O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 74 Compartilhado 14 Comentários

Saiba como impedir que apps acessem a sua localização

Alguns aplicativos que temos instalados nos nossos smartphones nos pedem permissão para usar os sistemas de localização e posicionamento do dispositivo. Para algumas aplicações como navegadores GPS isso é realmente bem útil, mas para outras isso pode significar apenas o acesso desnecessário à nossa privacidade. Se você deseja revogar esse tipo de permissão, saiba como impedir que tais apps acessem a sua localização.

Como desativar a localização ou posicionamento no Android

A partir das configurações do seu smartphone, é possível encontrar a seção "Localização". Tenha em mente que isso pode mudar de acordo com a fabricante do seu aparelho devido a diferença entre interfaces. Neste artigo, estou usando o Sony Xperia X como exemplo.

Logo que você entra em "Localização", vê primeiro a opção para ativar ou desativar a função, bem como o modo de localização logo abaixo. Como o próprio nome já diz, é aqui que podemos escolher o tipo de reconhecimento de posicionamento: usando o GPS ou via Wi-Fi, por exemplo, ou ambos. A escolha vai depender do tamanho do gasto de energia que estamos dispostos a ter, lembrando que a antena GPS consome mais bateria que qualquer rede disponível.

tutorial permissao localizacao 1
Acessando as configurações, você chega até a opção Localização / © AndroidPIT

Assim, ativar ou desativar a "Localização" é uma ação rápida e fácil e pode ser feita a partir do menu de configurações, ou mesmo desde a barra de notificações, em atalhos rápidos.

Os diferentes modos de localização implicam na maior ou menor precisão, bem como no maior ou menor consumo da bateria:

  • Alta precisão: a posição precisa do usuário obtida graças à antena do GPS e às redes de telefonia disponíveis. Alto gasto de bateria devido ao uso da antena do GPS;
  • Economia de bateria: a posição do usuário não é tão precisa, pois usa apenas a triangulação das antenas de redes móveis. Economiza bateria suficiente, porque não ativou a antena do GPS;
  • Somente o dispositivo: útil para quando o usuário não tem cobertura. Somente o sinal do GPS é ativado, isso pode levar algum tempo para nos posicionar, mas é tão preciso e gasta tanta bateria quando o modo de alta precisão.

Como revogar a permissão de localização por aplicativo

Desde Android 6.0 Marshmallow já podemos revogar a permissão de localização por aplicativo. Para tanto, existem duas maneiras:

  • Para revogar a permissão de localização por aplicativo específico, acesse Configurações > Aplicativos > escolha o app em questão > Permissões > desmarque o botão de acesso;
  • Para revogar a permissão de localização de diversos aplicativos ao mesmo tempo, acesse Configurações > Aplicativos > Configurações (ícone da engrenagem) > Local > desmarque o botão de acesso.
tutorial permissao localizacao
Revogar as permissões é fácil e rápido / © AndroidPIT

Como limitar o acesso dos aplicativos à localização em smartphone rodando Android 5.0 e 4.3

Para os usuários que ainda estão entre as versões abaixo do Marshmallow, tais como o Android 5.0 e 4.3, também é possível restringir o acesso dos aplicativos à localização. Para tanto, recomento o uso do aplicativo AppOps.

Graças ao AppOps é possível escolher os apps que podem acessar a sua localização ou não. Este serviço ainda possibilita ter uma visão geral de todas as permissões exigidas pelos aplicativos, um a um. Para baixá-lo, basta clicar no botão que segue:

AppOps Install on Google Play
lg v20 location gps settings apps
Para smartphones rodando Android 5.0 ou inferior existe um alternativa / © AndroidPIT

Você se preocupa com a permissão exigida pelos aplicativos?

74 Compartilhado

14 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi