O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 281 Compartilhado 105 Comentários

Este é o segredo nº. 1 para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa

Passamos a maior parte dos nossos dias conectados à uma rede Wi-Fi. Seja no trabalho ou em casa, para manter o plano de dados e uma transferência maior de conteúdo essa conexão é imprescindível. Mas e quando nem o Wi-Fi salva? Há seis meses, usar o meu plano de dados em casa estava melhor que o Wi-Fi e, depois de algumas tentativas que incluíam até aumentar o valor do contrato, descobri que apenas uma mudança era necessária: trocar o roteador!

Tudo bem, você pode estar esperando por dicas como atualizar o software ou mudar ou roteador de lugar, ou até mesmo usar papel laminado. Contudo, infelizmente tais truques são imediatistas e não resolvem o problema. Assim, a solução mais eficaz é trocar o roteador.

AndroidPIT router wifi 3
O roteador padrão da operadora não é tão bom quanto você imagina / © ANDROIDPIT

Logo que passei a usar internet a cabo, o técnico de instalação me avisou que a companhia de internet não daria o roteador, apenas o modem. Logo, a compra do roteador ficava por minha conta. Lembro-me que na época o técnico ainda havia dito que este era um procedimento padrão entre as companhias e que o motivo disso era a qualidade inferior destes roteadores padrões enviados pela operadora do serviço.

A solução mais eficaz é trocar o roteador

Contudo, a região em que moro hoje não possui suporte para internet a cabo e meu contrato é DSL de até 16Mbit. Quando passei a usar este plano, recebi um roteador da EasyBox 804 que fazia parte do pacote. Na época, coloquei o meu NetGear na gaveta e nem dei muita bola. Acontece que o uso do Wi-Fi passou a ficar impraticável, se conectasse o meu celular e computador, a minha Android TV não fazia o streaming das séries no Netflix e assim por diante.

netflix 1
Essa era a tela do Netflix sempre que o roteador "dava pau" / © ANDROIDPIT

Óbvio que meu primeiro pensamento foi aumentar com urgência o meu plano de internet. Foi quando recebi a notícia de que na rua em que moro, esta é a única cobertura de internet... DSL de até 16Mbit. Sem poder recorrer a um contrato com mais dados, comecei a ficar criativa. Lembrei do meu roteador que não tinha saído nada barato e pensei em tentar usar em conjunto com a EasyBox

Saiba os padrões usados pelos dispositivos que você vai conectar à rede sem fio

Em resumo, estou há seis meses usando o mesmo plano de internet em casa, continuo pagando o mesmo valor, não tenho mais problemas em conectar vários dispositivos à rede ou ficar na mão com o Netflix em finais de semana chuvosos. A troca do roteador solucionou todos os meus problemas.

AndroidPIT router wifi 2
Se o sinal Wi-Fi está ruim, não hesite e troque o roteador / © ANDROIDPIT

O que levar em consideração na hora de comprar um roteador

Padrões

Os roteadores atuais, na sua maioria, são compatíveis com padrões G, N e AC (capaz de transmitir dados até 1.300 Mbps). Modelos mais antigos utilizam os padrões A e B, com uma taxa de transferência menor. Assim, antes de sair por aí procurando um roteador, saiba antes os padrões usados pelos dispositivos que você vai conectar à rede sem fio. Para tanto, consulte o manual do fabricante.

Quantos aparelhos serão conectados à rede sem fio?

Leve em consideração que a maioria dos roteadores suportam um número satisfatório de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, o editor Bruno Salutes, teve um roteador da Motorola e outro da ZTE, mas só com o da D-Link conseguiu um aparelho compatível com o streaming do Chromecast.

Tamanho da casa

Outro item determinado pelos padrões de conexão A, B, G e N é o alcance do sinal do roteador. A maioria dos aparelhos têm o limite de mais de 100 metros, porém paredes e outros obstáculos diminuem o alcance. Neste caso, aconselho usar um repetidor de sinal Wi-Fi.

Quantidade de antenas 

Hoje em dia, os smartphones já vêm com uma tecnologia que amplia a capacidade de recepção dos sinal Wi-Fi. Assim, o recurso MIMO (Multiple Input/Multiple Output) é o responsável por captar o sinal de múltiplas antenas de uma mesma rede para garantir a transferência de dados. Se você possui dispositivos com essa tecnologia, pode ser uma vantagem comprar um roteador sem fio com mais de um antena.

Frequência

A frequência mais comum entre os roteadores é de 2,4 GHz. Isso pode ser um problema se você mora em um prédio que possui muitas redes Wi-Fi. Em média, cada roteador pode trabalhar em 16 canais diferentes mas, se vários roteadores trabalharem no mesmo canal, poderá ocorrer interferência e o sinal da rede será afetado. Para que isso não ocorra recomendo escolher roteadores que usam as frequências: 2,4 GHz e 5 GHz.

Segurança

Na hora de escolher o roteador Wi-Fi, dê preferência para aparelhos que sejam compatíveis com encriptação WPA e WPA2. Para mais informações sobre tais padrões, acesse este link.

Este é o segredo nº. 1 para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa

Sim, você pode atualizar, trocar de lugar ou mudar o canal do roteador, ter certeza de que ninguém está usando a sua rede de forma ilegal ou colocar papel laminado no roteador, no fim das contas a dor de cabeça passa quando você troca de roteador.

Assim, se o sinal do Wi-Fi na sua casa não está bom e você já tentou de tudo, mas nada adiantou, siga meu conselho. Caso você queira tirar a prova dos nove antes de comprar um novo roteador, peça um emprestado para um familiar ou amigo por algumas horas e veja se isso vai mudar a sua experiência com a internet em casa.

E aí, como você resolve consegue melhorar a qualidade do Wi-Fi na sua casa?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo Roberto 3/mar/2016

    Boa noite Igor, o repetidor de sinal é um aparelho que vc conecta na tomada e Ele capta a sua rede wifi e repete (duplica, amplia, estende etc) o sinal para lugares onde o Roteador não consegue aocançar sozinho devido a quantidade de paredes.
    Sendo assim se o roteador fica no ultimo comodo da sua casa vc deve comprat um repetidor e plugar ele em uma tomada que fique no comodo do meio para que Ele capte bem o sinal e o espalhe de maneira eficiente.
    Quanto as melhores marcas, vale o mesmo para qualquer aparelho, pesquise bastante, dê preferência as larcas mais conhecidas (D-link, Tplink e etc), desconfie de valores muito baixos e opte por modelos com melhores avaliações por parte dos usuários.

  • Italo Gonçalves 2/mar/2016

    Por mais artigos com fotos da Camila <3 haha

105 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
281 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi