O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 69 Compartilhado 62 Comentários

Como conectar um Pen Drive OTG no Android e expandir seu armazenamento interno

A tecnologia OTG (On-The-Go) permite que a porta USB de um dispositivo Android seja explorada de diversas formas diferentes. A mais conhecida delas é a possibilidade de conectar um mouse ou teclado no dispositivo, no entanto, outros periféricos podem ser de extrema utilidade quando utilizados corretamente num dispositivo compatível com o USB OTG. Descubra a seguir todos os mistérios sobre essa tecnologia e aprenda a usar um pen drive OTG para expandir a memória do seu Android.

O que é USB OTG?

A função On-The-Go (OTG) permite a conexão entre dispositivos compatíveis com periféricos e acessórios externos, como pen drivers, HDs externos, MP3 Players, câmeras digitais, mouses, teclados e até mesmo caixas de som portáteis. O USB OTG surgiu no início de 2001, mas só foi explorado mais tarde com o advento dos smartphones, principalmente os que rodavam o Android.

Essa tecnologia permite que o smartphone ou tablet seja um host do acessório conectado pela porta USB, ou seja, o OTG assegura que ambos estejam se comunicando e não apenas conectados. Assim, é possível transferir arquivos de todos os tipos para a unidade externa conectada.

Como descobrir se o meu smartphone possui USB OTG?

Para que exista a comunicação entre o dispositivo e o acessório é preciso garantir que ambos sejam compatíveis com a tecnologia USB On-The-Go. No caso do smartphone, basta acessar o manual do fabricante e consultar a parte das conexões ou conectividade. Normalmente, os fabricantes Android deixam essa informação em evidência no manual do dispositivo.

Uma outra alternativa é fazer o download do Easy OTG Checker na Play Store. A vantagem deste aplicativo é que é fácil de usar, basta apertar o botão com o ponto de interrogação e esperar até o que o app identifique o tipo de conexão do dispositivo. Você pode baixá-lo através do botão abaixo:

Easy OTG Checker Install on Google Play

Como identificar um acessório OTG?

Essa é a parte menos complicada, visto que você provavelmente adquiriu um acessórios sabendo de suas características técnicas. Mas, se este não é o caso, iremos te ensinar a reconhecer um periférico compatível com o USB OTG.

A Sandisk nos disponibilizou para testes o pen drive Ultra Dual USB Drive 3.0, que é compatível com tablets e smartphones Android. A Sandisk, por sinal, possui uma página dedicada a informar sobre a compatibilidade do acessório com todos os smartphones Android ordenados pelas suas respectivas fabricantes. 

Podemos observar na imagem abaixo que o Dual USB Drive possui dois tipos de portas USB, são elas: uma saída micro USB e uma entrada USB convencional. No caso deste acessório da Scandisk, a entrada USB é a 3.0, ou seja, a velocidade de transferência de dados entre o smartphone e o pen drive pode chegar até 130 MB por segundo.

dualdoissandisk
Saída micro USB do SanDisk Ultra Dual. / © ANDROIDPIT

Na maioria dos acessórios você encontrará as mesmas características: duas portas USB. No caso de um pen drive, como este da Sandisk, o usuário não precisará utilizar outro cabo, visto que os dados serão levados ao próprio armazenamento externo.

A embalagem do produto sempre indica o tipo de USB compatível. Para isso, basta consultar as inscrições técnicas no verso da embalagem ou no próprio manual do acessório.

usbdualsandisk
Saída USB convencional do SanDisk Ultra Dual. / © ANDROIDPIT

Como usar um pen drive OTG no Android

Com ambos os dispositvos identificados, basta conecta o acessório à porta micro USB do seu smartphone ou tablet Android. É importante que a informação "Armazenamento externo conectado" seja exibida na barra de notificações do dispositivo. Se essa informação aparecer significa que o periférico conectado é compatível com seu Android e está pronto para ser utilizado.

sandiskusbultra

SanDisk Ultra Dual conectado no Lenovo Vibe A7010. / © ANDROIDPIT

A melhor forma de gerenciar os arquivos hospedados no dispositivos é por meio de um aplicativo gerenciador de pastas. Muitos fabricantes enviam um gerenciador de arquivos instalado no dispositivo, mas, caso seu fabricante não o tenha enviado, indicamos que você faça o download do ES File Explorer Manager. 

ES Explorador de Arquivos Install on Google Play

Com o app instalado, basta ir até a unidade do pen drive e mover os arquivos selecionados de outras pastas, tanto do cartão de memória quanto do armazenamento interno. Pronto! Você terá mais um unidade de armazenamento conectada ao seu dispositivo e, além de expandir sua memória interna, poderá carregá-la para onde quiser e utilizá-la em diversos equipamentos, como laptops e Smart TVs.

Onde comprar

Separamos abaixo as melhores ofertas para o pen drive da Sandisk que nos foi enviado para teste. O modelo testado possui 16 GB e está disponível em diversas lojas do varejo físico e online. Confira abaixo as melhores ofertas:

 

62 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
69 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi