O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
381 Compartilhados 63 Comentários

Como instalar aplicativos Android no Cartão SD

Quem já usa o sistema operacional Android sabe que cada versão traz novos e diferentes recursos. Contudo, como os desenvolvedores da Google sempre tentaram deixar o sistema o mais fluido e simples possível, algumas funções, como o suporte para a expansão de memória, por exemplo, chegaram tarde ao Android.

Assim, cada fabricante, antes da chegada do Android 6.0 Marshmallow, deu o seu jeito de oferecer mais armazenamento em seus smartphones. Neste artigo, você confere como remover e transferir aplicativos para o cartão de memória no seu Android em diferentes versões da plataforma.

A série Nexus, da Google, e agora a Pixel, não possuem o suporte para cartão microSD. A linha da Apple, o iPhone, também não. O motivo para isso é que manter o sistema em apenas uma memória dentro do smartphone evita a perda de dados e o mal funcionamento de aplicativos devido a divisão desta memória. Porém, com o objetivo de dar ao usuário a chance de escolha, muitas fabricantes oferecem diferentes opções e formas de uso do cartão microSD em seus aparelhos.

Agora, verdade seja dita, não espere por um milagre, pois passar aplicativos para o cartão microSD, necessariamente não significa ter um smartphone antigo com o sistema operacional mais leve e fluido. Como o sistema Android evoluiu, dispositivos antigos, mesmo que com suporte para uma ROM como a CyanogenMod, acabam defasados, assim como computadores com componentes internos que não acompanham mais o software.

Para saber como aumentar a memória do seu Android, acesse o link abaixo:

O que mudou em relação ao uso do microSD com o Android Marshmallow

Como disse acima, para tornar o uso do SO mais fluido, os desenvolvedores do Android preferem trabalhar o sistema armazenando tudo em apenas uma memória. Contudo, depois de muitos pedidos, o Android Marshmallow foi otimizado para lidar com o cartões microSD como memória interna, para que a migração completa dos seus aplicativos e dados aconteça sem problemas, tornando a memória do smartphone completamente expansível.

Mas, infelizmente, algumas fabricantes deixaram de lado essa opção em suas versões do Marshmallow. Assim, para saber como aumentar a memória do seu Android em smartphones da LG, da Sony e da Samsung, por exemplo, acesse o link abaixo:

Como saber quais aplicativos podem ser instalados no cartão microSD

Aplicativos do sistema, bem como widgets, não podem ser transferidos para o cartão de memória, pois são dependentes do armazenamento interno do aparelho e, removê-los ou transferi-los pode causar erro no sistema que acaba não encontrando os dados necessários para rodá-lo. Logo, a primeira coisa que você precisa saber é quais aplicativos você poderá passar para o cartão microSD.

Antes, confira o status da memória do seu dispositivo, pois ao final deste processo você poderá saber quanto de espaço foi liberado do seu aparelho. Para tanto, acesse: Configurações > Armazenamento.

memoria interna cartao sd
Acesse as Configurações e veja quanto de memória interna e externa você possui / © AndroidPIT

Depois, acesse: Configurações > Aplicativos. Nesta tela, você terá que acessar aplicativo por aplicativo para transferi-los para a cartão microSD.

memoria interna cartao sd transferir
Acessando o botão "Mover para SD", você libera memória no seu aparelho / © AndroidPIT

Dica 1

Para otimizar este processo, você pode usar um aplicativo para fazer uma varredura no seu sistema e encontrar quais aplicativos podem ser rapidamente movidos. No entanto, você precisará do acesso root do seu dispositivo. Contudo, acessando nosso Fórum, é possível entrar em contato com outros usuários e saber qual é o melhor processo de root para o seu aparelho.

Link2SD Install on Google Play

Assim, se você possui acesso root, baixe os aplicativos Link2SD e mova todos os aplicativos recomendados para o cartão microSD sem preocupação. Se o seu smartphone não possui root, você ainda assim pode usar este serviço para saber quais aplicativos poderá mover para o cartão microSD. Contudo, não poderá movê-los todos ao mesmo tempo.

memoria interna cartao sd transferir link2sd
O acesso root oferece melhores opções no Link2SD / © AndroidPIT

E aí, qual é o seu smartphone e quanta memória você conseguiu liberar usando este recurso?


Este artigo tem o objetivo de auxiliar o usuário com conhecimentos básicos a administrar melhor a memória do smartphone. Assim, você não irá encontrar dicas avançadas aqui.

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • Oi, viu tem como fazer isso no Samsung J3 2016 Android 5.2?
    ou de alguma otra maneira?

  • Olá boa noite fiz todo o procedimento no Samsung A5 e não aconteceu nada. Não tenho root.

  • Eu resolvi isso no meu Moto X Style, primeiro fiz o backup usando Easy App backup que é bem simples. Após formatei o cartão SD Card para uso no meu smartphone, depois o sistema pede se você quer usa-lo como memória interna. Após a verificação da memória ficou com 90,10 GB de armazenamento interno com o compartilhamento, e o aparelho ficou super liso. No YouTube tem tutorial de como usar o EasyAppBackup.

  • Meu Zenfone Laser 6" não tem root e resolvi o problema do sdcard no marshmallow desta forma, agora tenho 50gb de armazenamento interno.
    Zen Life Brasil
    AUMENTE A MEMÓRIA INTERNA DO SEU ZENFONE 3
    O Android 6.0 possui um recurso que transforma o cartão microSD em memória interna, no entanto, esse recurso não funciona no Zenfone 3, em prol do desempenho do dispositivo....
    photo_2016-10-28_12-23-40
    Por Marcos 28 de outubro de 2016 1279 Views
    O Android 6.0 possui um recurso que transforma o cartão microSD em memória interna, no entanto, esse recurso não funciona no Zenfone 3, em prol do desempenho do dispositivo. Quando questionado no grupo do Zenfone 3 no Facebook, resolvi buscar um tutorial que pudesse fazer isso, sem a necessidade de rootear o aparelho e… consegui!

    photo_2016-10-28_12-23-40

    É necessário ativar a depuração USB em seu Zenfone 3 Series, bem como dar permissão ao seu desktop. Não nos responsabilizamos por possíveis danos em seu cartão de memória, mas aconselhamos usar microSD de Classe 10 ou superior, para não prejudicar o desempenho do seu smartphone.

    Vamos lá!

    Primeiro, você precisa dos arquivos de fastboot, que você encontra clicando aqui: FASTBOOT
    Descompacte o arquivo e abra uma janela de comando na pasta utilizando o botão “shift” e clicando com o botão direito do seu smartphone.
    Feito isso, vamos aos comandos! Lembrando que o celular deve estar LIGADO no processo!
    digite “adb shell”
    Agora, digite “sm list-disks” para listar os discos disponíveis. O código que aparece muda, mas são sempre 5 algarismos. No meu caso, o código foi 179,63
    Agora, para o smartphone adotar o MicroSD como memória interna, basta digitar “sm partition disk:179,6 private ” (exemplo do meu caso)
    pronto! Seu celular pode ganhar até 2 TERABYTES DE MEMÓRIA INTERNA!

  • (DICA) Um app pago que faz muito bem isso e é bem facil se chama FolderMount [root] vale muito a pena pagar por ele, excelente aplicativo era indispensável pra mim quando tinha aparelho que aceitava cartao sd

  • Agradeço por saber sobre os desenvolvedores preferirem trabalhar apenas com uma memória, pelo fato de segurança e melhor desempenho dos apps. Eu não sabia disso. Gostei. Se eu tivesse sabido disso antes, não teria reclamado tanto. Há muitas coisas que temos de saber antes de reclamar. Valeu!

  • Um Smart com 1 TB de memória já me ajudaria!!
    kkk

  • Pelo menos nisso a Google poderia aprender com o windows Mobile.

  • Me corrijam se eu estiver enganado, mas acho que todo Android Stock a partir da versão MM dá pra instalar direto no SD!

  • Tenho um Moto G2 xt1069 com o Android AOSP 5.1.1. Tenho um cartão sd 32GB classe 10 da SanDisk e uma vez fiz o teste de usar uma partição desse cartão pelo Link2SD. Deixei 4GB só para aplicativos e o resto do cartão para os meus arquivos pessoais. Abrir aplicativos como o WhatsApp por exemplo, tinha um leve atraso e não só ele, todos os aplicativos mais pesados tinham o mesmo desempenho. Voltei a usar a memória interna e os mesmos aplicativos voltaram a fluir mais rápido. Acho que pra essa técnica dar certo só comprando um cartão que tenha o mesmo desempenho ou melhor do que a memória interna original do smartphone. Acho que esses super cartões de memória que custam uma nota devem se sair muito bem. Que pena que eu não tenho como testar justamente pelo alto valor. O Android Pit poderia fazer esses testes pra gente, não é mesmo?

  • Da erro no 6.0
    ...

  • Espero que os próximos tops da Samsung saiam todos com 64 GB. Aí posso até aposentar meu micro sd...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi