O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 237 Compartilhado 58 Comentários

Como prolongar o tempo de bateria do seu smartphone

Mesmo com a evolução da capacidade de bateria nos novos smartphones e modos de economia cada vez mais eficientes, a autonomia da energia ainda é um problema para a maioria dos usuários de smartphones. Tudo contribui para que a energia se esgote antes do fim do dia: jogos, email, chat, updates de aplicativos, etc. Com uma série de medidas simples, contudo, você pode prolongar de maneira significativa o tempo de duração da sua bateria.

1. Diminuir o brilho da tela

Essa dica é bastante óbvia, mas não deve ser subestimada: os smartphones atuais têm via de regra uma tela de 5 polegadas ou maior. O display é o principal devorador de bateria do dispositivo, portanto ela irá durar mais se você diminuir seu brilho.

Abra as Configurações e clique em “Tela” ou "Visor". Selecione “Brilho” e desative o brilho automático. Por fim, mova o regulador para a esquerda até o limite de brilho que seja aceitável para você. Isso também pode ser feito a partir do menu de atalhos rápidos.

brilho tela bateria
Diminuindo o brilho da tela / © AndroidPIT

2. Desativar a Wi-Fi

Quando você sai de casa, o smartphone ativa a transferência de dados do seu plano, mas a Wi-Fi continua ativa e procura por redes. Isso consome energia desnecessária. Por isso, é sempre bom desativar a Wi-Fi quando não precisar dela. Para fazê-lo, há duas maneiras:

Baixe a barra de notificações com dois dedos e clique longamente no símbolo de Wi-Fi. Ou então vá até as Configurações, escolha "Wi-Fi" e desligue-o.

wi fi bateria
Desativando a Wi-Fi quando não necessária / © AndroidPIT

3. Desligar o GPS

Se não precisar do sistema de localização do seu smartphone, desligue-o. Muitos aplicativos enviam constantemente a sua localização em segundo plano, o que consome muita bateria.

Você desliga o GPS da seguinte forma: puxe a barra de notificação com dois dedos e clique longamente no símbolo de “Local”, ou vá até as configurações e desligue a opção “Local”. No menu de localização você pode ver que app teve acesso à informação ultimamente.

local bateria
Desativando o GPS / © AndroidPIT

4. Identificar os devoradores de bateria

Nem sempre fica imediatamente claro o motivo pelo qual a bateria em alguns dias se esgota mais rápido do que em outros. O Android oferece uma boa visão geral do consumo de bateria de cada aplicativo e de cada processo. Basta ir às Configurações e selecionar “Bateria”. Lá estarão listados todos os apps campeões de consumo.

Clique num deles para ter mais informações. Entre outras coisas, é possível ver quanto tempo um aplicativo ocupou o processador ou quanto de dados ele recebeu.

Se um app tiver um consumo inusualmente alto, pode ajudar se você limpar o seu cache. Se isso não ajudar, o melhor a fazer é apagar esse aplicativo e buscar outro correspondente que consuma menos energia.

uso bateria
Confira que apps/processos consomem mais a sua bateria / © AndroidPIT

5. Eliminar os papéis de parede animados

Apesar de serem bonitos, os papéis de parede animados podem drenar a energia do seu dispositivo. É melhor usar, portanto, um pano de fundo estático.

6. Limitar a sincronização em segundo plano

Muitos aplicativos e widgets atualizam dados em segundo plano. Aplicativos de clima, por exemplo, buscam informações atualizadas em intervalos regulares. Se esse intervalo for muito curto, a bateria terá de fornecer mais energia. Por isso, a maioria dos aplicativos oferecem a opção de configurar os intervalos de sincronização de dados.

7. Desativar updates automáticos dos aplicativos

Como padrão, a Google Play Store está configurada para fazer o download automático das atualizações de aplicativos. Isso afeta não apenas o volume da transferência de dados, mas também a bateria.

Para desativar updates automáticos, abra as "Configurações da Google Play Store" e clique em “Atualizar aplicativos automaticamente” e ative a opção “Não atualizar aplicativos automaticamente”.

update app play store bateria
Desativando os updates automáticos de aplicativos da Play Store / © AndroidPIT

8. Desativar a 4G

Você tem um smartphone com 4G, mas um plano de apenas 3G? Ou simplesmente não conecta no 4G de jeito nenhum em alguns locais? Então desative a rede rápida nas configurações, para que ela não seja buscada constantemente.

Para isso, abra as "Configurações" e escolha em “Redes sem fio e outras” o ponto “Mais”. Clique em seguida em “Redes móveis” e selecione “3G”.

3g 4g bateria
Desativando a rede 4G / © AndroidPIT

E aí, qual destas dicas você realmente usa no seu smartphone?

 


1. Este artigo foi originalmente escrito por Nico Heister.

2. As capturas de tela foram feitas em um Galaxy S7. Os pontos das configurações podem variar ligeiramente em outras interfaces de usuário.

237 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não posso desligar o celular nem durante a noite, faço plantões.

  • eu só desligo o wifi quando não tenho o celular conectado a uma rede wifi pois quando ele esta conectado nao precisa ficar procurando redes

  • Comprar um nokia tijolao antigo, porque dai a bateria vai ser infinita. se quer duração de bateria compre um nokia dos antigos 5800 e assim vai, agora se quer um celular bom, tem q aguentar essa da bateria e sem desativar nada disso acima.

  • As dicas:
    1
    2
    3
    São ótimas.
    A oitava não tem jeito não, e acho que é o principal devorador.

  • Desligar o aparelho tbm ajuda kkk

  • 9 - Evitar carregar o celular com carregador turbo.

    Sim, eu fiz um teste no meu Moto G4 Plus. Usando um carregador com amperagem e voltagem de saída um pouco menores (5V, 1.6A), meu celular carregou todo em 2h30min, e a autonomia da bateria melhorou muuuuuito, e nem esquentou ao carregar. Imagina a longo prazo, a bateria esquentando horrores pra ter 50% de carga em 30 minutos usando um carregador turbo?

  • Dica: compre um celular com boa capacidade de bateria, tipo o Ulefone Power ou Oukitel K10000, também é valido xD

  • questão vc!!! qual prioridade comprar tel bateria ???? armazenamento??? eu reunir os dois tenho moto max 3900 miliampere... as vezes esqueço carregar... :-)

  • Ou seja: Não desfrute do seu aparelho rsrsrsrs

  • Ontem a noite fiz um teste e recebi que os smartphones de hoje não podem ou não foram feitos para ser desligados a noite. Tinha isso como um hábito em um Moto E (XT1025) que tive e com o novo aparelho, percebi que isso pode vir a prejudicar a vida útil da bateria. Então tenho feito diferente à noite, modo avião e economia de bateria. Pela manhã retorno ao funcionamento normal do aparelho. Vi que a bateria rende muito mais e não sobrecarrega o aparelho num período em que eu não estou usando ele.

  • tem que ter um bom gerenciamento também

  • Nunca deixar a bateria zerar
    Nunca carregar a bateria a cem porcento.
    Fazendo isso vc estica a vida útil da bateria pois um ciclo de carga não será diminuído no ciclo de recargas programadas... obsolescência programada...

    • Nunca deixo a minha bateria zerar para não perder ciclo de carga, mas essa de não deixar carregar 100% não sabia.

    • Tem fundamento essa questão dos 100% mesmo. O meu G3, depois de 2 anos de uso começou a deixar de carregar e ficava em loop infinito (tem alguns em que isso ocorre com 1 ano de uso). Como não achei bateria original, fiz alguns procedimentos indicados por um técnico no Youtube, a fim de retirar um microcomponente que vem dentro da bateria...depois que retirei, voltou a carregar sempre, normalmente. Provavelmente era o "contador" de ciclos completos...a própria obsolência programada!

  • Pagar 1k 2k 3k ou 4k para usar capado...

    É o mesmo que você ter uma Ferrari e andar como uma fusca para "economizar" combustível.

  • Eu sei que a matéria é sobre como fazer a bateria durar ao longo do dia. Mas uma super informação, nunca deixe a bateria zerar, se esgotar por completo, não deixando, a bateria do seu smartphone irá durar por um bom tempo.

  • Na verdade! O que precisamos é de um aparelho com bateria de verdade.

  • Digo compra um celular Top, mas pelo artigo do site usa seu aparelho como os celulares famoso tijolão como Nokia , e usa apenas para ligações , assim sua bateria dura muito Duracell brincadeirinha com fundo de verdade ✔

  • Desativar o 4G... não tem devorador de bateria maior que a rede 4G do Brasil... a falta de antenas faz o aparelho "pingar" o tempo todo procurando uma mais próxima... afff

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi