O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
980 Compartilhados 234 Comentários

Oito dicas para você recarregar seu celular Android mais rápido

Só existe uma coisa pior do que um smartphone sem bateria: um smartphone sem bateria que demora a recarregar! Isso certamente já aconteceu com muitos de nós. Ampliamos nosso tutorial de dicas adicionando três novos segredos que vão ajudar no carregamento do seu Android. Essas novas dicas são as de número: 1, 2, e 3. Confira todas a seguir.

1 - Usando portas USB

O contra

As portas USB não são conhecidas pela agilidade no carregamento de smartphones, visto que esse padrão oferece uma carga de apenas 0,5 ampere. Só para efeito de comparação, uma tomada convencional que acompanha o aparelho na caixa transmite uma carga média de 1 ampere.

Se você não tiver muitas alternativas ao seu redor, opte em usar ao menos uma porta USB no padrão 3.0, que transmite aproximadamente 0,9 ampere. Esse padrão de conexão possui a porta azul, ao contrário do tradicional 2.0 que, geralmente, podem ser identificados nas cores preta e branca.

A solução

É possível otimizar as portas USB de um PC utilizando um software da Asus. Diferente do sistema OSX, da Apple, o Windows para computadores controla a liberação de corrente elétrica que é enviada para as portas USB, fazendo com que essa carga seja mais baixa.

O Ai Charger é um utilitário desenvolvido pela ASUS que consegue forçar o computador a liberar uma corrente elétrica maior. Assim, caso você as portas USB sejam a sua melhor alternativa, procure considerar a instalação deste utilitário em seu computador.

A página do Ai Charger informa que o mesmo é compatível apenas com dispositivos Apple, no entanto, utilizei o software com meu Xperia por um bom tempo e funcionou da mesma maneira. O Ai Charger é gratuito e pode ser instalado em qualquer computador com Windows através desta página.

android usb smartphone pc 2
As portas USB carregam os smartphones mais lentamente / © ANDROIDPIT

2 - Use o carregador de um tablet

Carregadores de tablets oferecem uma carga elétrica ligeiramente melhor do que o carregador convencional que acompanha os smartphones. O carregador de um tablet possui pouco mais de 2 amperes de energia. Mesmo com essa amperagem maior o carregador do tablet não traz danos a bateria smartphone.

3 - Feche aplicativos do multitarefa

Ao colocar um aparelho para carregar procure fechar os processos em andamento no multitarefa. Os apps executados em segundo plano conseguem um nível significativo de bateria e podem interferir na velocidade de carregamento do smartphone. Na dúvida, feche todos os aplicativos abertos no multitarefa do seu Android.

AndroidPIT Nexus 6 Android 6 0 Marshmallow review 47
Encerre aplicativos do multitarefa e faça seu Android carregar mais rápido / © ANDROIDPIT

4 - Não use fontes paralelas

Em primeiro lugar, o básico: quase todos sabem que recarregar o dispositivo no computador ou laptop é um processo bem mais lento do que recarregar na tomada. Além disso, use sempre o carregador que veio com o seu smartphone ou um substituto equivalente. Comprar um carregador pirata muito barato pode sair mais caro no final.

5 - Use o modo avião

Ative o modo avião no seu dispositivo para acelerar o carregamento. Na maioria dos aparelhos, ele é acessado com um toque longo no botão de energia ou puxando a barra de configurações rápidas com dois dedos do alto da tela para baixo. O modo avião bloqueia as conexões sem fio do dispositivo, e portanto você não poderá receber ligações, mensagens, acesso à internet, etc. Apesar dessa desvantagem, o dispositivo irá se recarregar mais rapidamente.

6 - Desligue o celular completamente

Por outro lado, se não precisar de nenhuma função do smartphone, é melhor desligá-lo completamente enquanto ele estiver na tomada. Dessa forma, a bateria não será gasta com ligações recebidas, vibração, notificações ou updates e processos em segundo plano.

7 - Desative funções desnecessárias

Confira se há alguma função desnecessária ligada, como o Bluetooth, GPS, Wi-Fi, NFC, etc. Feche todos os apps e pare todas as atualizações ou backups automáticos da Google Play Store. A economia será pequena, mas pode fazer a diferença se você estiver com pressa. Além disso, tudo pode ser restaurado ao estado anterior depois que o dispositivo tiver recarregado o suficiente.

AndroidPIT Nexus 6 Android 6 0 Marshmallow review 10
Desative funções do Android para carregar a bateria mais rapidamente / © ANDROIDPIT

8 - Não encoste!

Se você precisa que o telefone esteja ligado, e não puder ativar o modo avião por estar esperando uma ligação, resista à tentação de conferi-lo a cada trinta segundos. A tela é a maior devoradora de energia do aparelho. Ative-a o menos possível para que a bateria se recarregue sem grandes gastos.

 Você conhece outras dicas para acelerar o processo de carregamento do seu Android? Quero saber todas!

Os comentários favoritos dos leitores

234 Comentários

Escreva um comentário:
  • Resumindo o q alguns comentários bons citaram, cabo USB Deve ser sempre de qualidade, nada de cabos achatados, muito longos, com conectores meia sola. NUNCA carregadores alternativos. Sobre carregar na USB, há computadores e computadores, se o PC for bom, reunir boa placa mãe e boa fonte ok, energia estável, caso não, sempre haverá algum tipo de risco ou desempenho inadequado. Para saber se o PC é bom é fácil, se foi adquirido na loja fatality é 101%, senão veja o q pagou na fonte, fonte barata custa 50, fonte boa começa em 250. Sobre o Aí Charge. ATÉ onde sei é um recurso que só funciona em uma única saída USB3.0 de alguns modelos de Motherboard da própria Asus. Talvez tenham liberado mas tem q ver se não é efeito placebo.

  • Faltou falar para usar um Carregador Turbo.

  • Esse da Asus não sabia , vou testar e talvez escreva sobre :D

  • Eu peno com a bateria do meu x2 :/

  • sobre carregar o celular em PC: há pouco tempo atrás eu li uma matéria que não é recomendável carregar o aparelho em PC, pelo fato de que existe grande oscilação de energia, o que pode ocasionar em um aparelho viciado, além de não carregar rápido nunca. O melhor sempre será carregar com o carregar original e nunca deixar o aparelho descarregar completamente, muito menos esquecer ele conectado eternamente. O ideal é sempre fazer cargas menores, deixando a bateria entre 50 e 90%.

    • discordo, discordo e concordo! Não há oscilação na corrente das portas USB do PC. É mais fácil ocorrer quando conectado a uma tomada convencional. Os aparelhos modernos não sofrem do famoso "vício" em suas baterias Li-ion. Evitar a bateria zerar é recomendável mesmo, pois os ciclos de carga da li-ion são considerados quando a bateria carrega de 0 a 100, ou seja, evitando que ela zere você estará economizando alguns ciclos...

  • o danado que esqueço que deixo o celular carregando e passa quase a noite toda..

  • Quer q seu celular demore a descarregar?? Use apenas para fazer e receber ligações.

  • Se o fabricante do celular mandar carregar apenas com carregadores originais da marca.então é balela dos fabricantes??

  • ou usa um carregador turbo kkkkkk

  • De fato, quanto maior a amperagem, mais rápido será o carregamento. Já chegou a hora de termos carregadores ou fontes mais inteligentes, que possa carregar o aparelho em no máximo 30 minutos por exemplo. Ainda estamos longe, mas um dia chegaremos lá.

    • Já ouviu falar em carregamento turbo? Meu Moto X 2014 carrega cerca de 40℅ em 15 min. Portanto, essa "tecnologia" que está longe, da qual você fala, está na verdade já presente, você que é um desinformado e fica falando asneira!

      • Conheço carregamento turbo, e quanto melhor a tecnologia todos saem ganhando não acha?

        Antes de falar besteira, aprenda a respeitar a opinião alheia, interpretar texto, seja mais educado no trato com as pessoas, não é chamando um colega de desinformado, pois aqui, as pessoas entendem muito bem do assunto, só em tecnologia, tenho 25 anos, e dei a minha opinião sobre ter um carregamento mais rápido, afinal, na vida corrida que temos, aeroportos, viagens, em geral, um carregamento rápido e mais eficiente, agiliza a vida de todos nós!

      • Blza Vinicius,

        A tecnologia de carga está sendo testada em laboratório já. Ainda não está totalmente definido mas existe já em teste baterias para smartphones com duração de 2 semanas! Li sobre essa materia no clube do hardware, inclusive. Dá uma conferida lá, você vai curtir. Sobre o comentário infeliz do colega aí, ignore que é melhor, rs.

  • Eu carrego meu celular com o carregador do meu antigo tablet Samsung tab2 carrega muito rápido

    • Fonte de tablet, realmente são boas, já ajuda bastante. Ruim, é ver a preguiça das fabricantes e colocar fontes ainda de 1 ampere ou menos de brinde.

    • Não esqueça de se atentar à voltagem. Alguns celulares usam 4.7V, e alguns tabletas ficam acima dos 5.3... Isso pode danificar sua bateria!

  • Eu desligo e pronto ..
    carregador turbo detectado, 98% de carga em 25/30 mnts.
    Boa noite, galera!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi