O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 78 Compartilhado 9 Comentários

Como evitar roaming no exterior

Viajar é sempre bom, pagar as taxas exorbitantes de roaming de dados internacional da sua operadora é péssimo. Se você está planejando uma viagem para fora do Brasil, confira algumas soluções básicas para permanecer conectado sem ter um susto no final do mês.

Travel ANDROIDPIT 2
Sem taxas de roaming. / © ANDROIDPIT

Cartões SIM locais

Para quem tem smartphone desbloqueado, é só comprar um chip pré-pago de uma operadora local. Em alguns países é necessário fazer um cadastro para utilizar o serviço, em outros existem chips para estrangeiros, com planos especiais, em outros não é necessário qualquer cadastro; mas uma coisa é certa, as operadoras querem que você consuma os serviços delas, então elas tendem a facilitar e muito o processo. Escolha a operadora da sua preferência (uma pesquisa prévia sempre ajuda) e o plano, em quase todos os grandes aeroportos e estações de trem você encotra guichês de operadoras que oferecem todos os serviços e informações necessárias. 

Não esqueça de conferir alguns detalhes importantes: as formas de recarga, a franquia, se após o término da franquia a sua velocidade será diminuida ou zerada e a tecnologia utilizada (no Brasil usamos GSM, alguns poucos países utilizam também CDMA). Se o seu smartphone estiver bloqueado para outras operadoras, leve o aparelho com a nota fiscal para uma loja da sua operadora e peça para que eles o desbloqueiem, eles são obrigadodos por lei a desbloquear o dispositivo.

dualsimxperiaz3
Cartões SIM internacionais costumam ser baratos e fáceis de utilizar. / © ANDROIDPIT

WiFi

Caso você não necessite ficar conectado o tempo todo, na maioria dos países ditos desenvolvidos é possível depender só do WiFi gratuito oferecido por cafés, bares, hostels e até dos governos locais, só cuidados com a segurança de certos dados. Antes de viajar, pesquise se os lugares onde pretende ir oferecem WiFi gratuito, em alguns é necessário consumir algo ou até mesmo pagar taxas.

Pesquisar antes é sempre bom para evitar surpresas desagradáveis, no Laos encontrei apenas um café que oferecia WiFi, e a conexão era pior que o 3G brasileiro de uma cidade do interior em um dia chuva, já no Vietnã, qualquer bar, café, boteco, "restaurante" popular ou hostel oferecia conexão gratuita de qualidade. Existem alguns apps que mostram hotspots gratuitos baseados na sua localização. O WiFi Finder é um que já usei bastante.

WiFi Finder Install on Google Play

Se você for ficar somente com hotspots durante a viagem, uma boa ideia é retirar o seu cartão SIM do smartphone para garantir que a sua operadora não cobrará taxa alguma.

andrdoipit wi fi android
WiFi everywhere! / © ANDROIDPIT

WhatSim

Se você até pode ficar sem internet de vez quando, mas não abre mão do WhatsApp, uma empresa italiana lançou o WhatSim, um cartão SIM apenas para o WhatsApp. Ele funciona em 150 países, e trabalha com um sistema de créditos: fotos, vídeos e mensagens de voz custam créditos, localização e mensagens de texto são gratuitas. Você paga uma taxa pelo cartão e carrega os créditos conforme a necessidade.

whatsim
Um cartão SIM para o WhatsApp. / © WhatSim

Quais outras dicas e aplicativos vocês conhecem para se manter conectado durante suas viagens internacionais?

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi