O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 605 Compartilhado 97 Comentários

Tudo sobre a opção de cancelar mensagem no WhatsApp

Já faz um tempo que o WhatsApp está testando um recurso que certamente irá causar polêmica quando liberado para todos: a opção de cancelar uma mensagem após seu envio. A função chegou à versão beta do app no iOS e agora temos mais alguns detalhes sobre este novo recurso.

Os testes

Dois novos recursos estão sendo testados desde dezembro de 2016 no WhatsApp para iOS. O primeiro deles é a opção de editar uma mensagem já enviada, ou seja, você envia algo para outro contato e pode corrigir o texto posteriormente. 

Contudo, a novidade que vai dar o que falar é a de revogar uma mensagem, que irá permitir que o usuário cancele uma mensagem já enviada. Abaixo, você confere uma prévia do recurso rodando no iOS:

Quanto tempo você terá para cancelar uma mensagem?

As novidades sobre o tema chegaram através do canal WABetaInfo, conhecido por desmembrar o código do aplicativo e encontrar dados referentes a recursos planejados para o futuro. Ao que tudo indica, a equipe de desenvolvedores do WhatsApp quer limitar o tempo que os usuários do app terão para se arrepender e cancelar uma mensagem.

No início dos testes, o WhatsApp oferecia até 29 minutos para que o usuário removesse uma mensagem de uma conversa. Porém, de acordo com o tweet abaixo, este período de tempo passou para apenas 2 minutos:

Em outras palavras, se você estiver de cabeça quente e enviar uma mensagem para um amigo, o tempo para arrependimento será de apenas dois minutos, o que, sinceramente, é quase nada. No entanto, fazendo isso, os desenvolvedores apimentam um pouco a relação dos usuários com a plataforma. Ou seja, você ainda estará praticamente preso ao antigo sistema, mas com a falsa ideia de que é "livre para ir e vir".

Opinion by Camila Rinaldi
Editar uma mensagem enviada 30 minutos depois é praticamente deletá-la.
O que você acha?
50
50
522 participantes

No início deste artigo, mencionei que existiam duas funções em teste: edição e remoção de mensagens. Limitando o tempo para deletar uma mensagem, o WhatsApp talvez esteja unindo essas duas funcionalidades, visto que editar uma mensagem enviada 30 minutos depois é praticamente deletá-la.

No final das contas, essa opção será voltada para a edição da mensagem mais do que para a remoção dela.

Ainda não existe um estimativa de chegada desse recurso ao WhatsApp, mas se o ciclo de testes para oferecer a função para "cancelar mensagens enviadas" for igual ao das videochamadas... podemos esperar sentados.

O que você acha do recurso? Colocar um limite de tempo faz sentido?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o desenvolvimento do recurso de remoção de mensagens do WhatsApp. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

605 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

97 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi