Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Como instalar aplicativos Android no Cartão SD

Camila Rinaldi
127

 

Uma das questões que mais aparecem no Fórum AndroidPIT é sobre como instalar aplicativos Android no Cartão SD, este é um tema que domina dezenas de fóruns na rede e é um tópico que faz muita diferença para usuários do mundo inteiro, já que liberar a memória do telefone auxilia nas atividades diárias com o aparelho. Siga nossas instruções e recupere a memória do seu smartphone.

 Antes de tudo, precisamos levar em consideração que os aplicativos precisam ser compatíveis com a função de mover para o cartão SD; é certo padrão que os aplicativos sejam instalados no telefone, quando isso não acontece, possivelmente, é um pré-requisito de instalação do mesmo que fique armazenado no Cartão SD. Outra questão, este artigo apresentará passos para instalar aplicativos no cartão SD usando versões Android 2.2 ou superiores, pois essa possibilidade só foi disponibilizada pós-Froyo.

 

Pré-requisitos

  • Para que você não tenha problemas durante o processo, por favor, esteja certo de que você possui o Java Development Kit (JDK) instalado no seu computador.
  • Dependendo do modelo de smartphone que você possui, terá que acessar a página da fabricante para fazer o download do Driver USB no PC. No meu caso, tenho um HTC Desire HD, assim, fiz o download do HTC Sync neste link.

Passo a Passo

1. Habilite a Depuração USB (Debug USB) no seu celular seguindo o caminho abaixo:

Menu > Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > selecione a opção Depuração USB

2. Instale e configure o Android SDK no PC, para obter o Android SDK clique aqui. Depois de baixar o Android SDK extraia o arquivo em uma pasta no computador, execute o SDK Setup.exe e clique em Available Packages do lado esquerdo. 

2.1 - Antes de mais nada, você precisa saber algumas informações sobre o sistema operacional do seu computador, se ele roda à 32bit ou à 64bit. Para tanto, vá até “sistema” (ou digite “sistema” na área de pesquisa do menu principal). Em “Tipo de Sistema”, deve conter a informação sobre o número de bit do sistema operacional.

2.2 - Munido desta informação, agora, você precisa fazer o download do arquivo Java RunTime Enviroment, que será exigido para fazer a leitura do programa SDK Manager.

2.3 - O próximo passo é informar o caminho do arquivo Java ao sistema. Esta parte do processo é super delicada, pois você terá que conhecer um pouco de gerenciamento do sistema, mas não é nada impossível.

2.3.1 - Primeiro, acesse a localização do arquivo Java e copie o endereço:

32bit - C:\Program Files (x86)\Java\jre7\bin

64bit - C:\Program Files\Java\jre7\bin

2.3.2 - Vá até Configurações do Sistema > Avançado > Path > cole a localização do Java ao final da caixa “valor da variável” > ok

Infelizmente, meu sistema está configurado em Alemão (sem opção de mudança neste momento)

2.4 - Abra o arquivo extraído no computador > adt-bundle-windows > eclipse > duplo clique sobre eclipse > executar

2.5 - Pronto, você possui o Android SDK Manager. Assim que o programa abrir, mostrará os Available Packages - Pacotes Disponíveis -, escolha o Google USB Driver e instale clicando em “Install Packages” > Accept > Install

3. Conecte o smartphone ao PC através do cabo USB. O Sistema Operacional exibirá a opção para instalação de novos drivers. Escolha para instalar os drivers a partir do Android-SDK/usb_driver, lembrando que Android SDK se refere a pasta onde instalou o SDK do Android. Não monte o dispositivo no PC, apenas conecte o cabo.

4. No menu iniciar, em pesquisa, digite cmd que é o Prompt de Comando no Windows. Atenção aqui, pois você precisa abrir o cmd como administrador. Feito isso, navegue até a pasta “platform-tools” dentro do diretório que instalou o Android SDK, exemplo: C:\Android-SDK\platform-tools.

4. Na pasta do passo 2.4, utilizando o comando “Shift + botão direito do mouse” escolha a opção “Abrir Prompt daqui” (sétima opção de cima para baixo).

5. Dentro da pasta tools, digite o comando adb devices e você verá um serial number iniciado com “H” no retorno. Agora falta pouco, digite o comando adb shell pm setInstallLocation 2. Pronto, seu Android está configurado para instalar aplicativos diretamente no Cartão SD!!!

6. Caso queira voltar para configuração anterior e instalar aplicativos na memória interna, digite adb shell pm setInstallLocation 0.

Procure manter na memória do telefone aplicativos que agreguem valor às funcionalidades do OS do seu smartphone, de resto, fique livre para utilizar toda a memória disponível do seu cartão SD.

Aguardamos sua opinião, sugestão e experiência com a instalação dos seus aplicativos no seu Cartão SD através dos comentários aqui no site.

Atualizado em 18.12.2012, às 16h30min (horário de Brasília) - Agradecimento especial a Nico Heister.

Comentários

Escreva um comentário:
  • Elison Philadelpho há 3 semanas Link

    Olá eu gostaria de saber se esse método continua funcionando nos Android 4.4 e 5. E outra dúvida, o que acontece com a memoria do sistema, antes e depois desse método.

    0
  • Juliano Amaral há 1 mês Link

    Olá, tenho um Moto E e fiz todos os procedimentos, inclusive no meu é necessário que os comandos contenham hífen. Porém, o celular continua utilizando a memória interna.

    0
    • Elison Philadelpho há 3 semanas Link

      Estou com essa dúvida também, fiz tudo certo mas a google play ainda fala "memoria cheia", já limpei a partição cache, limpei o cache dos apps, e tentei reinstalar alguns... espero que pelo menos as próximas mídias que eu baixar no What's app vão direto pro sd....

      0
  • Rfael Lucas há 2 meses Link

    Oi , tudo bem ? Então eu fiz o procedimento certinho mas quando eu coloco o comando adb shell pm setInstallLocation 2 aparece o seguinte : error : device not found

    0
  • Filipe Rodrigues há 3 meses Link

    ERRO!!! disse para entar na pasta "tools" mas é para entrar na "platform-tools" e se abrir o pront directamente la é bem mais facil galera

    0
  • Jarbas Antonio há 7 meses Link

    Olha acho que seria mais pratico e mais rapido se pegar um cartão de memoria limpo formatar uma partição xt4 de uns 900mb e colocar em qualquer aparelho android que essa memoria vai ser reconhecida para mover app. faço isso sempre.

    0
  • Victor al há 8 meses Link

    Aparentemente ocorreu tudo ok... os app tão indo pro cartão... porém não é verdade. APP continua ocupando espaço memoria interina, mas no smart mostra que estão cartão, não sei mais o que fazer.

    0
  • Lenita há 11 meses Link

    Camila, fiz o root com o Samsung Galaxy Y duos e foi perfeito. Agora a segunda parte eu não entendi como faz para transportar os aplicativos que desejo do aparelho para o cartão de memória. Você pode repetir os passos para mim, por favor? preciso liberar espaço no telefone e não sei como.

    0
  • Rodrigo Ghannoum 6/fev/2014 Link

    E ai Camilla, será que poderia me ajudar, eu fiz os passos do tutorial, mas agora sempre aparece memória cheia no celular, mas tenho 1gb interno ainda livre, e também ele não reconhece mais o cartão de memória, tentei fazer a configuração inversa com o set location 0 mas não resolveu, sabe o que devo fazer ? valeu !!

    0
  • Afrânio José Dos Santos 21/jan/2014 Link

    Olá, estou com algumas dificuldades e gostaria que me ajudassem, por favor. É o seguinte:

    também estou com problemas de memória cheia, segui o tutorial para instalar os aplicativos no cartão SD e deu certo até o item 2.5. A partir do item 3 que fala "Conecte o smartphone ao PC através do cabo USB. O Sistema Operacional exibirá a opção para instalação de novos drivers. (...)" já não consegui mais dar continuidade, pq um dos problemas foi que não apareceu a opção de instalar novos drivers. Só aparecem as opções de pasta para acessar o conteúdo do cartão. Fui fazer o item 4 e 5 e digitei "adb devices" e apareceu a mensagem "List of devices attached", porém nenhum serial apareceu, e deu como opção continuar digitando outro comando novamente. Digitei "adb shell pm setInstallLocation 2" em seguida e apareceu "error: device not found".

    Gostaria que me ajudassem a fazer a coisa certa e saber onde estou errando, pois não consigo concluir o tutorial de maneira correta.
    Agradeço, um abraço.

    0
  • Thiago Imagination 21/jan/2014 Link

    Celular Modelo Samssung GT-B 5512B. y pro duos.

    0
  • Thiago Imagination 21/jan/2014 Link

    Prezados amigos...eu nao consegui instalar o SKD no meu PC o software e no celular, o que pode ser. preciso e uma orientacao..

    0
  • roggero leon 5/jan/2014 Link

    OL[A, nao consigo faze a partir do passo 2.3.2 ..nao entendi se eh pra instalar normalmente o programa e depois fazer alguma coisa, ou isntalar nesse caminho do x64...fiquei confuso..fiz a instalaçao no caminho x64..mas abri o programa depois e nao consegui vizualizar essa janela de jetito algum.

    roggero.leon4 skype

    abraço

    0
  • Geovanio Peres 30/dez/2013 Link

    não deu certo =(

    0
  • Rogério Oliveira 12/nov/2013 Link

    Amigo, tentei fazer esta aplicação no meu aparelho, mas não consegui, ai vi esta informação, digitei o comando adb devices e meu aparelho não tem serial number iniciado com “H” no retorno, oque eu poderia fazer para o Genesis - 7245 como esta no cadastro?
    Obrigado.

    0
  • Leandro Claudino 12/set/2013 Link

    Eu consegui executar todos os passo, aparentemente tah tudo certo, mas o problema continua. O meu cartão de memória continua vazio e não consigo mais instalar apps. O meu eh o galaxy y.

    0
  • Felipe Pereira 23/ago/2013 Link

    Boa noite! Estou na parte do PATH, tenho uma duvida... pelo que ví, já tem uma variável path criada e está direcionada para algo da placa de vídeo.... quando eu adiciono path com o endereço do java a variavel path some e entra no lugar a nova path... isso não trará problemas? Estou até fazendo um backup do sistema .... abraços e obrigado!

    0
  • Leo Vasco 16/ago/2013 Link

    ATENÇÃO GALERA NÃO FAÇAM!!!!
    Comentei semana passada que funcionou no Galaxy Y,como de fato funcionou,porém 2 dias depois meu celular começou a apresentar comportamento estranho. E hoje piorou de vez. A rede da operadora perde o registro a todo momento,sendo preciso registrar novamente,porém dura apenas alguns minutos! O cartão SD deixa de ser reconhecido durante um tempo e depois volta e a bateria não segura a carga,ou talvez não esteja reconhecendo a carga corretamente. Pode ser que eu tenha feito algo errado (embora tenha seguido o tutorial a risca) mas fiquei sem celular.
    Repito NÃO FAÇAM! A menos que vc queira um celular só para jogos baixado no wifi,pq o 3g tbm não funciona mais...
    OBS: Restaurei a config de fabrica através do root e nem isso resolveu.

    0
    • Rodrigo Ghannoum 6/fev/2014 Link

      E ai mano, conseguiu resolver, o meu deu o mesmo problema, é um S3 mini, ta dando memória cheia e não reconhece os cartões de memória ...

      0
  • Mauricio Gomes Domingues 12/ago/2013 Link

    Instalei no Y Duos e funcionou.
    Parabéns.

    0
Show all comments