O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
164 Compartilhados 111 Comentários

Saiba como ter o Android 6.0.1 Marshmallow rodando agora no Moto Maxx

O Moto Maxx é o aparelho mais abandonado da Motorola. Mesmo com hardware para bater de frente com muitos topos de linha atuais, a Motorola simplesmente o abandonou em prol dos lançamentos mais novos da linha Moto X. Mas para a alegria dos usuários, a CyanogenMod 13 já está disponível para o Maxx. Eu instalei a ROM e só tenho elogios.

O Moto Maxx possui um excelente hardware e, principalmente, uma excelente bateria de 3.900 mAh. Mesmo com tudo isso, a Motorola deixou ele de lado. A versão CyanogenMod 13 que estamos apresentando não é uma versão oficial, da equipe oficial deles, mas utiliza os mesmos arquivos.

Além disso, nessa versão as funções nativas da Motorola como o Moto Display e o movimento de chacoalhar o aparelho para abrir a câmera estão presente. Somente o Moto Voz, infelizmente não funciona, visto ser algo exclusivo das ROMs originais.

MOTO MAXX CM 13
Moto Maxx rodando o Android 6.0.1 graças a CyanogenMod 13 / © ANDROIDPIT

Estou há três dias usando o Moto Maxx como meu celular principal - tinha abandonado por causa dos irritantes bugs da última atualização oficial - e até agora não tenho o que reclamar, tudo está funcionando. Até o seu desempenho foi incrivelmente aumentado.

Só para se ter uma ideia, o aparelho marcou 68 mil pontos do AnTuTu, uma marca excelente vinda de um smartphone de 2014. Melhor que a maioria dos tops de linha de 2015.

Todo o esforço e complicações envolvendo a instalação de um ROM customizada compensa nesse caso

A câmera não vi alteração em relação a ROM stock. Porém vale dizer que o app de câmera do Android Stock, o mesmo da linha Nexus, é muito melhor que o da Motorola em minha opinião. A bateria melhorou, ela está mais parecida com a ROM stock do Android KitKat, mais só parecida.

A ROM KitKat, a de fábrica dele, ainda é a melhor nesse quesito. Para efeito de comparação, a bateria está durando o dobro do tempo do Xperia Z3+, meu aparelho de uso principal até então.

Sem dúvidas que, em alguns casos, todo o esforço e complicações envolvendo a instalação de um ROM customizada compensa. Esse foi o caso da CyanogenMod 13 para o Moto Maxx. A melhor opção enquanto aguardamos a Motorola atualizar ele oficialmente. Mas vamos ao que interessa, abaixo, mostro como instalar a ROM no Moto Maxx.

Como instalar a CyanogenMod 13 no Moto Maxx

Vale lembrar que o AndroidPIT não se responsabiliza por danos causados ou dados perdidos no seu aparelho. Por isso, a palavra de ordem é: backup. Faça um backup de seus arquivos, pois tudo será perdido.

Além disso, antes de começar o tutorial, é necessário que você esteja com o bootloader desbloqueado. No link abaixo temos um tutorial de como fazer isso:

1º Passo: Baixe os seguintes arquivos:

2° Passo: Instalação do TWRP no Moto Maxx. Caso você já esteja com o custom recovery TWRP instalado, pule para o passo 3.

  1. Baixe o ADB Fastboot;
  2. Seu aparelho deve estar com pelo menos 50% de bateria;
  3. Desligue seu aparelho;
  4. Ligue a aparelho apertando (Volume Down + Power). Com isso você estará na tela de fastboot; 
  5. Conecte o aparelho ao PC via USB;
  6. No PC, extraia a pasta do ADB Fastboot;
  7. Coloque o TWRP do Moto Maxx dentro da pasta do ADB Fastboot;
  8. Dentro da pasta do ADB Fastboot, aperte (Shift + Botão direito do Mouse). Clique na opção chamada "Abrir janela de comando aqui";
  9. Digite "fastboot devices" na janela de comando e aperte enter. Se retorna uma numeração e ao lado o nome "fastboot", é porque seu aparelho está sincronizado e preparado para receber as próximas linhas de comando;
  10. Digite a seguinte linha de comando: fastboot flash recovery recovery_motomaxx_twrp.img  e dê enter para efetivar o comando. Você pode selecionar, copiar e depois colar a partir daqui;
  11. Na tela de fastboot no seu celular vá até a opção Recovery Mode e clique no botão Power.

3° Passo: Faça o Backup de sua ROM antes da Instalação.

  1. Na tela do TWRP clique em Backup e selecione todos os itens. Obs.: Não selecione os dois últimos itens acima da barra de swipe;
  2. Deslize na barra (–> Swipe to Back Up).

4° Passo: Instalação do CM13!

  1. Seu aparelho deve estar com pelo menos 50% de bateria;
  2. Coloque a ROM CM13, os Gapps e o SuperSU na memória interna do aparelho;
  3. Na tela do TWRP, clique em Wipe. Selecione Dalvik Cache - System - Data - Cache;
  4. Deslize na barra (–> Swipe to Wipe);
  5. Volte para a tela inicial do TWRP e clique em Install;
  6. Clique na ROM CM13 que está na memória interna do seu aparelho. Logo após clique em Add More Zips, com isso nós podemos adicionar mais itens a instalação e ganhar tempo;
  7. Clique no Gapps do Lollipop que também está na memória interna do seu aparelho. Logo após clique em Add More Zips;
  8. Clique no arquivo do SuperSU que está na memória interna;
  9. Deslize na barra (–> Swipe to Confirm Flash);
  10. Quando terminar a instalação clique em Wipe cache/dalvik;
  11. Deslize na barra (–> Swipe to Wipe);
  12. Clique em Back e logo após em Reboot System.

GPS ou o 4G não funcionam

Caso depois de reiniciar o GPS ou o 4G não funcionar, é que deu problema com o modem. No meu caso o 4G não funcionou. Em ambos os casos é fácil de resolver. Baixe esse arquivo e extraia ele para dentro da pasta fastboot usada anteriormente.

Reinicie novamente o celular em modo fast boot e conecte ao PC. Então abra o fastboot e execute os seguintes comandos:

fastboot flash partition gpt.bin 
fastboot flash motoboot bootloader.img 
fastboot flash radio radio.img 
fastboot reboot


Boa sorte!

Se você possui um Moto Maxx e já testou a CyanogenMod 13 ou outra ROM customizada para o aparelho compartilhe as suas impressões nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Daniel há 9 meses

    Quando instalei a cyano 12.1 no maxx o aparelho ficou muito melhor, minha bateria durava de 3 a 4 horas a mais de tempo de uso e consegui uma hora a mais de tela.
    Pena não ter mais o maxx pra testar mas imagino que teria uma experiência melhor ainda com o 6.0.1
    Poderia mudar o título para 6.0.1 😀

111 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi