico fim: disponibilizar a rede, o que você faz com o sinal que é recebido não é da conta dela, afinal ela estará recebendo da mesma forma. Se o sinal compartilhado é descontado do seu plano de dados, de forma legal, qual seria a intervenção nescessária?
    O que acontece é uma precaução por conta das operadoras ante pessoas que utilizam do serviço de compartilhamento e depois contestam faturas alegando não ter gasto "tudo aquilo", mas não tenho conhecimento que esta pratica seja ilegal de alguma forma, claro que se esta em contrato assinado, pode ser sim executada a norma assinada, mas nada que recorrendo a orgãos de fiscalização não seja revertido.

    Abraço.

    0
  • Pedro 30/mar/2013 Link

    Uma dúvida, qual gasta menos bateria Wi-FI ou bluetooth ? Tem diferença de velocidade entre eles?

    0
  • Renato Dantas 31/mar/2013 Link

    Isso só existe nos aparelhos novos, pq eu não consegui encontrar no meu milestone 3

    0
  • lucas eduardo ferreira 4/out/2013 Link

    Tem eu exercer a funcao de um roteador wifi meu smart ? Sem usar 3g, somentr prolongar o alcance do sinal para meu vizinho? Obrigado desde ja

    0