O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 359 Compartilhado 38 Comentários

Como recuperar fotos apagadas do seu smartphone Android

Hoje em dia, existem dezenas de serviços de armazenamento de imagens e de backups de dados no mercado. Agora, o que fazer caso você não possua uma cópia de segurança e tenha apagado uma foto do seu smartphone sem querer? Não se desespere. Abaixo, nós te mostraremos como recuperar fotos apagadas do seu Android seja ele rooteado ou não.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
2820 participantes

Pegue um atalho para o que te interessa

Antes de mais nada, se quiser saber como realizar um  backup de todos os dados do seu dispositivo, o momento é esse. Tarde demais? Ok, sem crise.  

Como recuperar fotos apagadas do seu Android sem root

DiskDigger

O DiskDigger, possui uma interface bem simples e permite escanear o aparelho sem a necessidade de root. Nas configurações do aplicativo, ainda é possível selecionar filtros para a busca, como tamanho do arquivo ou a data em que ele foi apagado.

diskdigger
Recupere fotos apagadas em 3 passos / © ANDROIDPIT 

Depois de encontrar a foto selecionada, basta clicar em “Recuperar” na parte superior do app e escolher se pretende salvar o arquivo em uma pasta predeterminada ou ainda diretamente em serviços de armazenamento na nuvem como o Dropbox ou Google Drive.

O DiskDigger ainda possui opções mais avançadas para aparelhos com acesso root e também tem uma versão paga, com mais recursos. Mas nós testamos a versão gratuita e ela funciona muita bem. 

E importante: não se deixe levar pelo nome que aparece no botão de download abaixo. Nós o testamos e ele funciona mesmo em aparelhos sem root.

DiskDigger recuperação fotos Install on Google Play

Photo Recovery

Outro aplicativo que também é capaz de recuperar imagens apagadas mesmo sem ter acesso root no aparelho é o Photo Recovery, que possui uma interface bem simples e sem muitas opções. Você basicamente escolhe entre duas opções de algorítimo, sendo que o primeiro deles faz uma busca mais superficial, enquanto a segunda opção promete encontrar mais resultados.

photo recobery
Photo Recovery também funciona sem root, mas não tem tantas opções de busca / © ANDROIDPIT

Depois de clicar na opção selecionada o app inicia a recuperação de todo o conteúdo encontrado, que depois é salvo em uma pasta chamada ALL_RECOVERED_PHOTO1, que pode ser acessada pelo gerenciador de arquivos de sua preferência. Então, basta torcer para encontrar a foto desejada, e depois é só apagar o restante.

Photo Recovery Install on Google Play

Dumpster

O Dumpster não é exatamente um aplicativo para recuperar fotos já deletadas, mas ele funciona quase como um backup . Para usá-lo, não há a necessidade de ter um dispositivo rooteado.

Você deve tê-lo instalado antes de qualquer acidente acontecer e se, por um acaso, você deletar uma fotografia por engano, ela estará salva no aplicativo.

dumpster
O Dumpster funciona como um backup de fotos / © ANDROIDPIT

Como recuperar fotos apagadas do seu Android com root

Se você possui acesso root em seu aparelho o leque de aplicativos disponíveis aumenta bastante. Dois dos mais indicados são o Dr. Fone e o Undelete for Root Users.

Dr. Fone  

O Dr. Fone permite a escolha do formato da imagem que será buscada e também a restauração direta para o Dropbox ou Google Drive. Você pode fazer o processo diretamente pelo aplicativo ou pelo computador.

Pelo aplicativo

Realizar o procedimento pelo aplicativo tarefa é fácil, mas o processo será executado todo em inglês. Veja abaixo o passo-a-passo:

  • Basta entrar no app e escolher o tipo de arquivo que deseja recuperar;
  • Clique em Photos and Videos Recovery para recuperar imagens;
  • Escolha o formato em que deseja recuperar a imagem;
dr phone
Se você tem acesso root, o Dr. Fone é ideal para recuperar fotos apagadas / © ANDROIDPIT
  • O aplicativo detectará se o acesso ao Root está ativado. Só então será possível seguir. 
  • Clique em Allow na segunda etapa
  • Logo escolha em qual tipo de armazenamento deseja buscar o arquivo e inicie a verificação.

Agora é só torcer para encontrar a imagem que você deseja.

Pelo Computador

A primeira coisa a se fazer ao "perder" as fotos é desligar a sua conexão com a internet (3G, 4G ou Wi-Fi), ou o aparelho por completo, já que os dados desaparecerão permanentemente da memória Flash somente quando forem substituídos por novos. Se esta substituição não ocorrer, será fácil de encontrar as fotos apagadas.

  • Baixe, instale e inicie o Wondershare Dr. Fone para Android
  • Conecte seu dispositivo com o computador e ative a Depuração USB nas opções de desenvolvedor. Para ter acesso as opções de desenvolvedor vá em Configurações > Sobre o telefone > clique sete vezes sobre o Número da versão;
  • Assim que conectado com o Dr.Fone, você poderá selecionar as opções que desejar dentro de uma serie de formatos de dados;
  • No próximo passo é possível escolher entre todas as imagens ou somente imagens deletadas;
  • Agora o programa irá analisar o seu dispositivo e reiniciá-lo algumas vezes;
  • Quando ao processo de analise terminar, todas as suas fotos aparecerão. Escolha as que deseja recuperar e clique em Restaurar.
Dr.Fone - Recover deleted data Install on Google Play

Outros apps que você pode experimentar

Undeleter Recover Files & Data

O Undeleter funciona para aparelhos com acesso Root e busca uma gama maior de arquivos, incluindo os de áudio e  vídeo. O aplicativo é gratuito e muito fácil de usar.

Undeleter Recuperação de Dados Install on Google Play

GT Recovery

Com opções ainda mais avançadas,  o GT Recovery realiza  buscas de imagens, mensagens SMS, contados, senhas de WiFi, histórico de chamadas e dados do WhatsApp. A interface do GT Recovery é bem trabalhada e intuitiva, mas só faz buscas se seu aparelho tiver acesso root liberado.

GT Recovery -Restaurar,Foto,SD Install on Google Play

Em todos os casos o sucesso da busca dependerá de quanto tempo o arquivo foi apagado e quanto a memória de seu aparelho foi usada desde que você apagou a foto ou arquivo que pretende recuperar.

Como recuperar fotos apagadas do Cartão microSD

Se suas fotos estão no cartão microSD, você deu sorte. É muito mais fácil encontrar fotos apagadas neste tipo de memória do que no armazenamento interno do seu dispositivo. Para começar, retire o cartão microSD do seu aparelho e conecte-o a um computador.

androidpit sd cards
Alguns modelos de cartões SD precisam de senha para iniciar a recuperação pelo software da empresa / © ANDROIDPIT

Alguns modelos de cartões microSD da Sandisk e da Lexar tem um código de ativação para o software de recuperação de dados. Para a Sandisk são os modelos Extrem e Extreme-PRO (não os Extrem-PLUS), que vem equipados com um código para o RescuePRO. Para a Lexar, são os cartões da série Professional que vem com um código para o  Image Rescue.

Nós já te ensinamos a recuperar os dados e fotos do seu cartão microSD aqui

E você, conhece algum outro aplicativo para a recuperação de dados apagados?

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
359 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi