O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
117 Compartilhados 29 Comentários

Como desfazer o root do seu dispositivo Android

Desfazer o root é um passo a mais na vida de um usuário avançado do Android. Às vezes, não convém ter um dispositivo rooteado, sobretudo se são instalados muitos aplicativos que não se sabe muito bem de onde vêm ou quando o programa não funciona em um smartphone do gênero. Mas eliminar o root é muito simples e rápido. Veja como fazer. 

Há muitos motivos para desfazer o root do dispositivo. Por exemplo, antes de mandá-lo a um suporte técnico, se você vai vendê-lo a outra pessoa ou pretende usar um aplicativo ou jogo que não funciona em um smartphone rooteado (Pokémom Go, por exemplo). Ou, simplesmente, prefere não correr mais riscos de segurança. 

Bom, como já havíamos dito antes, “desrootear” um dispositivo é simples e bastante rápido. Para gerenciar as permissões de root, sempre instalamos o aplicativo SuperSU, da Chainfire. Nesse programa, encontraremos uma funcionalidade que nos ajudará a eliminar as permissões de root. Uma vez terminado esse processo, o app se desinstalará automaticamente e, com ele, as permissões. Este método serve para qualquer smartphone Android. 

SuperSU Install on Google Play

Desfazendo o root

  • Abra o aplicativo SuperSU. Caso você já tenha desinstalado o mesmo (lembre-se que mesmo em caso de desinstalação, as permissões de root não são perdidas), sempre pode voltar a instalá-lo, usando o link do Google Play que você vê logo acima. 
  • Vá até o menu Ajustes. Desça pelas opções até encontrar a seção “Limpeza”. Debaixo desta, a veremos a terceira opção, chamada “Remover root totalmente”. 
SUPERSUDEF
Usar o aplicativo SuperSU para desfazer o root do seu smartphone é bastante simples / © ANDROIDPIT
  • O processo vai demorar algum tempo. Uma vez terminado, você deve reiniciar o seu smartphone. 
  • Agora você vai ver que o SuperSU desapareceu da sua relação de aplicativos e, com ele, as suas permissões de root. Para comprovar que o seu smartphone já não está mais rooteado, você pode utilizar o app Root Checker, que pode ser baixado logo abaixo. 
Root Checker Install on Google Play

E você, já pensou em desinstalar o root do seu smartphone?
 

Os comentários favoritos dos leitores

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi