O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 141 Compartilhado 44 Comentários

Como funciona o sistema de refrigeração líquida dos Galaxy S7 e S7 Edge

Anunciado com grande alarde na MWC 2016, os Galaxy S7 e S7 Edge são os primeiros smartphones Android high end da Samsung a contar com um sistema de refrigeração líquida, também conhecido como watercooling, muito comum em PCs de alto desempenho. Confira aqui como essa novidade funciona nos aparelhos da fabricante sul-coreana. 

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
1267 participantes

Mas o que é o watercooling?

Como dito no parágrafo acima, trata-se de um sistema de refrigeração líquida, na forma de um tubo de cobre, sendo que parte dele traz um revestimento de metal. Esse tubo de resfriamento é composto por um conjunto de vapor e fios de cobre, que ajuda a dissipar o calor, evitando que a temperatura aumente de forma excessiva no SoC (System-on-Chip) dos aparelhos. 

test comparatif samsung galaxy s6 edge vs galaxy s7 edge watercooling image 00
O tubo de resfriamento é composto por vapor e fio de cobre, que ajudam a dissipar o calor / ©Samsung

Mas como o sistema funciona?

Para entender melhor como o watercooling funciona, você deve saber que ele é acionado quando o sistema começa a utilizar um número significativo de recursos do aparelho, ao executar um game, por exemplo. 

explications watercooling refroidissement liquide galaxy s7 edge ifixit watercooling image 00
A ironia é que o sistema de resfriamento líquido dos S7 não traz...água / © iFixit

A partir do momento em que o smartphone começa a aquecer, o sistema de refrigeração líquida é ligado e passa a criar um gás - a partir de um fluido “pré-instalado” no aparelho - que irá dissipar o calor de componentes como processador, a memória, chip gráficos, etc. Sim, apenas do nome, não passa nenhum líquido por dentro do tubo. 

Confira abaixo um vídeo com o sistema em funcionamento:

O sistema de refrigeração fica por baixo de uma fita de cobre e é bastante fino, o que acaba não permitindo um mecanismo de arrefecimento líquido verdadeiro, como acontece, por exemplo com o Xperia Z5 Premium, já que ele precisaria de uma bomba para fazer a água circular.  

Aliás, mesmo com esse raio-X, é altamente recomendável que o usuário não tente acessar o interior do S7, uma vez que seus componentes podem ser danificados muito facilmente

Devemos acreditar na sua eficácia?

Durante um uso muito intenso dos Galaxy S7 e S7 EDGE, podemos notar que a dissipação de calor é bem orquestrada, mantendo os aparelhos sob uma temperatura estável. A façanha tecnológica está lá, mas não podemos dizer que seja essencial, embora ele ajude a arrefecer os pontos sensíveis do SoC. Mas, no geral, o watercooling aumenta a durabilidade dos componentes. 

E você acredita na eficácia dos sistemas de resfriamento dos smartphones topos de linha?

 

141 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

44 Comentários

Escreva um comentário:
  • Fala galerinha, no meu GALAXY S7, como todos sabem ele não tem cabo HDMI e espelhamento do aparelho a uma tela apenas via Wi-Fi ou Smart View assim quando quero assistir a um filme uso CROMECAST e da umas elevadas em sua temperatura mas nada fora do normal. Jogo muitos GAMES com meu JOYSTICK que é BLUETOOTH, o dispositivo recebe o sinal do bluetooth e com a tela de 5,1" 4k com 75% de luz, emula o GAME e dificilmente ele chega aos seus 38° à 40°C.. já chegou em 43°C usando óculos de realidade virtual, pois os app em V.R força bem a capacidade gráfica para uma boa renderizaçao á realidade ou seja para se passar a boa qualidade de imagem 3D.
    Por ter 4 de RAM, uma arquitetura de 8 nucleos sendo 4 2.6 GHz e outros 4 de 1.59 GHz e trabalhando com 64 bits já esperava o seu comportamento de temperatura abaixo a casa dos 40°C.

  • meu amigo tem um galaxy s7 edge e ele reclama muito que ele esquenta,ele disse que como ele usa ele para jogar muito e esquenta ao ponto de fazer a mão doer......

  • Sou proprietário de um zenfone e uso bastante o aparelho e o celular não esquenta e é rápido demais em tudo que faço. A asus usa uma placa de cobre para decipar o calor e carcaça de plástico ajuda nesta função.

  • Só acredito quando testar um.

  • Certamente mais uma opção no desenvolvimento de novos produtos. Obviamente é sempre muito bom produtos cada vez melhores, mais potentes e, principalmente, mais baratos !!!

  • gostei da ideia, essa tecnologia veio pra ficar

  • tinha que fazer isso com o Edge ? eu querendo 1

  • Interessante...

  • Não deve ter sido um técnico quem abriu o cel e sim um curioso
    Primeiro danificou o vidro traseiro arranhando deixando rebarbas ao enfiar a ferramenta de metal... Arregaçou a borracha de vedação... E por fim estragou a tela deixando uma mancha de Led queimado

  • Abrir o celular sempre acaba com a resistência à água?
    Pq o carinha tava nem aí para a borrachinha que vedava o cel...

  • Tive um S5 que após volta da assistência nunca mais foi selado, ou seja, entrava água. O problema persistiu tanto que solicitei devolução dos valores à Samsung.
    Prevejo vazamento de fluído e aparelhos superaquecendo!

  • Gostei da matéria!

  • Olha a Microsoft fazendo escola primeiro foi com novo android N q pegou algumas coisas do windows 10 , agora a samsung copiando a refriegeraçao do lumia 950 o que é otimo é bom pegar as coisas boas das outras empresas tanto que a samsung copia a apple pra caralho eu acho bom quanto mais coisas legais melhor Bem qe podia compiar o otimo desempenho do windows 10 o gerenciamento de bateria tbm q é excelente e o 3d touch da apple que é bem massa

    • Franco esse sistema de refrigeração líquida saiu primeiro no Sony Xperia Z5 Premium e depois veio com o Lumia 950, então a Sammy não pegou isso da Microsoft.

    • Fã de Windows Phone e portador de Lumia enche o saco! Amigo, os novos Lumias vem apresentando uma série de problemas, perdem em teste de velocidade para o Nexus 6P, não vendem, tem menos de 5% de participação no mercado global, no Brasil vende menos que Alcatel, e sistema de refrigeração líquida existe a anos nos PCs e em outros portáteis! Volta pra casinha e para de encher a paciência!

    • Escola ne...matando os Lumia igual ela está...Quem sabe ainda este ano o "novo" Lumia 950 chega ao Brasil

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi