O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
113 Compartilhado 50 Comentários

Como evitar problemas ao limpar a tela do seu smartphone

Limpar a tela do smartphone não tem mistério. Na maioria dos casos uma flanela já pode dar conta do recado. O objetivo deste post não é inventar a roda, mas dar algumas dicas para quem quer evitar problemas ao precisar tirar marcas de uso ou limpar alguma outra substância que tenha caído em cima do display.

Antes de tudo não custa nada lembrar que um material corrosivo como os produtos de limpeza convencionais podem danificar a tela do aparelho.

Nada de passar o limpa vidro no smartphone

O vidro dos dispositivos atuais, como os que utilizam o Gorilla Glass, da Corning, passam por uma série de processos, entre eles um banho em um composto químico para diminuir as marcas de oleosidade dos dedos. Assim, em contato com o produto errado a tela do seu smartphone pode ficar com manchas muitas vezes irreparáveis. Ou seja, nada de passar o limpa vidro no smartphone.

Outra dica é não utilizar panos que soltem fiapos. Toalhas podem soltar resíduos e até mesmo deixar marcas. O melhor mesmo é uma flanela de microfibra. A Scotch-Brite tem uma específica, custa em torno de R$ 10.

AndroidPIT Screen cleaning 0045
Ao passar qualquer produto no seu celular, verifique se o mesmo é recomendado para tanto / © ANDROIDPIT

Se a tela fica muito tempo sem ser limpa pode ficar com marcas ressecadas. Neste caso é recomendável umedecer o pano levemente com água. Lembre-se de desligar o aparelho e esperar um pouco para a tela esfriar.

Existem também alguns líquidos específicos. O único que testei até agora foi o iKlear. O produto cumpre bem o seu papel e até hoje uso para limpar não só o display de smartphones, mas do tablet, notebook e TV. As telas nunca apresentaram qualquer tipo de problema.

Como diminuir a proliferação de germes e bactérias

Pode ser nojento imaginar que a tela do smartphone tem mais bactérias do que um vaso sanitário - isso foi mostrado em uma pesquisa divulgada no ano passado. Se você não curte saber que alguns germes e bactérias estejam se proliferando no display do seu smartphone, fique ciente de que é possível pelo menos diminuir a incidência desses "inimigos invisíveis".

O jeito mais simples é, em vez de umedecer o pano com água, utilizar álcool isopropílico, sempre em pequena quantidade, claro.

Agora se você tem algum tipo de transtorno obsessivo com limpeza pode pensar em importar o PhoneSoap. O dispositivo é um gadget que promete eliminar bactérias utilizando luz UV-C. Não encontrei nada que comprovasse cientificamente a sua eficácia, mas na Amazon o matador de germes já conta com quase cem reviews, quase todos positivos.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos sobre a limpeza da tela do seu celular. O processo de limpeza não é difícil, mas deve ser feito com o tipo de material correto para não danificar a tela do smartphone.

Como você costuma limpar o seu smartphone? Deixe sua opinião nos comentários.

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi