O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
36 Compartilhado 20 Comentários

Como fazer o downgrade de aplicativos no seu Android

Com frequência recebo questões de usuários querendo saber como é possível voltar a usar a versão anterior de um aplicativo no Android. O processo conhecido como "downgrade" permite que, mesmo depois que um desenvolvedor atualize um aplicativo na Play Store, caso você não tenha gostado das mudanças, possa retornar à versão antiga do aplicativo. Hoje vou mostrar como você pode fazer o downgrade de aplicativos Android com e sem necessidade de root do seu dispositivo.

Recentemente, um usuário no fórum me perguntou como fazer para retornar para uma determinada versão do WhatsApp, visto que as mais recentes não oferecem a possibilidade de configurar o tamanho da fonte no app. Meu primeiro pensamento foi encontrar o apk oficial da versão 2.11.336 e instalar, por exemplo. Porém, como nem todos os desenvolvedores disponibilizam versões anteriores, é possível que você não encontre uma alternativa para contar com os recursos oferecidos antes de uma atualização. Abaixo, você encontra dois métodos que se mostraram bastante eficazes. 

Método 1: Para dispositivos sem acesso root

Usando o aplicativo App Backup & Restore, você não precisa de acesso administrativo do seu Android, mas terá que abrir mão da restauração das configurações já salvas no aplicativo. Para fazer o downgrade para versões anteriores de aplicativos no Android usando este app, siga as instruções abaixo: 

  • Baixe o Backup & Restore na Google PlayStore; 
  • Faça um backup dos seus aplicativos usando este aplicativo antes de atualizá-los. Este software também irá permitir salvar o backup no seu Google Drive; 
  • Após a atualização de um app, se você quiser voltar para a versão anterior, abra o aplicativo Backup & Restore e selecione o app específico e peça para "Restaurar" o arquivo. O mais bacana é que você poderá selecionar a versão do aplicativo com base na data de backup ou mesmo número da versão.
como fazer downgrade apps android
O aplicativo Backup & Restore não necessita de root e é simples de usar! / © ANDROIDPIT
App Backup Restore Transfer Install on Google Play

Método 2: Para dispositivos com acesso root

Usando o Titanium Backup root, você terá um backup automático dos seus aplicativos e ainda terá as configurações anteriores do app salvas. O único detalhe inconveniente para alguns usuários é que ele necessita de acesso root do dispositivo. Para fazer o downgrade para versões anteriores de aplicativos no Android usando este app, siga as instruções abaixo:

  • Baixe o Titanium Backup root na Play Store; 
  • Usando o app Superuser, você irá dar acesso root ao Titanium Backup quando solicitado. O Titanium Plus também possui o recurso de exportação para nuvem através do Dropbox. Além disso, vale dizer que a versão Pro do aplicativo salva automaticamente seus dados em intervalos regulares;
  • Clique em "Opções de backup" e selecione Backup / Restauração;
  • Selecione o aplicativo que você deseja fazer o backup a partir da lista apresentada;
  • Se você quiser fazer o downgrade, selecione o aplicativo e clique em Restaurar. O Titanium Backup irá reverter para a versão anterior, mantendo todas as configurações e progresso (no caso de jogos).
tutorial desisntalar app nativo
Com o Titanium Backup root, você pode salvar e restaurar versões antigas dos seus apps! / © AndroidPIT
Titanium Backup ★ root Install on Google Play

Ainda com relação ao Titanium, vale lembrar que a opção de salvar dados completos para jogos vem destivada por padrão, assim, você precisará ativá-la. Caso você faço um backup da ROM stock e instale uma custom ROM mais atualizada, os arquivos de sistema da stock não vão instalar, até mesmo os Google Apps. E mais, leve em consideração que o Titanium por padrão salva todos os backups na memória interna. Logo, se o seu aparelho não possui um espaço considerável, acesse as configurações e selecione a opção para salvamento de dados no cartão de memória externa.

E aí, gostou dos métodos utilizados neste artigo? Quais são as outras alternativas possíveis na sua opinião? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Agradeço ao nosso moderador Vitor Marques pela indicação dos apps.

Fonte: Appnama

Os comentários favoritos dos leitores

20 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi