O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
137 Compartilhados 43 Comentários

Como mudar a fonte padrão do seu Android e customizar ainda mais o seu aparelho

Alterar o estilo da fonte do seu Android pode ser uma tarefa necessária para costumizá-lo, ou apenas para tornar sua experiência de uso com o sistema melhor. Seja qual for o seu motivo, nosso objetivo neste artigo é ajudar você a mudar a tipografia do seu Android através das configurações ou por meio de apps de terceiros.

Trocando a fonte através das configurações do sistema

A maioria dos smartphones com Android permite que os usuários altere o tipo da fonte do sistema, ou sua aparência, sem a necessidade de um aplicativo de terceiro. É claro que por este meio as opções de customização são menores do que aquelas disponíveis num app destinado a isso. A forma como a fonte do sistema pode ser alterada também pode variar de acordo com o fabricante do modelo, mas, geralmente, o caminho é o seguinte: Configurações> Tela> Fonte padrão.

Esse é, por exemplo, o caminho a ser utilizado por usuários de smartphones Samsung, como é o caso da nossa imagem ilustrativa. A interface da marca dispõe de poucas opções, mas é possível baixar novas fontes neste mesmo painel, tocando em "Baixar fontes".

samsung font galaxy apps
A Samsung disponibiliza fontes pré-instalada e novas pela loja Galaxy Apps / © AndroidPIT

O sistema da Samsung direciona o usuário para a loja de aplicativos da empresa, Samsung Apps, para que o mesmo possa escolher sua nova fonte. A maioria das opções são gratuitas, mas existem algumas pagas. Essas opções devem ser semelhantes em smartphones dessa fabricante, mas existem alguns modelos mais básicos da linha Galaxy que não contam com a opção de download.

Trocando a fonte do sistema através de um launcher

Se você quiser ir um pouco além daquilo que é oferecido pelo fabricante do seu dispositivo, como o exemplo que mencionei acima, a alternativa mais viável é instalar um launcher. Você provavelmente já deve ter um lançador favorito com esse recurso, mas, se ainda não tiver, poderá consultar a nossa lista abaixo e escolher a opção que mais lhe agrada:

Nossa opção aqui é o Launcher Action 3, que oferece opções por padrão e também permite que novas fontes sejam instaladas, o que não é possível por opções como o Smart Switch e o Arrow Launcher. Agora, se você quiser ir além do que é oferecido por um launcher, o mais interessante para você pode ser a instalação de um aplicativo específico para o gerenciamento de fontes. Vamos falar sobre eles no tópico abaixo.

fonte action launcher
O Action Launcher vem com fontes pré-instaladas / © AndroidPIT
Action Launcher 3 Install on Google Play

Melhores aplicativos de fontes para Android

A Google Play oferece inúmeros aplicativos que alteram a fonte padrão do sistema. É válido dizer que a maioria precisa de acesso root para funcionar corretamente. Separamos duas opções abaixo:

FontFix

O app FontFix pode ser uma ótima alternativa para quem não utiliza um aparelho da Samsung, por exemplo. É possível pesquisar rapidamente pela fonte desejada, mas é válido dizer que a aplicação dependerá da permissão do seu sistema. Aparelhos como os Galaxy, por exemplo, não terão problemas com esse aplicativo.

Tudo o que você precisará fazer no FontFix é selecionar a fonte desejada, baixá-la e fazer sua instalação. Fontes adicionais podem ser encontradas para download dentro do aplicativo, mas o arquivo de instalação não é transferido pela Play Store, ou seja, você terá que habilitar a opção de "Fontes desconhecidas" para utilizar as fontes baixadas separadamente.

O aplicativo reúne informações úteis para o usuário, como as fontes que já foram instaladas no dispositivos. Também é possível verificar a quantidade de espaço que será ocupada no armazenamento com a instalação e outras informações adicionais.

fontfix fonte android app
FontFix é um aplicativo específico para fontes / © AndroidPIT
FontFix ― Install Free Fonts Install on Google Play

IFont

O IFont é outro aplicativo capaz de mudar a fonte do sistema, mas que dificilmente funcionará em aparelhos não-Galaxy. Para ser honesto com você, muitas marcas bloqueiam a instalação de fontes tipográficas de terceiros no sistema. Fizemos o teste num S7 Edge e tudo funcionou normalmente.

No menu de configurações você poderá selecionar o fabricante do seu aparelho, o que será útil para você descobrir se existe alguma restrição ao aplicativo. No caso do Xperia Z3+, outro aparelho que fizemos o teste, não foi possível instalar uma fonte selecionada sem acesso root no dispositivo. Portanto, esteja atento quanto ao root no seu dispositivo.

Uma das principais vantagens do IFont são os pacotes de idiomas, que baixam fontes específicas para a linguagem selecionada pelo usuário. No caso do inglês, por exemplo, o pacote de fontes não virá com acentuação nas palavras, como é o caso do português (não disponível no app).

iFont(Expert of Fonts) Install on Google Play
ifont app fonte android
O iFont exige root na maioria dos smartphones / © AndroidPIT

Agora, se você não quiser fazer uma mudança tão radical no dispositivo, poderá modificar apenas a fonte de alguns aplicativos de mensagens instantâneas através de códigos, como o WhatsApp, por exemplo. Já pensou em deixar suas conversas mais divertidas usando fontes diferenciadas? Pois bem, o tutorial completa para você experimentar esse recurso está no artigo abaixo:

Você gosta de mudar a fonte do sistema?

Os comentários favoritos dos leitores

43 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi