O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
359 Compartilhados 37 Comentários

Como recuperar fotos apagadas do seu smartphone Android

Hoje em dia, existem dezenas de serviços de armazenamento de imagens e de backups de dados no mercado. Agora, o que fazer caso você não possua uma cópia de segurança e tenha apagado uma foto do seu smartphone sem querer? Não se desespere. Abaixo, nós te mostraremos como recuperar fotos apagadas do seu Android seja ele rooteado ou não.

Pegue um atalho para o que te interessa

Antes de mais nada, se quiser saber como realizar um  backup de todos os dados do seu dispositivo, o momento é esse. Tarde demais? Ok, sem crise.  

Como recuperar fotos apagadas do seu Android sem root

DiskDigger

O DiskDigger, possui uma interface bem simples e permite escanear o aparelho sem a necessidade de root. Nas configurações do aplicativo, ainda é possível selecionar filtros para a busca, como tamanho do arquivo ou a data em que ele foi apagado.

diskdigger
Recupere fotos apagadas em 3 passos / © ANDROIDPIT 

Depois de encontrar a foto selecionada, basta clicar em “Recuperar” na parte superior do app e escolher se pretende salvar o arquivo em uma pasta predeterminada ou ainda diretamente em serviços de armazenamento na nuvem como o Dropbox ou Google Drive.

O DiskDigger ainda possui opções mais avançadas para aparelhos com acesso root e também tem uma versão paga, com mais recursos. Mas nós testamos a versão gratuita e ela funciona muita bem. 

E importante: não se deixe levar pelo nome que aparece no botão de download abaixo. Nós o testamos e ele funciona mesmo em aparelhos sem root.

DiskDigger recuperação fotos Install on Google Play

Photo Recovery

Outro aplicativo que também é capaz de recuperar imagens apagadas mesmo sem ter acesso root no aparelho é o Photo Recovery, que possui uma interface bem simples e sem muitas opções. Você basicamente escolhe entre duas opções de algorítimo, sendo que o primeiro deles faz uma busca mais superficial, enquanto a segunda opção promete encontrar mais resultados.

photo recobery
Photo Recovery também funciona sem root, mas não tem tantas opções de busca / © ANDROIDPIT

Depois de clicar na opção selecionada o app inicia a recuperação de todo o conteúdo encontrado, que depois é salvo em uma pasta chamada ALL_RECOVERED_PHOTO1, que pode ser acessada pelo gerenciador de arquivos de sua preferência. Então, basta torcer para encontrar a foto desejada, e depois é só apagar o restante.

Photo Recovery Install on Google Play

Dumpster

O Dumpster não é exatamente um aplicativo para recuperar fotos já deletadas, mas ele funciona quase como um backup . Para usá-lo, não há a necessidade de ter um dispositivo rooteado.

Você deve tê-lo instalado antes de qualquer acidente acontecer e se, por um acaso, você deletar uma fotografia por engano, ela estará salva no aplicativo.

dumpster
O Dumpster funciona como um backup de fotos / © ANDROIDPIT

Como recuperar fotos apagadas do seu Android com root

Se você possui acesso root em seu aparelho o leque de aplicativos disponíveis aumenta bastante. Dois dos mais indicados são o Dr. Fone e o Undelete for Root Users.

Dr. Fone  

O Dr. Fone permite a escolha do formato da imagem que será buscada e também a restauração direta para o Dropbox ou Google Drive. Você pode fazer o processo diretamente pelo aplicativo ou pelo computador.

Pelo aplicativo

Realizar o procedimento pelo aplicativo tarefa é fácil, mas o processo será executado todo em inglês. Veja abaixo o passo-a-passo:

  • Basta entrar no app e escolher o tipo de arquivo que deseja recuperar;
  • Clique em Photos and Videos Recovery para recuperar imagens;
  • Escolha o formato em que deseja recuperar a imagem;
dr phone
Se você tem acesso root, o Dr. Fone é ideal para recuperar fotos apagadas / © ANDROIDPIT
  • O aplicativo detectará se o acesso ao Root está ativado. Só então será possível seguir. 
  • Clique em Allow na segunda etapa
  • Logo escolha em qual tipo de armazenamento deseja buscar o arquivo e inicie a verificação.

Agora é só torcer para encontrar a imagem que você deseja.

Pelo Computador

A primeira coisa a se fazer ao "perder" as fotos é desligar a sua conexão com a internet (3G, 4G ou Wi-Fi), ou o aparelho por completo, já que os dados desaparecerão permanentemente da memória Flash somente quando forem substituídos por novos. Se esta substituição não ocorrer, será fácil de encontrar as fotos apagadas.

  • Baixe, instale e inicie o Wondershare Dr. Fone para Android
  • Conecte seu dispositivo com o computador e ative a Depuração USB nas opções de desenvolvedor. Para ter acesso as opções de desenvolvedor vá em Configurações > Sobre o telefone > clique sete vezes sobre o Número da versão;
  • Assim que conectado com o Dr.Fone, você poderá selecionar as opções que desejar dentro de uma serie de formatos de dados;
  • No próximo passo é possível escolher entre todas as imagens ou somente imagens deletadas;
  • Agora o programa irá analisar o seu dispositivo e reiniciá-lo algumas vezes;
  • Quando ao processo de analise terminar, todas as suas fotos aparecerão. Escolha as que deseja recuperar e clique em Restaurar.
Dr.Fone - Recover deleted data Install on Google Play

Outros apps que você pode experimentar

Undeleter Recover Files & Data

O Undeleter funciona para aparelhos com acesso Root e busca uma gama maior de arquivos, incluindo os de áudio e  vídeo. O aplicativo é gratuito e muito fácil de usar.

Undeleter for Roor Users Install on Google Play

GT Recovery

Com opções ainda mais avançadas,  o GT Recovery realiza  buscas de imagens, mensagens SMS, contados, senhas de WiFi, histórico de chamadas e dados do WhatsApp. A interface do GT Recovery é bem trabalhada e intuitiva, mas só faz buscas se seu aparelho tiver acesso root liberado.

GT Recovery -Restaurar,Foto,SD Install on Google Play

Em todos os casos o sucesso da busca dependerá de quanto tempo o arquivo foi apagado e quanto a memória de seu aparelho foi usada desde que você apagou a foto ou arquivo que pretende recuperar.

Como recuperar fotos apagadas do Cartão microSD

Se suas fotos estão no cartão microSD, você deu sorte. É muito mais fácil encontrar fotos apagadas neste tipo de memória do que no armazenamento interno do seu dispositivo. Para começar, retire o cartão microSD do seu aparelho e conecte-o a um computador.

androidpit sd cards
Alguns modelos de cartões SD precisam de senha para iniciar a recuperação pelo software da empresa / © ANDROIDPIT

Alguns modelos de cartões microSD da Sandisk e da Lexar tem um código de ativação para o software de recuperação de dados. Para a Sandisk são os modelos Extrem e Extreme-PRO (não os Extrem-PLUS), que vem equipados com um código para o RescuePRO. Para a Lexar, são os cartões da série Professional que vem com um código para o  Image Rescue.

Nós já te ensinamos a recuperar os dados e fotos do seu cartão microSD aqui

E você, conhece algum outro aplicativo para a recuperação de dados apagados?

37 Comentários

Escreva um comentário:
  • Me parece que eles só recuperam as miniaturas das fotos que ficam na pasta thumbnails....duvido que alguém aqui conseguiu recuperar na qualidade original das fotos...alguém? ??

    • Sei que meu comentário tá atrasado, mas enfim : certa vez eu deletei sem querer um álbum inteiro com umas 60 imagens ;rapidamente eu baixei o DiskDigger e botei ele pra escanear, depois de 5 minutos o app encontrou todas as fotos que eu queria recuperar (encontrou até umas imagens que eu já tinha apagado há meses), então cliquei em recuperar e em 1 minutinho minhas fotos tinham voltado ao lugar delas, e a maioria das fotos estava na qualidade original, só algumas ficaram em baixa resolução.

  • Comigo aconteceu o msm recuperei a ft q mnh irmA excluiu mas quando fui ver a qualidade mt ruim , precisava dessas fts alguem sabe um q a qualidade fiqe boa ja tentei mts

  • Oi, baixei o DiskDigger para o celular e consegui recuperar várias fotos que foram apagadas, mas sem a qualidade original. Aliás, a resolução dos arquivos é muito inferior. E não recuperou vídeos. Existe algum aplicativo que recupere arquivos apagados sem que haja perda da qualidade?

  • nunca consegui um quando precisei sempre os apps não encontravam o que eu queria

  • Olha eu do contra... kkkk
    Será que há algum aplicativo que apague definitivamente fotos e vídeos? O:-)
    Obrigado.

  • Ainda não precisei recuperar fotos pois armazeno tudo na nuvem e/ou HD externo, não deixo nada no aparelho ou deixo apenas uma cópia. Mas as dicas são muito úteis, vou salvar no Pocket porque nunca se sabe.

  • Legal essas dicas.

  • Ótimas opções,sendo em particular o Dr.Fone que irei testar.

  • apps "Milagrosos" q só funcionas 1 vez a cada 100 anos!!!

  • bacana mas eu passo tudo pro PC e apago do smart

  • vários nudes ressurgindo né ! kkk

  • Precisei uma vez recuperar fotos e usei o DiskDigger. Salvei todas as fotos que dava como perdidas.

  • 32

    Acabei de baixar e testar o DiskDigger e o Photo Recovery. O primeiro funcionou perfeitamente, consegui recuperar 3 fotos e ele achou quase mais de 400 fotos apagadas. Já o Photo Recovery não mostrou foto alguma, nem utilizando o método 1 nem o método 2.

  • O artigo foi atualizado com novos aplicativos, mais instruções de uso e dicas para recuperar fotos do cartão microSD. Os comentários abaixo podem fazer referência ao conteúdo anterior.

  • Eu prefiro utilizar o Recover pelo pc, só plugar o celular nele, ou o pendriver, ou outro dispositivo que você queira recuperar não só fotos como outros arquivos.

  • todos esses sao umas bostas, so recuperam fotos que foram apagadas depois que o aplicativo foi instalado, eu ja fiz o teste com uma porrada de apps que dizem recuperar arquivos, e nenhum recuperou as fotos apagadas antes de instalar o app.

    • Acredito que não seja assim, colega. Instalei o Dr Fone e o DiskDigger, ambos recuperaram fotos tiradas antes de ter formatado o celular, várias vezes. Inclusive o DiskDigger, me trouxe de volta fotos que tirei no dia em que comprei o smartphone, há quase dois anos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi