O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 148 Compartilhado 21 Comentários

Como obter controle sobre os seus aplicativos sem perder tempo

Com o Android temos inúmeras possibilidades, seja de forma nativa, seja através de serviços de terceiros. Usando o aplicativo Glextor é possível obter controle sobre os seus aplicativos de forma simples. Que tal poder mover apps entre categorias e pastas, definir favoritos, encontrar aplicativos de forma rápida, restaurar versões anteriores de aplicativos e mais? Saiba como fazer tudo isso usando apenas um software.

Prós Contras
Função de backup e restauração de aplicativos O aplicativo não aprende com o uso do smartphone, mas com o uso do próprio app
Categorização automática de novos aplicativos Aplicativos escondidos continuam aparecendo no smartphone
Oferece uma visão geral das categorias de aplicativos que você possui no seu smartphone Integração medíocre com o sistema

Como usar o Glextor

O uso do Glextor é bem simples e a reunião de várias funções em apenas um lugar torna o emprego deste aplicativo  bem interessante. Se você é um heavy user do Android, muito provavelmente não irá se surpreender com as funcionalidades do Glextor. Contudo, se você procura uma maneira fácil de categorizar seus aplicativos e ter acesso ao APK de versões anteriores do WhatsApp, por exemplo, pode dar uma chance ao app desenvolvido pela Glextor Inc. 

Antes de tudo, saiba que após lançar o aplicativo pela primeira vez, as categorias listadas serão automaticamente preenchidas com a classificação da Google Play Store. Para otimizar este processo basta clicar no ícone que se parece com uma varinha mágica, presente na barra de ferramentas. Além disso, para selecionar um aplicativo específico no Glextor será necessário um longo clique sobre ele para abrir o menu de contexto (no rodapé do app). Assim, será possível acessar as configurações do aplicativo, movê-lo para outro grupo, adicioná-lo em uma categoria, criar um atalho na área de trabalho, desinstalá-lo e mesmo limpar o cache do mesmo.

glextor app manager teste
A interface de usuário do Glextor é simples e pode ser personalizada. / © ANDROIDPIT

Principais funções do Glextor

Classificação automática de novos aplicativos

Ao instalar um novo app, a categorização dele será automática, com base na classificação da Play Store, claro. Para customizar a sua experiência basta criar seus próprios grupos ou renomear os grupos existentes. E um aplicativo pode pertencer a diferentes grupos simultaneamente.

Minha única crítica aqui é referente ao grupo "recentemente usados", visto que estou usando o aplicativo faz algum tempo e o Glextor reconhece apenas os apps lançados a partir do gerenciador, sem base no uso que faço deles no smartphone.

Backup e restauração

Essa opção é extremamente funcional para quem atualiza aplicativos sem ter a mínima noção sobre a lista de mudanças ou a nova experiência de uso do app. Assim, se você fizer o backup prévio do pacote dos aplicativos que usa com mais frequência, por exemplo, poderá restaurar a versão anterior deles caso não tenha gostado dos recursos ou da interface adicionada com o update. Acesse as configurações do Glextor no menu para personalizar as opções de backup de acordo com as suas necessidades.

Para tanto, selecione o aplicativo pressionando sobre ele longamente, depois clique no menu "mais" no rodapé do app, clique em "Propriedades" e deslize até "APK backups".

Glextor app manager backups
Faça o backup rápido do APK dos seus apps favoritos. / © ANDROIDPIT

Crie atalhos e widgets para seus grupos

Uma das coisas que me chamou a atenção no Glextor foi o fato de ter uma visão geral sobre o tipo de aplicativo que mais possuo no meu celular - é surpreendente o que você pode perceber com isso. Depois de criar um grupo específico, é possível criar um atalho para ele direto na área de trabalho, como uma pasta que você vai cultivando com o tempo. Este recurso é extremamente funcional, especialmente se você é do tipo de usuário que cria atalho para todos os apps, sem organizar os mesmos em pastas.

glextor app manager atalhos
Depois que você cria um grupo é possível usar um atalho para ele na área de trabalho. / © ANDROIDPIT

Acesso rápido às informações do app e limpeza de cache

Caso você comece a usar o Glextor com frequência, logo vai perceber que o acesso rápido às configurações dos aplicativos a partir da tela inicial do app é uma mão na roda para limpeza de cache e informações do app. Este recurso, por exemplo, é uma mão na roda caso o aplicativo em questão esteja apresentando bugs.

glextor informacoes app limpeza cache
Se você usa o Glextor com frequência, vai gostar de saber que o acesso rápido às informações dos apps é possível a partir da barra de ferramentas. / © ANDROIDPIT

Backup e suporte do Glextor

Depois de configurar o Glextor e personalizar o seu próprio lançador (pois o aplicativo funciona praticamente como uma alternativa à gaveta de apps padrão do celular), você não vai querer ter que fazer tudo de novo caso mude de smartphone, certo? Essa é uma sacada muito boa da equipe de desenvolvedores do app, que permite salvar as definições do app e exportá-las para o novo disposto de forma simples.

Baixe o Glextor agora

O Glextor possui as versões grátis e paga na Google Play Store. De acordo com a descrição do aplicativo na loja do Android, o software premium possui recursos extras como o suporte para subcategorias, atualização automática de backups de aplicativos, número ilimitado de aplicativos que podem ser escondidos e não tem publicidade.

Glextor Manager & Organizer Install on Google Play

Aplicativos alternativos: Folder Organizer lite (grátis)Folder Organizer (pago) e File Manager.

E aí, você já conhecia o Glextor? Qual outro app para gerenciamento de aplicativos você indicaria?

Os comentários favoritos dos leitores

21 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi