O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 247 Compartilhado 39 Comentários

Restaurar o padrão de fábrica não é o suficiente para proteger seus dados!

A recuperação de dados em dispositivos móveis é uma constante preocupação entre os usuários, e com razão, pois mesmo depois de apagados, os dados ainda podem ser encontrados através de programas avançados ou mesmo tendo o acesso à raiz do sistema. Agora, dois estudantes da Universidade de Cambridge trazem este assunto à tona mais uma vez ao informar que a restauração dos padrões de fábrica de dispositivos rodando com o SO Android não se mostra efetiva quando o assunto é remover seus dados do dispositivo. Contudo, existe uma forma bem simples de evitar que terceiros tenham acesso às suas informações, confira abaixo.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
3820 participantes

O estudo

O estudo analisou 21 smartphones de segunda mão, de diferentes fabricantes, rodando com Android 2.3 até 4.3. Todos eles foram "limpados" usando o aplicativo nativo do sistema para reset de fábrica. Apesar do processo de restauração dos padrões de fábrica, os pesquisadores conseguiram recuperar o arquivo mestre em 80% dos dispositivos, de onde foi possível sincronizar contatos, email e dados novamente.

Como é de conhecimento dos usuários do Android, para melhorar a usabilidade e a experiência com o celular, a maioria dos aplicativos têm as senhas substituídas e autenticações automáticas no momento das primeiras configurações, uma vez que o usuário entra com a senha. Após essa primeira autenticação com base na senha, os usuários são automaticamente conectados com o arquivo de autenticação, no qual e-mails podem ser recuperados, notificações de calendário baixadas e outros sem a necessidade do usuário atuar de forma ativa para tanto.

redefinir padroes fabrica android
A mensagem que recebemos do sistema é clara: "Todos os seus dados serão apagados do armazenamento do seu aparelho". / © ANDROIDPIT

Esses arquivos são frequentemente armazenados na memória flash não volátil, ou seja, uma espécie de "disco rígido" do smartphone que grava os seus dados de forma permanente para você não perdê-los. A continuação dos mesmos na partição específica sugere que os dados dos usuários permanecerão expostos.

Ainda de acordo com o estudo, as alternativas para tornar o processo de restauração do padrão de fábrica viável são inconvenientes, visto que será preciso o acesso root do dispositivo. Assim, a maioria dos usuários de smartphones acaba ficando de fora. Porém, uma dica simples pode assegurar a privacidade dos seus dados de forma mais efetiva.

Como evitar que seus dados sejam acessados por terceiros

Assim como já publicamos anteriormente aqui no site, para evitar que terceiros recuperem os seus dados, criptografar os dados do telefone a partir do momento em que você começa a usar o aparelho deve solucionar a questão. Para tanto, basta ativar o recursos clicando em Configurações > Segurança > Criptografar telefone. Dessa forma, seus dados, mesmo recuperados, só estarão acessíveis através de uma senha criada por você.

criptografar telefone memoria interna
Ative a "Criptografia do Telefone" e evite que seus dados sejam acessados por terceiros. / © ANDROIDPIT

Caso você nunca tenha optado por criptografar os dados do seu smartphone antes, mas quer vender o aparelho ou passar para um amigo ou familiar, clique no link abaixo para saber como proteger seus dados usando o reset de fábrica:

E aí, na sua opinião, este é um problema que sem solução e todos estamos a mercê de softwares avançados quando o assunto são dados compartilhados em dispositivos móveis ou o Android pode e deve oferecer um opção mais simples e segura de proteção das informações dos usuários?

39 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho que pra apagar tudo de vez, só destruindo o aparelho mesmo. Mas em caso de roubo ou venda do aparelho usado, nada vai impedir que recuperem algum dado, é só uma questão do quanto vão tentar.

  • Bom dia!
    Excelente matéria sobre proteção de dados. Muito bem Androidpit! Parabens!

  • na minha humilde opinião, creio q não importa quão seguro seja o sistema, sempre darão um jeito de burlá-lo, inclusive recuperando arquivos apagados (mesmo após um hard reset). se eu não me engano, tem inclusive empresas especializadas em recuperação de arquivos, inclusive de HDs formatados.

    desculpa se eu fugi um pouco do tema, mas é apenas minha opinião.

  • Já no Nexus 6, só consegue formatar se souber a senha do Gmail que foi cadastrado na ativação.

  • Assustador é saber que quase 100% dos usuários desconhece isso.

  • Isto é uma característica de qualquer OS .

    • O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO OS.

    • Característica da memória flash.

    • discordo de vc, Danilo. o problema está no OS sim. quem faz o controle do sistema de arquivos é o OS. Todo meio de armazenamento trabalha da mesma forma. os dados são gravados e endereçados. os sistemas operacionais, quando se apaga um dado, para economizar tempo simplesmente apaga o endereçamento deste dado, sendo assim o dado não poderia mais ser encontrado, mas isto não é verdade, já que o dado está lá. é só fazer uma busca sequencial e conhecer estruturas de arquivos para encontra-lo novamente, tanto que se vc pesquisar, existem dezenas e talvez centenas de programas que se propõe a isto, inclusive muitos gratuitos. A solução para isto existe. basta fazer um FILLZERO, isto é, alguns programas percorrem byte a byte o dispositivo de armazenamento (HD, memoria flash, qq um) e preenche-o com ZEROS todo o espaço que não estiver devidamente endereçado, sendo assim, o dado em é totalmente destruído e impossivel de ser restaurado, mas é um processo relativamente demorado. digo relativo pq se o objetivo é limpar o dispositivo para vende-lo, por exemplo, compensaria o tempo.

  • Os aparelhos da Sony tem esse problema tive o z1 e o z ultra e ambos após o reset, após configurados os dados iniciais, todas as minhas fotos estavam lá presentes... No z1 que peguei usado, consegui ver todas as fotos do antigo dono.

  • Memória flash guarda vestígios sendo necessário duas formatações para realmente apagar os dados e arquivos. É desse jeito com cartões SD e não seria diferente com as participações internas. Uso sempre este detalhe para recuperar arquivos e dados formatados acidentalmente.

  • Alguém sabe como eu consigo recuperar alguns desses dados? Pois restaurei o celular da minha mãe (esqueci que ela não usa a nuvem), e ela perdeu todas as fotos de uma viagem nossa. Hehehehehe

  • Eu criptografo formato, criptografo e formato de novo, fora que todos meus emails, contas de backups e afins contam com autentificação, então mesmo que por acaso, pelas forças de odin meu aparelho vá parar nas mãos de alguém que entenda o básico dessa exploração acima, ter as senhas não serviriam de muita coisa por si só.

    • E reinstalar a ROM, Fazer Wipe System e etc, isso funciona ou dá no mesmo? Sempre tive essa dúvida, realmente ate que ponto conseguimos apagar esses dados presentes na memória flash?

Mostrar todos os comentários
247 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi