O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 144 Compartilhado 25 Comentários

Como controlar os gastos de seu celular e evitar cobranças abusivas da sua operadora

A Proteste é uma associação que defende o direito dos consumidores, assim como o PROCON, mas seu foco principal está no relacionamento entre clientes e provedores de serviços de telefonia. Recentemente, a associação lançou um aplicativo que monitora o consumo de dados móveis, mensagens e ligações realizadas pelo usuário. Além disso, a Proteste promete que, em casos de cobrança abusiva, o app auxiliará o usuário a recorrer e solicitar o reembolso do valor indevido de sua operadora. Testamos o aplicativo PlanoMelhor e você confere nossas impressões no artigo a seguir.

Recentemente, a Proteste ganhou repercussão nacional devido à liminar emitida pela associação contra o corte de internet após o limite da franquia ser atingido, válido para a cidade de São Paulo. Com relação à proposta de seu novo aplicativo, PlanoMelhor, o órgão justifica que a ferramenta irá auxiliar os consumidores e evitar a cobrança abusiva praticada pelas operadoras de telefonia móvel em alguns casos. Em seu site, o Proteste informa que já resolveu casos com devoluções de até R$ 500.

Além disso, o Proteste resolveu desenvolver o aplicativo em parceira com a WalletSaver Srl, com base no alto índice de reclamações contra operadoras de telefonia. Em agosto desse ano, a cada 10 reclamações registradas pela associação, 5 são contra provedores de serviços de telefonia. 

Como controlar sua conta de celular com o PlanoMelhor

O PlanoMelhor é um aplicativo muito simples de usar e seu cadastro inicial é composto por um e-mail, número de telefone, nome e senha pessoal. A partir desses dados o próprio aplicativo realiza a análise do plano e dos serviços ativos no dispositivo. É possível realizar o controle das ligações realizadas, SMSs enviados e controle de dados móveis. O que me chamou atenção foi o detalhamento do consumo das ligações, que exibe o número total de chamadas realizadas e recebidas, tempo médio por chamada, os oito números mais chamados e suas respectivas operadoras.

Com relação ao controle de dados, o relatório é básico, mas é o suficiente para que o usuário consiga administrar o consumo de seu pacote, seja ele pré ou pós-pago. O relatório de internet móvel informa o total de dados consumidos nos últimos 30 dias, divido pelo tipo de tecnologia do sinal utilizada, como 2G, 3G e 4G.

protesteappplanomelhRro
Aplicativo PlanoMelhor da Proteste. / © ANDROIDPIT

A opção de "monitoramento" pode ser de grande utilidade para muitos usuários, visto que essa função analisa a quantidade de dados consumidos diariamente e indica planos que possuam uma relação custo/benefício mais interessante para o usuário. Os planos indicados são detalhados pelo aplicativo, incluindo pacote de internet, franquia de dados, valores e cobertura na sua cidade. 

planosmeuplanoproteste
Monitoramento de dados (esquerda) e canal de contato com a Proteste (direita). / © ANDROIDPIT

A Proteste oferece um link para contato direto com a central de atendimento da associação (0800 701 2838). Infelizmente, não existe uma opção de chat online para o usuário resolver suas divergências de cobranças abusivas dentro do próprio aplicativo. Fora isso, o aplicativo é bem completo e pode ser baixado na Play Store através do botão abaixo:

PlanoMelhor: Confira e Compare Install on Google Play

Baixe o PlanoMelhor no seu Android e deixe seus comentários abaixo.

144 Compartilhado

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi