Escrito por:

Como instalar aplicativos Android no Cartão SD

Escrito por: Isabel Valencia — 26/jul/2012

Para obter mais espaço no nosso smartphone Android, podemos passar aplicativos para o cartão de memória. O processo é simples, mas os principiantes podem ter alguma dificuldade. No seguinte tutorial vamos explicar como fazê-lo. Mas antes de começar é necessário conhecer alguns conceitos, como partição, e contar com a ajuda de alguns aplicativos. Vamos ao processo!

androidpit android microsd 5
Tire o melhor proveito do seu cartão microSD! / © ANDROIDPIT

Como mover APKs para o cartão SD

Para fazer isso precisamos instalar um aplicativo em nosso Android, por exemplo o ES Explorer. Em seguida baixe os APKs dos aplicativos para o seu computador. Assim que os APKs forem baixados, conecte o seu dispositivo ao computador através de um cabo USB. Copie o arquivo APK do computador para a pasta Downloads (sdcard / downloads) do cartão microSD. Em seguida, acesse o cartão através do ES Explorer, app mencionado acima. Entre na pasta Downloads, selecione o arquivo APK e inicie o processo de instalação do aplicativo que desejar.

ES Explorador de Arquivos Install on Google Play

Essa é a forma mais simples de instalar aplicativos no nosso smartphone a partir do computador. Mas isso não quer dizer que você salvou o app no cartão de memória. Com efeito, os aplicativos se localizam na memória interna, mas existem formas de transferir o cache e afins para o cartão de memória, fazendo com que os apps continuem funcionando com normalidade e economizando espaço interno do seu Android.

Como salvar aplicativos no cartão SD

Para fazer isso, você precisa de um cartão microSD de até 64 GB e de classe 4, embora o ideal seja de classe 6. O número se refere à velocidade de transferências: quanto mais alto, mais rápida será a transferência. Também precisamos de um programa que vai nos ajudar a fazer uma partição. Mas o que é uma partição? Como seu nome indica, trata-se da divisão que se faz numa unidade física de armazenamento de dados.

Fazendo partições

Recomendo o EASUS Partition Master para realizar a partição do cartão a partir do computador. Você encontra o link para o download do programa digitando seu nome no Google. Existem muitos programas como o Partition Magic ou o Partition Wizard, se não gostar do primeiro.

MiniTool1
Este é o MiniTool Partition Wizard. / © ANDROIDPIT

O primeiro passo para criar uma partição é conectar o cartão SD ao computador através de um adaptador, de modo a ser reconhecido como MBR. Uma vez que tenha um dos programas mencionados acima, abra-o e apague a partição padrão. Em seguida, clique sobre o espaço não atribuído com o botão direito do mouse e selecione Create Partition. Assim você vai criar as suas partições. Estas têm de ser primárias.

  • SD 2 GB: 1 partição primária FAT32 de 1.5 GB; 1 partição primária FAT32 de 500 MB.
  • SD 4 GB: 1 partição primária FAT32 de 3.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 8 GB: 1 partição primária FAT32 de 7.2 GB; 1 partição primária FAT32 de 800 MB.
  • SD 16 GB: 1 partição primária FAT32 de 15 GB; 1 partição primáriaFAT32 de 1 GB.

Como você pode ver, tudo depende da capacidade do seu cartão. Basicamente, a primeira partição pode ser com a capacidade que você quiser e do tipo FAT32, se o cartão fôr de classe 4, e do tipo EXT2 se o cartão for de classe 6. A segunda não pode superar 1.4 GB. Uma vez que você tenha o cartão SD dividido, volte a inseri-lo no seu dispositivo e reinicie o mesmo, para que reconheça as novas partições.

Passando aplicativos para o cartão de memória

Por fim, você precisa do aplicativo Link2SD, se tiver permissões de root, ou o App2SD se o seu aparelho não for rooteado. Quando abrir um dos apps, ele irá perguntar de que tipo é a segunda partição. Escolha a opção correta e pronto! Através desses apps você poderá mover a maioria dos apps como quiser. Não recomendo, contudo, transferir launchers, widgets e apps de teclado.

Link2SD Install on Google Play App2SD &App Manager-Save Space Install on Google Play

Para mais informações sobre este tema e sobre o uso desses aplicativos, confira o nosso tutorial chamado como aumentar a memória do Android. Nele explicamos também como fazer partições.

Além disso, nosso fórum conta com tutoriais excelentes também voltados a aparelhos individuais. Seguindo-os, seu Android pode ganhar muito espaço na memória interna novamente!

Isabel é editora-chefe do AndroidPIT Espanha. Ela estudou Jornalismo e usa o Android desde 2011 (seu primeiro smartphone Android foi um Galaxy S). Desde então, ela se tornou uma defensora do sistema operacional pelas suas funções de software, possibilidades de personalização e ampla gama de escolhas para os usuários. Além disso, ela é uma cinéfila inveterada, não possui nenhum sentido de orientação e às vezes se contradiz na mesma frase.

105 Comentários

Escreva um comentário:
  • Daniel Carrara
    • Admin
    • Equipe
    há 3 semanas Link para o comentário

    Artigo atualizado. Os comentários abaixo deste fazem referência à versão anterior da matéria.

    0
  • Marcos Oliveira 26/jul/2013 Link para o comentário

    Testei no Android 4.1.2 Samsung Galaxy young e não deu certo.

    0
  • Irani Cobra Pais Leite 6/jul/2013 Link para o comentário

    Boa noite
    fiquei presa no item 3, não acontece nada quando eu conecto o cabo no pc. já tenho instalado o programa da samsung que le o cartão de memoria, como proceder, obrigado

    0
  • Salatiel Aizza 9/jun/2013 Link para o comentário

    Boa noite Camila, tudo bem? Gostei muito do seu post.
    Tenho um Sansung Y Duos, fiz o procedimento do tutorial, porém não consegui realizar o 2.3.2 da Configuração. Não achei onde abro aquela janela. Acredito que por causa disso está dando ERRO na última etapa do cmd.

    Alguém pode me ajudar fazendo o favor.

    0
  • Salatiel Aizza 9/jun/2013 Link para o comentário

    ^

    0
  • Jaqueline Miguel 22/mai/2013 Link para o comentário

    eu baixei algumas coisas acima, só que não é compativel com windows7

    0
  • Juliana Alves 16/mai/2013 Link para o comentário

    Agora meu telefone nao conecta mais na internet, nem wi-fi, menos ainda pacote de dados. o que eu fiz de errado?

    0
  • Guilherme Soares 6/mai/2013 Link para o comentário

    Camila só uma duvida quando eu baixo e instalo algum app no meu galaxy y aparece que ta no cartão de memoria mais assim exemplo:
    o app é 43mb fica uns 1mb no cartão e o resto na memoria do celular pf vc pode me ajudar!!! pf pode me enviar a responta nesse link http://www.facebook.com/guilherme.soares.37604

    0
  • Guilherme Braga 5/mai/2013 Link para o comentário

    Funcionou no Galaxy Y S5360, valeu!!

    0
  • Camila Melo 22/abr/2013 Link para o comentário

    Olá!
    Vale para o Galaxy Y S5360?
    Obrigada.

    0
  • DAMIÃO CARDOSO 9/abr/2013 Link para o comentário

    POR FAVOR,ME AJUDEM !!! DA CERTO FAZER ESSA FUNÇÃO NO GALAXY S3 ?

    0
  • DAMIÃO CARDOSO 9/abr/2013 Link para o comentário

    ESSA FUNÇÃO FUNCIONA NO GALAXY S3 ????

    0
  • Quaresma Medeiros 20/mar/2013 Link para o comentário

    Consegui resolver meu problema. Vou explicar, talvez sirva para outros que tiveram o mesmo problema.

    O primeiro problema é que o adb não era reconhecido. Sempre que eu abria o Prompt da pasta indicada no tutorial, e digitava "adb devices" aparecia a mensagem "adb não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes".

    Pra resolver isso, comecei a aprir o Prompt direto da pasta onde o adb.exe estava. No meu ela fica em adt-buldle-windows-x86_64-20130219/sdk/platform-tools. Daí quando abri o prompt dessa pasta e digitei "adb devices", ele passou a exibir a seguinte mensagem: "List of devices attached", porém não aparecia nada na lista. Não aparecia o número serial.

    Isso acontecia por causa do segundo problema: instalação incorreta do drive USB. A primeira instalação que tentei deu treco e não instalou corretamente. Por isso, quando eu conectava o celular ao notebook através do cabo USB, o pc não instalava o drive. Baixei outro aplicativo de instalação e refiz o procedimento. Deu certo e o pc instalou o drive quando conectei o celular ao pc pelo cabo USB. Depois disso, quando abri o prompt da pasta que indiquei acima e digitei "adb devices", ele apareceu "List of devices attached" e indicou o número serial.

    Depois disso, dei continuidade aos procedimentos indicados no tutorial a partir da etapa número 5.

    PORÉM... Os aplicativos continuam sendo baixados direto no telefone. O que acontece é que ele indica que o aplicativo está no cartão SD, mas na verdade consome a memória do telefone. Por exemplo, baixei um aplicativo de 40MB. Ele indica que sua localização é o cartão SD. Porém, consumiu 40MB da memória do telefone e zero memória do cartão SD.

    A única diferença que esse procedimento surtiu no meu celular foi que alguns aplicativos que eu já havia baixado finalmente apareceram com a opção "Mover para cartão SD" disponível. E realmente pude liberar algum espaço da memória do telefone, transferindo alguns aplicativos pro cartão SD.

    No entanto, os aplicativos previamente instalados no celular (que já vieram com ele) não puderam ser transferidos para o cartão SD. E estes ocupam a maior parte da memória do telefone.

    0
  • Aline Reis 20/mar/2013 Link para o comentário

    Boa Tarde!
    Meu celular é um Galaxy Y Pro
    consegui fazer tudo até......
    2.5 - Pronto, você possui o Android SDK Manager. Assim que o programa abrir, mostrará os Available Packages - Pacotes Disponíveis -, escolha o Google USB Driver e instale clicando em “Install Packages” > Accept > Install

    Eu abro o aplicativo eclipse que qdo aberto o nome é java - ADT e clico no Android SDK Manager ele carrega e depois disso eu vou na pasta extraída e tento abrir o SDK Manager (está certo?????)
    Mas ai fica o problema.... ELE ABRE E FECHA RÁPIDO
    NÃO APARECE EXATAMENTE NADA PARA EU FAZER...... Available Packages - Pacotes Disponíveis -, escolha o Google USB Driver e instale clicando em “Install Packages” > Accept > Install
    ME AJUDE POR FAVOR CAMILA

    0
  • Quaresma Medeiros 20/mar/2013 Link para o comentário

    Olá, consigo finalizar até a etapa 2. A partir da etapa 3, as coisas já não acontecem segundo as instruções do site. Quando conecto o celular ao pc através do cabo USB não aparece opção nenhuma para instalação de novos drivers.

    Tentei pular para a etapa 4, mas diz que "adb não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes".

    Alguma ideia do motivo disso acontecer?

    Agradeço qualquer orientação!

    =)

    0
  • Renato Marino Henz 18/mar/2013 Link para o comentário

    Aí quando eu executa o comando 'adb devices' diz que 'adb' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes

    0
  • Renato Marino Henz 18/mar/2013 Link para o comentário

    Olá, boa noite, ao tentar abrir o Android SDK Manager ele abre o prompt de comando e fecha-o imediatamente, sabe como resolver isso? Grato, Renato

    0
  • Savip P. Fontes 23/fev/2013 Link para o comentário

    instala o app 2 sd que faz passa os apps para o cartão sem instalar nem um outro app ou programa no computador

    0
  • Girlaine Moura Rocha 19/fev/2013 Link para o comentário

    Oi, gente alguem me ajuda.

    Eu travei na 3. nao consegui instalar os drivers a partir do Android SDK/usb_driver.
    baixeu esse dispositivo de driver usb
    http://hotfile.com/dl/143026020/1167d1d/SAMSUNG_USB_Driver_for_Mobile_Phones_v1_3_2300_0.rar.html
    Mas nao consegui

    Alguma dica....

    0
  • Lucas Otavio 15/fev/2013 Link para o comentário

    Boa noite Camila , não estou conseguindo encontrar o item 2.3.2

    0
Mostrar todos os comentários