O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 13 Compartilhado 5 Comentários

Como fazer screenshots com o seu dispositivo Android

Esta é sem dúvida uma das funções mais úteis no seu celular. Se quiser salvar uma informação útil, explicar a função de um aplicativo ou fazer a foto de um vídeo, os screenshots são a melhor solução. O único problema é que as maneiras de se fazer uma captura de tela podem variar muito entre os dispositivos Android. Compilamos a maioria delas para você.

pi5
© AndroidPIT

Na maioria dos dispositivos

Com a chegada do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, o processo de fazer uma captura de tela se tornou muito mais fácil, pois ele foi uniformizado na mesma combinação de botões: basta pressionar simultaneamente o botão de ligar/desligar e o de abaixar o volume. Você escutará um som de “foto tirada” e a captura numa espécie de moldura antes de ser salva. Para acessá-la, basta ir na pasta de screenshots da galeria.

Existe outro método, mas ele não está disponível para todos os dispositivos: pressione longamente o botão de ligar/desligar até que aparece um menu, e uma das opções é a de “screenshot”. Ao selecioná-lo, a captura é feita e o menu desaparece.

Para dispositivos mais antigos, será preciso recorrer a uma ROM customizada ou a um aplicativo como No Root Screenshot, que não exige root prévio.

Samsung

A Samsung tem uma combinação completamente diferente de botões para fazer um screenshot. Se tiver o Galaxy S4, o S3, o Note 3 e quase todos os dispositivos da Samsung, você deverá pressionar o botão de início e o de ligar/desligar ao mesmo tempo e segurá-los até que a captura seja feita.

pi5
© AndroidPIT

Samsung Galaxy Note 3, Note 8.0 e Note 10.1: captura com a S Pen

Se tiver um desses aparelhos, existem três formas de fazer um screenshot. Abra o menu Air Command, pegue a S Pen, segure-a sobre a tela e clique em seu botão lateral para ter as seguintes opções:

  • Scrapbook: essa função pode ser encontrada no menu circular do Air Command e permite que você demarque a parte da tela que deseja registrar. Em seguida, você pode usar a captura para fazer as suas próprias anotações, e ela será salva no aplicativo do Scrapbook.
  • Screenshot note: essa função já estava disponível no Note 2 e não pode ser acessada do menu Air Command. Com a função do Note toda a superfície da tela naquele momento específico será salva e você pode escrever sobre ela com cores diferentes.
  • Botão da S Pen: basta clicar no botão da S Pen e pressionar a ponta da caneta na tela para fazer um screenshot. Isso vale para todos os dispositivos Galaxy com um stylus.
pi5
© AndroidPIT

Samsung Galaxy S4, S3, Note 3 e Note: deslize para capturar

  • Nas Configurações, escolha Meu dispositivo e depois Gestos e Movimentos.
  • Em Movimentos de mão, você precisa ativar as opções Palm Swipe para fazer um screenshot.
  • Agora você pode deslizar sua mão horizontalmente sobre o display para a captura. Se fizer o gesto corretamente, irá escutar o som de “foto tirada” e receberá a notificação de que sua imagem foi salva na galeria.

Como você faz um screenshot no seu dispositivo?

5 Comentários

Escreva um comentário:
13 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi