O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 283 Compartilhado 45 Comentários

Como economizar ao máximo o plano de dados do seu Android

Em 2015, os brasileiros passaram a conviver com o famigerado fim da franquia após atingido o limite de dados. Essa questão ainda está sendo contestada pela justiça, porém, enquanto aguardamos uma decisão final para o caso, a solução é economizar no plano de dados para não terminar o mês com a internet do celular se arrastando. E como tudo na vida, com uma pequena ajuda da tecnologia fica mais fácil atingir a economia máxima do seu plano de dados. Assim, depois de 10 dias testando o Opera Max, posso dizer que este é o aplicativo definitivo para que você possa economizar o plano de dados do seu Android.

Prós Contras
Uso bastante intuitivo e interface simplificada Consumo da bateria acima da média
Não exige conhecimento avançado -
A qualidade de imagens e vídeos não é muito comprometida  

Como economizar o plano de dados usando o Opera Max

A primeira coisa que você precisa saber é que o Opera Max economiza dados e oferece o controle total sobre o consumo destes dados. O aplicativo trabalha com as redes 3G/4G/LTE e Wi-Fi, e é realmente efetivo porque compacta vídeos, fotos e mídias em geral, de aplicativos e sites, sem oferecer muita perda na qualidade.

Opera Max teste UI
O uso do Opera Max é bem intuitivo e até a sua avó de 90 anos conseguiria configurar o app e economizar dados. / © ANDROIDPIT

Se isso já não bastasse, o Opera Max também permite economizar bateria através do bloqueio de aplicativos executados em segundo plano, que você talvez nem imaginava estarem prejudicando o funcionamento do seu dispositivo. Por último, mas não menos importante, ao gerenciar as redes Wi-Fi, o Max controla também o que os apps fazem em segundo plano quando conectados ao Wi-Fi. Para passar a contar com estes recursos, baixe o aplicativo a partir da Google Play Store:

Opera Max - Gestor de dados Install on Google Play

Como usar o Opera Max para economizar o plano de dados

Depois de instalado, são necessário cinco passos para fazer com que o celular comece a salvar o plano de dados de forma eficiente. Para tanto, será necessário conectar-se à nuvem do Opera Max, assim o serviço poderá gerenciar seus aplicativos e economizar dados e energia. Depois disso, é preciso permitir ao aplicativo criar uma conexão VPN para poder monitorar o tráfego de rede ao acessar o menu principal e ativar o uso de dados móveis. Assim, sempre que o VPN estiver ativo, o ícone de uma chave vai aparecer na barra de status do seu aparelho.

Opera Max teste economia dados
Em menos de 10 dias, minha economia de dados era de 6%. / © ANDROIDPIT

De posse do gerenciamento da rede, a primeira coisa que você notará é que o Opera Max fará uma varredura no smartphone e vai indicar já de início alguns aplicativos que podem passar a economizar muitos dados. Se você concorda com as sugestões do app, basta clicar sobre eles e ativar a economia. Para se ter uma ideia, no meu período de testes, minha economia no uso do plano de dados (sem contar o Wi-Fi) para determinados foi considerável: 61% no Muzei, 36% no Candy Crush Soda, 31% no Chrome e 31% no feedly.

Opera Max teste bloqueio apps
Na aba "Gerenciamento de aplicativos" você pode bloquear o uso de dados ou de energia de forma rápida e intuitiva. / © ANDROIDPIT

Além da economia no uso do plano de dados e do wi-fi, existe também a opção de gerenciamento de aplicativos, que conta com as três funções abaixo:

  • Economia: desativa a economia do Opera Max, isso fará com que o serviço não salve dados para aplicativos determinados por você;
  • Acesso celular: bloqueia o uso de dados de aplicativos específicos;
  • Acesso wi-fi: bloqueia o acesso de aplicativos ao wi-fi para economizar bateria.
Opera Max teste configuracoes
Nas configurações é possível definir questões relacionadas a notificações e economias em mídias. / © ANDROIDPIT

Por fim, acessando as configurações do aplicativo é possível definir prioridades. Assim, se você não deseja que imagens e vídeos sejam compactados e tenham a qualidade comprometida, poderá tornar a economia inativa, ou baixa, média e alta. O melhor disso é que a seleção pode ser feita apenas para os dados do celular e não para o wi-fi. Nesta janela também é permitido ativar ou desativar as notificações do app.

Opera Max teste notificacoes
Ativando as notificações, é possível ter acesso rápido ao uso de dados da rede. / © ANDROIDPIT

Eu estou realmente impressionada com o bom funcionamento do Opera Max, mesmo conhecendo o padrão de qualidade e serviço da desenvolvedora Opera, como o browser, por exemplo, e seus modos de compactação para oferecer a melhor experiência possível com o navegador. Assim, se você está procurando um aplicativo que pode ajudar na economia mensal do seu plano de dados, o Opera Max é uma das melhores opções existentes na Google Play Store nesta categoria. É claro que você também pode fazer isso usando recursos nativos do seu smartphone para tanto, através da opção "gerenciamento de energia", mas tudo vai depender do suporte oferecido pela sua fabricante. Outro serviço similar, mas que serve apenas para o navegador Chrome é a função de economia de dados presente nas configurações do browser da Google.

E aí, você já conhecia o Opera Max? Qual é o serviço que você usa para economizar o plano de dados no seu Android?

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi