O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
41 Compartilhado 23 Comentários

Como evitar a instalação de vírus no seu Android

A posição da Google com relação à segurança do OS Android é clara: baixando aplicativos na Play Store e mantendo as portas e senhas fechadas, o seu dispositivo estará seguro. Porém, o Android é um sistema aberto e oferece uma série de possibilidades aos usuários, assim, é difícil levar a cartilha da Google à risca. Pensando nisso, na série “Android para Principiantes”, resolvi listar algumas dicas simples, mas eficazes para evitar a interferência de vírus no seu dispositivo Android.

principiantes
Como evitar a instalação de vírus no seu Android! / © AndroidPIT

Dê preferência para aplicativos da Google Play Store

Baixar aplicativos a partir de lojas alternativas é, em sua grande maioria, ilegal. Esteja ciente de que fazendo isso você está colocando seu dispositivo em risco, e isso vale também para os usuários mais experientes. A Google Play Store garante um bom nível de segurança e você não corre o risco de encontrar algum presente desagradável pelo caminho. Entretanto, é claro que existem alternativas seguras à Play Store, como a Amazon, por exemplo, que é reconhecida oficialmente pelo Big G. Por isso, dê preferência para aplicativos hospedados na Google Play Store, mas caso você tenha necessidade de usar uma loja alternativa, procure saber mais sobre a ela antes de baixar um aplicativos.

Antes de baixar um app, verifique as permissões de instalação

Invista cinco minutos do seu tempo verificando as permissões exigidas pelo aplicativo antes de instalar o mesmo, seja ele obtido na Google Play ou em qualquer outro mercado de aplicativos para Android. O mais importante é perceber quais exigências são abusivas para determinado app. 

Permissões como: acesso à câmera ou à Internet, conhecimento da sua localização exata, acesso a seus contatos e e-mail são comuns em aplicativos mensageiros, por exemplo. Porém, é preciso ter em mente que se um aplicativo é capaz de enviar e-mail ou sms, ele terá acesso aos seus contatos ou mensagens. Logo, certifique-se da necessidade destas licenças, pois seus dados estarão em risco aqui.

De um modo geral, a Play Store é bastante segura, mas é possível que tenhamos acesso a aplicativos com malware. Por isso, cautela nunca é de menos, cabe a você estar vigilante. Desconfie, por exemplo, de jogos que precisam de acesso à câmera. Não faça download de aplicativos não avaliados ou com poucos comentários e com baixos índices de audiência.

Abaixo, você confere um artigo que explica detalhadamente as principais licenças e seus significados:

Com baixar arquivos APK pela internet

Baixar arquivos APK disponíveis na rede é muito comum entre os usuários do Android mais experientes, mas é preciso ser bastante cuidadoso para não fazer o download de  algum vírus quando você optar por este processo. A ideia aqui é pensar nestes arquivos como você pensa naquilo que você come: verifique antes a origem do apk! Agindo desta forma, você evitará que o seu dispositivo tenha uma "indigestão”. A dica aqui é evitar fazer o download de arquivos que demandam a abertura de páginas aleatórias, e desconfie de ofertas boas demais para ser verdade, tais como dezenas de aplicativos pagos de graça. Além disso, tome cuidado com e-mails suspeitos.

Para evitar ser pego de surpresa, utilize os mecanismo padrão de segurança do Android. Em dispositivos rodando as versões mais recentes do OS, acessando as configurações siga os seguinte caminho para desabilitar o acesso de fontes desconhecidas ao sistema: Segurança > Administração do Dispositivo > Fontes desconhecidas. Agindo desta forma, você será questionado sempre que um aplicativo de fontes desconhecidas solicitar a instalação.

apps fora play store
Desabilitando a opção para instalação de apps de fontes desconhecidas, a segurança aumenta. / © ANDROIDPIT

Aproveite para habilitar a opção “verificar aplicativos”, pois assim você será avisado antes da instalação de aplicativos que podem causar danos ao seu dispositivo. O caminho é o mesmo: Configurações > Segurança > Administração do Dispositivo > Verificar Aplicativos.

Desta forma, o sistema vai analisar o aplicativo que você instalou. Se for considerado perigoso, o software irá pedir confirmação para prosseguir com a instalação. É claro que, se o arquivo é seguro e você for baixá-lo, apenas habilite a caixa de fontes desconhecidas durante o download do APK e, uma vez que o download for concluído, desative o recurso.

Utilize um antivírus

Se você me perguntar se aplicativos antivírus são realmente necessários, o meu entendimento é o mesmo que o da maioria: você pode viver sem eles. Entretanto, se quiser aumentar o sistema imunológico do seu Android, você deve optar por um deles, desde os clássicos até os mais recentes, todos auxiliam quando o assunto é segurança.

O interessante é que muitos destes softwares são gratuitos e oferecem funções adicionais, tais como a localização do aparelho e apagar os dados em caso de perda.

androidpit antivirus teaser
O Avast é um antivírus bastante popular para PC e já está entre os melhores para dispositivos móveis! / © ANDROIDPIT

Se você tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário abaixo. Além disso, se você possui dúvidas sobre aplicativos que deseja baixar e não encontrou nenhuma análise aqui no site, o fórum do AndroidPIT é um excelente lugar para encontrar respostas e conselhos.

Artigo construído em parceria com Tomaso Crespi, AndroidPIT.IT.

Os comentários favoritos dos leitores

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi