O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
421 Compartilhados 81 Comentários

Como instalar e rodar o Android em um computador

Apesar do Android ser um sistema operacional desenhado para dispositivos móveis, há muitas iniciativas para levar o sistema operacional do Google aos computadores. Acredito que a facilidade do sistema e o grande universo de aplicativos faz com que muitos encontrem nele uma plataforma de trabalho muito cômoda. Por isso, resolvi listar aqui algumas das alternativas disponíveis para instalar e rodar o Android no seu PC.

Android 7.0 Nougat (Beta) com Android-x86

O Android-x86 é uma iniciativa de código aberto para levar o Android a dispositivos com processadores x86, e não ARM como nossos smartphones. Este projeto pega o código fonte do Android e o adapta para o PC. O projeto Android-x86 ofereceu suporte, no final de agosto, ao Android 7.0 Nougat, a última versão do sistema operacional do Google.

O projeto ainda tem alguns bugs, pois ainda se trata de uma versão Beta. Contudo, já é possível testar o Android Nougat no seu computador muito antes dele chegar ao seu smartphone. O problema principal encontrado em nossos teste foi a conexão Wi-Fi, por isso não consegui baixar aplicativos no meu PC.

AndroidPIT install android pc 7664
Android Nougat em um PC / © AndroidPIT

Como instalar o Android-x86 baseado no Android 7.0 Nougat no PC usando um dispositivo USB

  • Use uma memória USB com uma capacidade para pelo menos 2GB, formatada em FAT-32;
  • Baixe a imagem do Android-X86 baseado no Android 7.0 Nougat: nougatx8620160902.iso.bz2;
  • Descomprima o arquivo com o 7zip, ou outro programa de sua preferência;
  • Abra o programa Rufus. O programa detectará o USB conctado, selecione "Imagem ISO" e clique no botão ao lado para buscar a imagem da pasta que você acabou de descomprimir;
  • Agora, clique em "começar" para flashear o Android x86 a partir da memória USB;
  • Assim que o processo terminar, reinicie o computador;
  • Ao ligar o PC novamente, entre na Bios ou UEFI e selecione o boot do USB para rodar o Android da memória USB.
AndroidPIT rufus android pc
Flasheando o Android Nougat com o Rufus / © AndroidPIT

Prós e contras de se usar o Android-x86 baseado no Android 7.0 Nougat

Como mencionei antes, não consegui me conectar à internet, mas ainda assim é possível testar a maioria das funções e novidades do Android 7.0 Nougat, como a barra de acessos rápidos e a tela dividida. Esta é uma versão Beta do sistema e ainda não permite uma experiência de trabalho muito produtiva nesta altura do projeto.

Logo, para usufruir de uma experiência verdadeira com o Android no computador, recomendo que você tente o Remix OS com Android 6.0 Marshmallow, que é gratuito.

AndroidPIT install android pc 7674
Tela dividida em duas janelas com o Android-x86 Nougat / © AndroidPIT

Android 6.0 Marshmallow (Estável) no PC com o Remix OS

O Remix OS é um sistema operacional baseado no Android e foi apresentado em janeiro de 2016. O SO permite usar as novidades do Android em computadores, e foi otimizado para ser mais rápido e oferecer uma melhor performance em computadores. Afinal, é versão otimizada do Android para computadores e torna o uso do PC mais fácil. Você pode saber mais sobre o projeto aqui.

O sistema operacional pode ser baixado gratuitamente e está disponível para 32 e 64bits. A instalação é muito fácil.

AndroidPIT install android pc 7685
Uma área de trabalho Android muito produtiva / © AndroidPIT

Como instalar o Remix OS baseado no Android 6.0 Marshmallow no PC usando um dispositivo USB

  • Use uma memória USB com uma capacidade de pelo menos 8GB, formatada em FAT-32. Também é possível baixar o sistema em uma partição do disco do seu PC;
  • Baixe a imagem do Remix OS adequada para o processador do seu PC, 32bits ou 64bits;
  • Descomprima o arquivo que você acabou de baixar com o 7zip, ou outro programa da sua preferência;
  • Dentro da pasta descomprimida encontramos instruções (em inglês), um arquivo md5sum para comprovar que a imagem está intacta, a imagem com o sistema na extensão .iso e um arquivo de executável de instalação;
  • Conecte a memória USB no computador e clique no arquivo de instalação;
  • Quando o programa abrir, procure a imagem com extensão .iso, selecione memoria USB e procure a unidade (letra) que se refere à memória USB e clique em OK;
  • Uma vez flasheado o Remix OS na memória, reinicie o computador;
  • Ao ligar o PC novamente, entre na Bios ou UEFI e selecione o boot do USB para rodar o Remix OS a partir da memória USB.
AndroidPIT install android pc 7700
Remix OS é uma experiência única / © AndroidPIT

Prós e contras do uso do Remix OS baseado no Android 6.0 Marshmallow

No início de 2016, testei a primeira beta de Remix OS, que funcionava bem. Contudo, a versão estável está muito, mas muito, melhor. A dedicação à este sistema é notável. Tanto que agora, o fundador do projeto Android-x86 está colaborando com o Remix OS.

É uma experiência de plataforma de trabalho completa. Se trata do sistema operacional Android perfeitamente adaptado ao computador. Me atreveria a dizer até que é ainda melhor do que o que temos em nossos smartphones e tablets.

Emuladores de Android para PC

Há também inúmeras alternativas para poder usar o Android no seu PC. Programas como o SideSync, da Samsung ou o Vysor, do co-fundador da Cyanogen, nos permitem espelhar as telas dos nossos smartphones no computador.

Outra maneira de ter o Android em uma tela maior é usar um emulador de Android para PC. Há diferentes opções no mercado. Os mais conhecidos são o BlueStacks, Andy e Droid4x para Windows. Pessoalmente, gosto bastante do Koplayer. Para o sistema Linux temos o Shashlik que ainda está em fase de desenvolvimento.

Você usa o Android no seu PC? Como?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Silva há 1 mês

    Ou simplesmente eles resgatam essas matéria antigas pra aqueles que só começaram a visitar o site recentemente terem a oportunidade de lê-la sem ter que voltar páginas e páginas... Preguiça de pensar ou só vontade de criticar?

  • Henrique P. há 1 mês

    Augusto não é crítica, acho uma boa eles resgatarem essas matérias, mas assim ao meu ver eles podiam trazer novidades tipo uma outra opção ao Android x86 e ao Remix OS. Entendeu?

  • Claudio O. há 1 mês

    É isso aí brother Henrique...

81 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi