O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 33 Compartilhado 13 Comentários

Como destravar o seu smartphone Android

Basicamente, o seu smartphone ou tablet é um computador numa caixa menor, e como todo computador ele também trava, congela ou para de funcionar nas piores horas. O que fazer quando isso acontece? Aqui estão algumas dicas para fazer o seu dispositivo funcionar novamente.

Android Principiantes
© AndroidPIT

Forçar fechamento de um aplicativo

Se um app simplesmente travou e não funciona, você pode pensar que clicar no botão de início irá resolver o problema. Infelizmente, ele só o leva para a homescreen e mantém o aplicativo rodando em segundo plano. Para forçar o fechamento de um aplicativo, existem alguns métodos.

Vá até Configurações > Aplicativos, procure o aplicativo travado, clique nele e depois em “Forçar parada”.

pri
Forçando a parada do Facebook, por exemplo. / © AndroidPIT

Isso irá fechar o aplicativo, e você poderá reiniciá-lo logo depois sem problemas.

Reiniciar o seu celular

Um dos métodos mais simples de lidar com problemas em seu dispositivo é simplesmente reiniciá-lo. Se ainda tiver acesso aos controles do seu aparelho e eles estiverem reagindo, você só precisa clicar longamente no botão de ligar/desligar. Uma notificação irá aparecer com algumas opções. Selecione “Desligar” e espere alguns segundos. Para ligá-lo novamente, aperte o mesmo botão até que a tela se acenda.

pri1
Reiniciando o seu celular. / © AndroidPIT

Forçar o reinício

Se o seu celular estiver completamente travado, o método de reinício descrito acima não estará acessível. A única solução é, então, forçar o seu reinício.

Na maioria dos dispositivos Android, você pode forçar o reinício do seu dispositivo pressionando longa e simultaneamente os botões de ligar/desligar e o de abaixar o volume até a tela se apagar. Para reiniciá-lo, clique no botão de ligar novamente. Note que esse comando pode variar de dispositivo para dispositivo. No Nexus 7, é preciso pressionar o botão de ligar/desligar e ambos os botões de volume por alguns segundos. Se tiver dúvidas, confira os documentos do seu dispositivo para saber como forçar o seu reinício.

Outra maneira de reiniciar o seu aparelho é, quando possível, remover e inserir novamente a bateria.

Restaurar a configuração original

Se nada disso funcionar, você também pode restaurar a configuração original. Mas atenção: esse deve ser o último recurso, pois ao fazê-lo tudo o que você baixou em seu smartphone será apagado.

Para restaurar a configuração de fábrica, vá até Configurações > Fazer backup e redefinir. Em seguida, clique em “Configuração original” e confirme.

pri2
Restaurando a configuração original. / © AndroidPIT

O que você faz quando o seu dispositivo trava? Tem outras dicas?

13 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi