O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
499 Compartilhados 223 Comentários

Melhore a qualidade e aumente o volume do seu smartphone com essas dicas

Atualizado: Novos aplicativos para volume e equalização foram adicionados à lista

Temos de admitir, o som da maioria dos smartphones não é nenhuma Brastemp. Nossos digníssimos designers também não ajudam muito, colocando os alto-falantes na parte traseira dos dispositivos. Existem, contudo, algumas dicas para melhorar a qualidade de som (principalmente o baixo) e aumentar o volume do seu Android. Confira.

Otimize seu tempo e vá direto ao que interessa

 Saiba onde estão localizados os seus alto-falantes

Pode parecer absurdo, mas a primeira coisa que você precisa saber é de onde vem o som do seu smartphone. Muitos dispositivos tem duas grades de alto-falantes, porém só uma repodruz som. Outros aparelhos, como os novos Xperia, têm grades tão minúsculas que pode ser que você nem tenha notado. Então, coloque uma música e cubra os buracos do dispositivo para descubrir exatamente de onde está saindo o som.

Androidpit Xperia Z5 Premium 11 w782
Essas pequenas aberturas acima do logotipo da Sony são os alto-falantes/ © ANDROIDPIT

Assim que você souber se seus alto-falantes estão na parte da frente, de trás ou dos lados do seu aparelho, poderá tomar decisões mais inteligentes sobre como colocar seu dispositivo para tirar maior proveito das saídas de som.

Evite bloquear as saídas de som enquanto segura seu smartphone (um erro comum de quem joga em dispositivos cujos alto-falantes estão na parte inferior).

 Tire a capinha do seu Smartphone

Se você ainda não tirou a capinha protetora do seu celular, ela pode afetar a qualidade do som do seu aparelho. Todas essas vibrações dentro do seu telefone se amortizam por causa da camada extra de plástico ou borracha, que o fabricante não vai levar em conta no design.

 Baixe um equalizador

Os controles de som da maioria dos smartphones, com exceção dos modelos da Sony, não são muito completos. Alguns incluem um equalizador básico, mas geralmente este só funciona dentro do aplicativo de música do fabricante e não é compatível com o resto de reprodutores. Portanto, baixe uma equalizador decente na Play Store.

No entanto,  é bom avisar desde o início que nenhum app faz milagres quando o hardware não colabora, mas com ajustes simples a qualidade de som pode ser melhorada de maneira significativa. Logo abaixo, você pode conferir duas dicas de bons equalizadores para o seu Android:

Equalizer 

Em sua versão gratuita, o Equalizer traz um efeito surround para o seu Android. Ele pode ser utilizado na versão automática, quando o app detecta o estilo de música que está tocando e faz a regulagem do áudio automaticamente; e também no modo manual, onde o usuário escolhe o estilo da canção e realiza a equalização conforme seu gosto.

equalizerapp
O Equalizer otimiza seu áudio automaticamente ou no modo manual / © ANDROIDPIT

O app traz cinco bandas de frequência e equalização do grave, do som surround e reverberação. Ele funciona tanto com mídias instaladas na memória interna do aparelho, quanto com músicas por streaming.  

Há ainda uma edição paga do Equalizer, que traz mais recursos de customização e pré definições. Mas a sua versão free já agrada a quem quer um áudio com mais qualidade. 

Equalizer Install on Google Play

Musica Volume EQ

Reforçar o baixo pode fazer toda a diferença quando o assunto é escutar música no celular. Muitos apps na Google Play Store realizam essa tarefa. Uma boa pedida entre eles é o Música Volume EQ. Mas atenção: o aplicativo funciona de forma ideal se você escutar música com fones de ouvido.

Depois de instalar o app, inicie a sua música favorita e abra o aplicativo, cujo símbolo aparecerá na barra de notificações. Ele então surgirá na tela em tamanho médio, permitindo que você ainda veja a interface do seu player de música. O app contém um equalizador bem simples de ser usado. Suas duas janelas permitem a regulação de volume e também ajustes de equalização. O controle de baixo encontra-se no canto inferior esquerdo da janela.

equali
A opção de configuração do baixo (esquerda) e a tela de volume do app (direita). / © ANDROIDPIT

Note que, apesar de melhorar a qualidade do som e reforçar o baixo, esse app também acabou por diminuir o volume máximo do dispositivo de teste, o Xperia Z Ultra.

Música Volume EQ Install on Google Play

Bass Booster

Com um visual mais, digamos, vintage, o Bass Booster ocupa pouco espaço no smartphone e tem um manuseio mais simples. Traz cinco bandas de equalização, 20 presets e o usuário pode optar pela customização manual ou automática, baseada no estilo da música que ele vai ouvir. 

bassboosterapp
Bass Booster: recomendável seu uso apenas com fones de ouvido / © ANDROIDPIT

Um item simpático no app é que é possível optar em como ele vai visualizar o seu layout, podendo escolher entre temas diversos: Vintage, Fogo, Verde, Bollywood, entre outros. Além disso, é possível ampliar a potência do volume do smartphone (Volume Boost) e da voz do usuário ao fazer uma chamada de voz ( Voice Boost). 

Importante: é recomendado que este app seja utilizado somente com fones de ouvido, sob o risco de danificar os alto-falantes dos smartphones. 

Bass Booster Install on Google Play

 Utilize um aplicativo de música melhor

Você também tem a opção de substituir o aplicativo de música pré-instalado do seu dispositivo por um que possua um controle melhor de áudio. Uma boa opção é o Poweramp ou o Equalizer+. Ambos contam com a possibilidade de alterar o som, potencializar o baixo, etc.

O Equalizer+ proporciona um equalizador de cinco bandas, enquanto o Poweramp oferece um equalizador de dez bandas. Acessar as melhores funções custa um pouco mais, mas você não vai se arrepender.

Poweramp
Às vezes tudo o que você precisa é uma aplicativo melhor de música! / © ANDROIDPIT
Poweramp Music Player (Trial) Install on Google Play Equalizer + mp3 Player Volume Install on Google Play

 Faça o Root do seu dispositivo

Claro, se você tiver permissões de root, poderá configurar muitos outros aspectos do contrário inacessíveis no seu dispositivo, incluindo o som (tanto a qualidade quanto o volume). Um dos aplicativos mais populares nesse sentido é o Viper4Android.

Foram feitas diferentes versões de acordo com a sua versão do Android e também do seu equalizador nativo. Todas elas estão disponíveis na Play Store, no site oficial do Viper ou no tópico correspondente do XDA Developers.

Esse aplicativo oferece numerosas possibilidades de configuração. Sua interface é bem detalhada, e algo que me chama a atenção são as abas distintas com as opções de configurar o som separadamente para o caso de fones de ouvido ou para os alto-falantes.

viper4android
As configurações do app para os fones de ouvido (esquerda) e para os alto-falantes (direita). / © ANDROIDPIT

E se você tiver uma ROM baseada no Android 4.3 Jelly Bean, outra boa opção é o DSP Manager, o equalizador do CyanogenMod portado para qualquer ROM. Ele pode ser baixado neste tópico do XDA Developers.

 Use fones de ouvido

A maioria dos alto-falantes de smartphones (exceto os HTC) não são bons suficientes para poder proporcionar uma qualidade de som decente, mesmo utilizando um aplicativo de música bom. Aqui é onde os fones de ouvido podem ajudar (alguns ajustes de som não funcionarão antes de você conectar o fone)

 Potencialize o volume do sistema

Até pouco tempo, só era possível potencializar o volume do sistema Android a partir do do root do aparelho. Mas, agora, já é possível fazer isso sem precisar de permissões de administrador, bastando baixar um bom aplicativo. E uma boa indicação para esta função é o...

Volume Booster

Trata-se de um app que acessa o Android eQualizer e promete ampliar a potência do áudio de 15% a 30%.  O programa consegue otimizar o volume do próprio sistema, das notificações e dos arquivos de mídia, como músicas e vídeos. 

volumebooster
O Volume Booster promete incrementar o volume em até 30% / © ANDROIDPIT

O funcionamento do Volume Booster é simples. Basta instalá-lo e apertar o botão “Boost” para que ele faça a checagem do hardware e faça a otimização das configurações de áudio do smartphone. Se preferir, você pode realizar o processo de forma manual. Apenas uma dica: você perceberá melhor o aumento de qualidade do som com o uso de fones de ouvido. 

Volume Booster Install on Google Play

Você encontrou uma maneira mais efetiva de melhorar a qualidade de som do seu dispositivo? Quais os seus aplicativos preferidos de som? Sou todo ouvidos nos comentários!

Os comentários favoritos dos leitores

223 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi