O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 747 Compartilhado 15 Comentários

Como consertar o cartão microSD e salvar seus dados e fotos

Os cartões microSD são bastante úteis para ampliar a memória do smartphone e armazenar fotos, vídeos, música e outros dados. Mas o que fazer quando o cartão para de funcionar? Mostramos neste artigo como consertar o cartão microSD e salvar suas fotos, vídeos e dados.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
2808 participantes

Pegue um atalho:

Sempre fazer o backup

Certamente você já sabe disso, mas nunca é demais enfatizar: faça backups regulares dos seus dados. Dessa forma, se algum problema ocorrer, você já tem uma cópia de segurança e não precisa empregar as medidas de recuperação descritas abaixo.

Consertar o cartão microSD no Windows

Desligue o seu Android, remova o cartão microSD e insira-o no seu computador rodando com Windows. Quando o microSD for reconhecido pelo PC, clique, no Explorer, com o botão direito do mouse sobre Propriedades. Procure a guia "Ferramentas" e em seguida clique em "Verificar Agora".

imgpsh fullsize1
Verifique o seu microSD / © ANDROIDPIT

Depois de uma verificação inicial o microSD será consertado. Se tudo der certo, você já terá acesso novamente aos seus dados, fotos e vídeos.

Se o cartão microSD não for reconhecido pelo Windows, faça o seguinte:

Abra o "Gerenciamento do Computador" (para isso, basta cllicar no botão inicial do Windows e depois inserir “Gerenciamento do Computador” na busca). Em seguida, clique em "Gerenciamento do disco", e à direita aparecerá o armazenamento do cartão microSD. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e depois em "Alterar letra da unidade e caminho".

windows disk management
Use o Disk Manager para encontrar seu microSD. / © ANDROIDPIT

Será aberta uma nova janela, e você deve clicar em "Adicionar" e dar uma letra para o cartão microSD. Em seguida, aparecerá o "Windows Explorer" e você deve repetir o precedimento do começo do artigo.

Opinion by Angela Palmer
Faço backup dos meus dados uma vez por mês.
O que você acha?
50
50
80 participantes

Consertar o cartão microSD e salvar os dados com o DiskDigger

Se as dicas acima não funcionarem, na Internet existem várias ferramentas e programas com os quais você pode consertar o seu cartão microSD. Um deles é o DiskDigger. O programa pode ser usado gratuitamente por um período de teste.

Depois de ter baixado e instalado o DiskDigger, entre no programa e selecione o seu cartão microSD. Clique três vezes no botão "Next". O DiskDigger irá escanear o seu cartão microSD. Isso pode levar algum tempo. No fim, os dados encontrados serão exibidos.

Escolha os dados que quiser salvar e clique em "Recover selected file". Agora selecione onde os dados devem ser salvos e clique em "OK" para terminar o processo.

microsd reparieren diskdigger
Recupere seus dados com o DiskDigger. / © DiskDigger

Reparar o seu cartão microSD em um Android com root

Se o smartphone estiver com root e você quiser repará-lo diretamente em seu telefone, saiba também existe uma versão para Android do DiskDigger disponível na Google Play Store. A versão gratuita permite restaurar imagens (JPG e PNG) e vídeos (MP4 e 3GP). A versão Pro oferece a possibilidade de reparar outros arquivos no cartão microSD também.

diskdigger android DiskDigger para smartphones com root / © Google Play Store

Você também pode obter o DiskDigger Pro para Android, que funciona sem acesso root. No entanto, essa versão não recupera arquivos originais, mas restaura temporariamente os arquivos para visualização. A versão com root salva arquivos em baixa resolução.

O processo do Android é executado em praticamente da mesma maneira como descrito acima. No entanto, você deve ter em mente que a versão Android do DiskDigger não é tão eficiente quanto a versão do Windows para reparar seus cartões microSD. Além disso, o smartphone deve estar com root, porque sem o acesso estendido ao sistema, o aplicativo não pode funcionar com eficiência.

DiskDigger Pro file recovery Install on Google Play DiskDigger recuperação fotos Install on Google Play

Recuperar arquivos apagados usando o MacOS

Você também pode usar seu Mac para restaurar dados em cartões microSD. O Assistente de recuperação de dados para Mac é um programa gratuito que pode fazer esta tarefa, e está disponível para download a partir do site do desenvolvedor.

Depois de terminar o download do programa, insira o cartão de memória no Mac e o inicie. Você não precisa se preocupar com opções ou menus neste software, pois o Assistente de Recuperação de Dados o guiará passo a passo através do processo. Em seguida, selecione o cartão de memória, bem como os tipos de dados que pretende restaurar.

repair microsd card mac1
Data Recovery Wizard: escolha seu microSD / © ANDROIDPIT

Após uma breve verificação, o aplicativo mostrará quais arquivos podem ser recuperados. Por exemplo, todos os arquivos apagados acidentalmente serão exibidos aqui. Outra opção é uma varredura em profundidade do cartão de memória. Na janela que se abre, você pode selecionar os arquivos que foram perdidos.

repair microsd card mac2
Data Recovery Wizard: escolha o tipo de documento / © ANDROIDPIT

A última etapa é escolher um novo local para seu arquivo. Restaurar o arquivo em seu local original não é aconselhado, especialmente se o cartão SD tem um defeito.

repair microsd card mac3
Data Recovery Wizard: escolha os arquivos que você quer recuperar / © ANDROIDPIT

O Data Recovery Wizard também está disponível em uma versão do Windows. A versão gratuita restaura apenas 2 GB de dados. Se você precisar de mais, você terá que ir com a opção mais cara e comprar a versão completa por 89,95 dólares.

Conclusão

Sob nenhuma circunstância você deve formatar seu cartão microSD se você ainda quiser salvar dados. Também é recomendado ejetar o cartão microSD após a recuperação de dados bem sucedidos e comprar um novo para que você possa evitar qualquer perda de dados adicionais. Se você excluir arquivos acidentalmente, tente gravar o menor número possível de dados no cartão de memória.

Conhece outras maneiras de salvar seus dados do cartão microSD?

15 Comentários

Escreva um comentário:
747 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi