O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 143 Compartilhado 58 Comentários

Recurso nativo da Samsung de manutenção do aparelho: útil ou inútil?

Direto do manual do usuário do Galaxy S7: "a função de manutenção do aparelho oferece uma visão geral do status da bateria, do armazenamento, da RAM e do sistema de segurança do seu dispositivo. Você também pode otimizar automaticamente o dispositivo com apenas um clique". Mas será que está função, que foi adicionada com a atualização para Android Nougat, é realmente eficaz?

Desde que instalei o Android 7.0 Nougat no Galaxy S7 Edge e, posteriormente, no Galaxy S7, venho usando o recurso "Manutenção do Aparelho". Para quem não lembra, a Samsung trouxe algo parecido com isso no Galaxy S6, através de uma aplicação chamada de "Gerenciador inteligente". Aqui no site, aliás, já fizemos críticas a este serviço:

Com o lançamento do Galaxy S7, a fabricante sul-coreana trouxe o recurso para dentro do sistema e o otimizou na interface Experience UX, do Galaxy Note 7. Agora, com o update para o Nougat, o Galaxy S7 também traz tal função integrada à TouchWiz e confesso que, apesar de alguns poréns, a visão geral que o "Manutenção do Aparelho" oferece ao usuário é bem-vinda para o consumidor leigo. O único problema está em ter que usá-la em um dispositivo premium desde o momento da compra.

O que se pode fazer com o recurso Manutenção do Aparelho

Usando o recurso de otimização, que você encontra no menu de configurações do aparelho, logo achamos a opção de otimização rápida que promete melhorar a performance do Galaxy S7 a partir das seguintes ações:

  • Limpar a memória;
  • Deletar arquivos desnecessários e fechar aplicativos em segundo plano;
  • Gerenciar o uso anormal da bateria;
  • Fazer uma varredura para encontrar malwares.
otimizacao samsung
Você não precisa do 100% sempre / © AndroidPIT

Depois, temos ações específicas para cada ferramenta oferecida pelo serviço.

Bateria

Verificar o tempo restante de bateria e o tempo de uso do aparelho. Para momentos em que a capacidade da bateria estiver baixa, o sistema vai conservar a energia ao ativar funções de economia. Este recurso vai limitar o uso do aparelho, tal como receber notificações de aplicativos.

Para tanto, será possível monitorar aplicativos para que estes não consumam bateria enquanto estiverem em segundo plano.

bateria samsung
Manutenção do aparelho: Bateria / © AndroidPIT

É a partir deste recurso que você também pode configurar o dispositivo para carregamento rápido e mostrar a porcentagem da bateria na barra de status. Ambas funções devem vir ativadas por padrão, mas sempre vale a pena verificar a opção em "configurações avançadas" (os três pontinhos na parte superior da tela "Bateria").

bateria config avancadas samsung
Manutenção do aparelho: configurações avançadas da bateria / © AndroidPIT

Modo Desempenho

Como o nome diz, esta opção modifica o modo de desempenho do dispositivo de acordo com a ação do usuário. Assim, se o mesmo estiver usando o celular para jogar ou para ouvir música, o aparelho poderá oferecer a melhor performance para cada ação, economizando ou gastando mais energia. O objetivo deste recursos é oferecer o melhor desempenho para cada ação específica.

modo desempenho samsung
Manutenção do aparelho: Modo Desempenho / © AndroidPIT

Armazenamento

Aqui, é possível verificar o status de armazenamento em uso e disponível. Como todos sabemos, a capacidade de armazenamento especificada nunca é aquela disponível, visto que os aplicativos embarcados e o sistema ocupam espaço no armazenamento interno.

armazenamento samsung
Manutenção do aparelho: Armazenamento / © AndroidPIT

Logo, na opção "Armazenamento" é possível liberar espaço ao deletar arquivos residuais, tais como cache e de anúncios que aparecem em sites, apps e jogos. Aqui, você também tem acesso ao armazenamento do cartão SD. Este recurso é realizado em conjunto com a pessoal da Cheeta Mobile, desenvolvedora do Clean Master.

RAM

O objetivo deste recurso é aumentar a velocidade do seu aparelho ao reduzir a quantidade de RAM em uso. Para tanto, é possível escolher quais aplicativos você gostaria de interromper para economizar RAM.

ram samsung
Manutenção do aparelho: gerenciamento da RAM / © AndroidPIT

Proteção

Verifica o status de proteção do sistema. Essa função faz uma varredura do sistema a procura de malware. Este recurso é realizado em conjunto com a Intel Security.

protecao samsung
Manutenção do aparelho: Proteção / © AndroidPIT

Os prós do uso da Manutenção do Aparelho

Até chegar ao serviço atual, a Samsung fez muitos experimentos com este tipo de ferramenta de otimização da performance do aparelho. Depois de muitas atualizações, chegamos ao que hoje é o recurso de manutenção do aparelho e, sinceramente, está muito mais próximo do usuário comum, aquele que nem sabe o significado de RAM em um smartphone. E acredite, estes são a maioria dos clientes da Samsung ou de qualquer outra fabricante de dispositivos móveis atualmente.

Uma vez um dos meus chefes me perguntou qual era a porcentagem de uso que eu fazia das funções do meu computador? Sinceramente, ainda hoje fica, talvez, um pouco acima da média, e olha que eu uso um Mac, no qual tudo é otimizado ao máximo para que eu nem precise pensar.

Assim, o grande lance deste recurso é reunir em um mesmo espaço todas as informações essenciais sobre o desempenho do aparelho, bem como proteção do sistema. Através deste recurso, por exemplo, se um usuário não ativou o Knox lá nas primeiras configurações do dispositivo, será guiado para tanto a partir deste menu. Aliás, se um leigo não tiver preguiça, ao ler as explicações oferecidas pelo sistema, irá até aprender mais sobre o potencial de um Galaxy S7, por exemplo.

Por fim, como este é um serviço nativo do sistema, mesmo aqueles que desejam usar todo o potencial do smartphone, poderão otimizar os recursos da "Manutenção do Aparelho" e não terão a necessidade de baixar aplicativos de terceiro para limpar o sistema de tempos em tempos, pois terão um serviço nativo para isso.

Os contras do uso da Manutenção do Aparelho

Por outro lado, o fácil acesso ao recurso de "Manutenção do Aparelho" também induz o usuário a achar que sua classificação de desempenho deve estar sempre em 100%. O que é um erro, até porque aplicativos rodando em segundo plano têm uma razão para ocupar a memória RAM neste momento, o simples fato de fechá-los é imediatista e acarretará em problemas de performance a longo prazo.

Muitos aplicativos de limpeza de smartphones prometem aumentar a memória do dispositivo e a performance do aparelho. E isso acontece, muitas vezes às custas da limpeza do cache dos aplicativos. Acontece que o cache é, basicamente, a área de armazenamento na qual dados ou processos freqüentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do hardware do seu smartphone.

Assim, acionar um serviço de limpeza sempre que o seu celular fica lento ou sem memória pode parecer a melhor escolha a curto prazo, mas isso terá uma consequência ruim no futuro.

Além disso, os novos dispositivos da Samsung, tal qual o Galaxy S7 lançado há praticamente um ano, possuem um hardware de ponta, capaz de carregar a TouchWiz com eficiência. Logo, uma preocupação com performance para o usuário comum não deveria ser uma preocupação nos primeiros seis meses de uso do aparelho.

Considerações finais

É possível dizer que do "Gerenciador inteligente" para o recurso nativo "Manutenção do aparelho" tivemos uma boa evolução. Não sou realmente fã de task killer em smartphones high-end, mas tenho que dizer que a maneira como a Samsung diminuiu o caminho entre otimizar a bateria a partir das configurações do sistema e de sinalização dos mecanismos de proteção do aparelho, se usados com sabedoria (conhecimento) podem sim otimizar a performance do aparelho e fazer com que se conheça melhor um Galaxy.

Se você me perguntar quantas vezes eu otimizei o Galaxy S7 a partir deste recurso do sistema desde que atualizei o aparelho, vou dizer pelo menos três vezes para teste (não senti grande diferença em nenhuma das três tentativas). Porém, se você me perguntar isso daqui há seis meses ou um ano, a resposta poderá ser diferente.

Minha sugestão é utilizar este recurso do sistema para ter uma visão geral do funcionamento orgânico do aparelho, mais do que para otimizar a performance do mesmo.

143 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. há 6 meses

    Inútil como a maioria dos apps que vêm instalados de fábrica.

  • Tarcísio Surdi há 6 meses

    Eu posso estar errado mas, quando comprei meu celular android eu tinha essas preocupações sobre performance e tudo mais, usava tudo que fosse possível pra ele estar sempre no melhor modo. Com o passar do tempo fui deixando de usar o recurso e não percebi mais diferença. Esses boosters de sistema, na minha concepção, não adiantam em nada e servem pra atrapalhar a vida do sistema operacional, pois certa vez usando um desses apps para limpar o cache ram e matar processos etc.. meu Google Play Services teve uma pane TOTAL e eu tive que reiniciar o aparelho nas configurações de fábrica pra por tudo em ordem

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi