O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
83 Compartilhado 38 Comentários

Com este app você sabe qual é a operadora de qualquer número de celular

Você já parou pra se perguntar por que celulares com suporte para dois (ou mais) chips SIM fazem tanto sucesso no Brasil? Simples: porque ligações entre operadoras diferentes custam muito caro. Assim, quanto mais chips de diferentes operadoras nós tivermos, mais “economia” ao fazer ligações. Há até um nome pra isso: Efeito clube!

Bem nos primórdios da telefonia móvel no Brasil, era fácil saber a qual operadora pertencia determinado número. Como haviam poucas linhas em operação no país, cada companhia tinha um prefixo. Por exemplo, os números da Oi sempre começavam com 88, enquanto que os da TIM sempre iniciavam com 99.

Entretanto, com o surgimento de novas operadoras e o crescimento exponencial do número de linhas de celular, ficou cada vez mais difícil saber qual a operadora que seu amigo, parente ou paquera usava.

A coisa piorou de vez quando surgiu a portabilidade. Assim, alguém que usou Oi a vida toda poderia, por exemplo, mudar para a TIM e manter o mesmo número. Não estou dizendo que é um recurso ruim, pelo contrário. Só estou dizendo que ele dificultou ainda mais saber para qual operadora cada número pertence.

Felizmente, na Google Play existe um aplicativo para cada necessidade do ser humano. E, logicamente, existe um app que reconhece a operadora de todos os números gravados em sua agenda. Um destes aplicativos é o Whoscall.

Como usar o Whoscall

O Whoscall é um aplicativo gratuito para Android e que possui um enorme banco de dados, fornecido por meio de seus próprios usuários. Assim, ele funciona como uma agenda colaborativa. Sempre que algum desconhecido ligar para você, se essa pessoa constar no banco de dados do programa, o nome e alguns outros dados do indivíduo irão aparecer.

whoscall quemchama app
Whoscall identifica as chamadas / © ANDROIDPIT

Porém, o maior atrativo deste programa é a capacidade de informar a operadora de seus contatos. Indo em “Contatos” você vê uma lista com o nome de todos os seus contatos, seguido do número de telefone. Ao lado do número, você encontra qual a operadora e o tipo de telefone, se é celular ou fixo. Tocando no contato, você poderá ver também a cidade onde ele reside.

Contudo, como o banco de dados é fornecido pelos usuários, pode ser que as informações em relação à operadora não esteja 100% correta. Entretanto, ao menos no meu caso, todas as operadoras estavam corretas, inclusive a cidade.

Quando você digita um número no discador do aplicativo, basta aguardar um ou dois segundos para ele também identifique a operadora, mesmo que esse número não esteja salvo em sua lista de contatos. 

Outras funções do Whoscall

É possível cadastrar números para não receber mais ligações, tais como as famigeradas ligações de telemarketing ou trotes. Também é possível criar um “cartão de visitas” personalizado, com a sua foto e demais informações; reportar ligações e ajudar a incrementar o banco de dados do aplicativo, além de escaneamento de SMS.

Desde que baixei, só uso o app para saber a operadora dos meus contatos ou do número para o qual preciso ligar. Se identifico que é uma operadora diferente da minha, tento entrar em contato por outros meios, tais como WhatsApp ou SMS.

Assim, gasto menos a minha franquia de voz. Você poderá baixar o Whoscall gratuitamente para seu celular clicando no botão abaixo:

Quem chama - Whoscall Install on Google Play

Você usa algum serviço para identificar a operadora de quem está ligando? Conhece ouro serviço além do Whoscall?

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi