O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 861 Compartilhado 150 Comentários

Como instalar aplicativos Android no Cartão SD

Quem já usa o sistema operacional Android sabe que cada versão traz novos e diferentes recursos. Contudo, como os desenvolvedores da Google sempre tentaram deixar o sistema o mais fluido e simples possível, algumas funções, como o suporte para a expansão de memória, por exemplo, chegaram tarde ao Android.

Assim, cada fabricante, antes da chegada do Android 6.0 Marshmallow, deu o seu jeito de oferecer mais armazenamento em seus smartphones. Neste artigo, você confere como remover e transferir aplicativos para o cartão de memória no seu Android em diferentes versões da plataforma.

A série Nexus, da Google, e agora a Pixel, não possuem o suporte para cartão microSD. A linha da Apple, o iPhone, também não. O motivo para isso é que manter o sistema em apenas uma memória dentro do smartphone evita a perda de dados e o mal funcionamento de aplicativos devido a divisão desta memória. Porém, com o objetivo de dar ao usuário a chance de escolha, muitas fabricantes oferecem diferentes opções e formas de uso do cartão microSD em seus aparelhos.

Agora, verdade seja dita, não espere por um milagre, pois passar aplicativos para o cartão microSD, necessariamente não significa ter um smartphone antigo com o sistema operacional mais leve e fluido. Como o sistema Android evoluiu, dispositivos antigos, mesmo que com suporte para uma ROM como a CyanogenMod, acabam defasados, assim como computadores com componentes internos que não acompanham mais o software.

Para saber como aumentar a memória do seu Android, acesse o link abaixo:

O que mudou em relação ao uso do microSD com o Android Marshmallow

Como disse acima, para tornar o uso do SO mais fluido, os desenvolvedores do Android preferem trabalhar o sistema armazenando tudo em apenas uma memória. Contudo, depois de muitos pedidos, o Android Marshmallow foi otimizado para lidar com o cartões microSD como memória interna, para que a migração completa dos seus aplicativos e dados aconteça sem problemas, tornando a memória do smartphone completamente expansível.

Mas, infelizmente, algumas fabricantes deixaram de lado essa opção em suas versões do Marshmallow. Assim, para saber como aumentar a memória do seu Android em smartphones da LG, da Sony, e da Samsung, por exemplo, acesse o link abaixo:

Como saber quais aplicativos podem ser instalados no cartão microSD

Aplicativos do sistema, bem como widgets, não podem ser transferidos para o cartão de memória, pois são dependentes do armazenamento interno do aparelho e, removê-los ou transferi-los pode causar erro no sistema que acaba não encontrando os dados necessários para rodá-lo. Logo, a primeira coisa que você precisa saber é quais aplicativos você poderá passar para o cartão microSD.

Antes, confira o status da memória do seu dispositivo, pois ao final deste processo você poderá saber quanto de espaço foi liberado do seu aparelho. Para tanto, acesse: Configurações > Armazenamento.

memoria interna cartao sd
Acesse as Configurações e veja quanto de memória interna e externa você possui / © AndroidPIT

Depois, acesse: Configurações > Aplicativos. Nesta tela, você terá que acessar aplicativo por aplicativo para transferi-los para a cartão microSD.

memoria interna cartao sd transferir
Acessando o botão "Mover para SD", você libera memória no seu aparelho / © AndroidPIT

Dica 1

Para otimizar este processo, você pode usar um aplicativo para fazer uma varredura no seu sistema e encontrar quais aplicativos podem ser rapidamente movidos. No entanto, você precisará do acesso root do seu dispositivo. Contudo, acessando nosso Fórum, é possível entrar em contato com outros usuários e saber qual é o melhor processo de root para o seu aparelho.

Link2SD Install on Google Play

Assim, se você possui acesso root, baixe os aplicativos Link2SD e mova todos os aplicativos recomendados para o cartão microSD sem preocupação. Se o seu smartphone não possui root, você ainda assim pode usar este serviço para saber quais aplicativos poderá mover para o cartão microSD. Contudo, não poderá movê-los todos ao mesmo tempo.

memoria interna cartao sd transferir link2sd
O acesso root oferece melhores opções no Link2SD / © AndroidPIT

E aí, qual é o seu smartphone e quanta memória você conseguiu liberar usando este recurso?

 


Este artigo tem o objetivo auxiliar o usuário com conhecimentos básicos a administrar melhor a memória do smartphone. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

861 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 7 meses

    Link2SD é sem sombra de dúvidas o melhor. Digo que até mais perfeito que o sistema nativo do Marshmallow. Através do uso do Mini tool partition no seu computador é possível criar uma partição no cartão SD que será reconhecida pelo Link2SD só pra guardar aplicativos e deixar o restante pra guardar seus arquivos. Na função nativa do Android só é possível guardar aplicativos. Claro que pra esse recurso funcionar de uma forma exemplar é bom ter um cartão de alta capacidade de processamento. Recomendo!!!

  • Pedro Ribeiro do Nascimento há 7 meses

    Acredito que a memória acaba sendo uma coisa mais barata do que o aparelho que você está comprando, então não custa nada colocar num Smartphone uma memória boa. Sem necessidade de fazermos um monte de mutreta para ter mais memória.

  • Andreu Vasconcelos há 9 meses

    Espero que os próximos tops da Samsung saiam todos com 64 GB. Aí posso até aposentar meu micro sd...

  • Steven há 7 meses

    Dizem que a memória é um item muito caro. Mas não sei não, todos os dispositivos que usam memória não são caros, então por que no smartphone encarece tanto? Seria uma ótima matéria para o AndroidPit.

  • Willy Milane há 6 meses

    Independentemente das diferenças de velocidade dos dispositivos e dos micro sds isponíveis no mercado atual, acredito que esse recurso tem que ser um direito garantido aos consumidores tendo em vista que as fabricantes abusam dessa questão cobrando preços fora da realidade por meros 16GB de memória interna a mais em alguns modelos mais recentes como é o caso do Moto G4 Plus, Zenfone 2, Zenfone Selfie, Galaxy J7 Prime, Galaxy A9 (este aqui é sensacional, mas caro demais) e principalmente o maior exemplo dessa sacanagem é a própria Apple.

150 Comentários

Escreva um comentário:
  • No meu moto G4 play não tem em Configurações > Aplicativos, a opção de mover para sd. Como faço?

  • eu uso o superuser e link2sd ma a memória continua muito baixa, até aparece um icone de disco no canto superior daí tenho que limpar a memoria toda hora..principalmente se eu estiver usando whatsapp..enche rápido.
    mas eu andei lendo na web e vi que tem como unir o sd card como memoria flash..fica show, só não sei como.

  • Eu tenho um Samsung Galaxy A5 2016, Comprei um cartão da Toshiba Xceria de 64gb. E sempre aparece a opção de mover aplicativo para o cartão de memória, porém continua ocupando a memória do dispositivo mesmo depois de movido aplicativo.

    • Camarada, o problema é que a Samsung não permite instalação de aplicativos no cartão de memória. Isso que você relatou é devido a própria Samsung ter decidido que absolutamente ninguém no mundo todo vai poder instalar apps num cartão de memória que esteja instalado em qualquer aparelho Samsung que seja, não importando qual smartphone dela você tenha, seja um chulesento ou um top de linha como o S8+ e ela alega que isso é devido a velocidade de transmissão de dados do cartão de memória ser muito inferior a da memória interna dos aparelhos, o que quebraria facilmente as informações dos apps prejudicando a usabilidade, o que, em minha opinião não é totalmente verdade, pois tenho usado cartões de memória com velocidades em torno de 48/80 MB de velocidade e sem problema nenhum ou comprometimento dos apps em aparelhos da Motorola, tais como Moto G Turbo, Moto G4 Plus e Moto G5 Plus. Isso só me leva a crer em uma coisa. A Samsung quer simplesmente que o consumidor pague mais caro por aparelhos com mais memória interna, o que, no mínimo, é uma puta sacanagem, pra dizer o mínimo.

  • formatei meu cartão como memória interna só pra instalar o Gangstar New Orleans quando lançar

  • bacana

  • Moda antiga..

  • Tenho um GALAXY TAB S - SM T800. gostava de saber se é possivel instalar o MS Word 2016 e a
    forma de o ativar, porque instalei do google play e agora informa que tenho de ter o office 365, para obter as funçoes plenas.
    Pergunto: é possivel inserir o codigo (25 digitos) manualmente no sistema android da Samsung para ativar como se insere no windows?.
    Uma dica será bem vinda com truque ou sem truque.
    Obrigados.

  • Não uso Micro SD desde o Moto X original e olha que ele só tinha 32Gb.
    Hoje com o X Force nem cogito tal uso!

  • Tenho um moto x force. Para mim ele é ainda um dos melhores aparelhos disponíveis. Usava um microsd de 64 gb. Troquei por um de 128 GB ultra rápido (tenho várias vídeo aulas que assisto em qualquer brecha de tempo, numa fila…me deslocando, etc). O ganho de performance foi de uns 30%. Valeu muito a pena.

    • Você transferiu mídia para o SD (músicas, vídeos, fotos) e observou ganho de performance no sistema como um todo?
      Na hora de acessar essas mídias você não observou lentidão para carrega-las?

  • Uso muito mas particularmente estarei abandonando o MicroSD quando for trocar meu Smart de 32GB, acredito que 128 GB acima já seria o suficiente para isso pois segurança hoje em dia esta acima de qualquer fabricante, um Smart carrega sua vida dentro dele não da pra vacilar mais.

  • Felizmente, quase não uso mais micro SD, pois o Moto Maxx possui cerca de 64 GB, desses, tem disponíveis para uso 53,5, juntando minhas com outros dados ainda sobram cerca de 45 GB de memória.

    • Mais infelizmente as fabricantes enche as memórias, por exemplo a Samsung 32gb ocupa 12 gb de besteira além do sistema e você só tem 20 gb livre, logo você vai precisar de mais memória, o sd salva agente nessas horas.

  • Samsung vacilou em tirar a função nativa do Android 6 de mover apps para o cartão de memória. Até consigo mover para o cartão com auxílio de outro aplicativo, mas toda vez que reinicio o telefone, os apps do cartão desaparecem. Daí não aceita mais instalação pelo Google play, e tenho que recorrer ao apkmirror, pois não consigo encontrar a raiz do aplicativo a ser instalado e apagar qualquer resquício do mesmo. Até hj não sei se isso é um problema do meu telefone ou se mais alguém passa por isso;

  • No meu alguns apps aparecem com opção de mover para o sd mesmo bloqueado pelo fabricante no android 6

  • Moto G4 Plus não faz as transferências para o cartão.

  • Não é todo fabricante que deixa usar a função mover para SD.

  • O motivo pelo qual apple e algumas outras fabricantes não adotem micro sd em alguns aparelhos na verdade é que o cartão é mais lento, mesmo os classe 10 não se comparam a eficiência da memória do próprio aparelho, com a mesma lógica, instalar apps no cartão sd pode liberar espaço porém o app em questão vai funcinar bem mais lento, isso é fato.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi