O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 341 Compartilhado 84 Comentários

Saiba quem está roubando seu Wi-Fi e como bloqueá-lo

Sua conexão de internet anda mais lenta? Aquele vídeo de 15 segundos está demorando mais de dez minutos para carregar? É possível que alguém esteja conectado à sua rede, sem você saber ou muito menos permitir. Sim, existem senhas e tudo isso, mas também muitos hackers por aí. Quer saber quem é o intruso e como bloqueá-lo? Basta usar o seu Android.

Quem está usando a sua Wi-Fi?

Como quase tudo no Android, verificar quem está usando a sua rede  Wi-Fi é possível através de um aplicativo. Existem duas ferramentas muito simples e, o melhor, gratuitas, na Play Store:

1ª opção - IP Tools: Network Utilities

 A primeira coisa a ser feita é conectar o seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi afetada. Em seguida, baixe o aplicativo IP Tools: Network utilities.

IP Tools: Network utilities Install on Google Play

Após instalá-lo, clique em "Abrir" e você verá todas as informações sobre a sua rede. Clique no menu na parte superior à esquerda da tela. Em seguida, acesse a opção "Scanner de Rede", clique na seta à direita e todos os usuários/dispositivos que estão conectados a esta rede aparecerão.

wifi betrug finder
A interface do IP Tools e suas configurações / © AndroidPIT

É possível integrar o IP Tools com os dispositivos conectados, ou seja, enviar sinais Ping ou despertar os dispositivos por Wake-on-LAN. Afinal, queremos saber quem está usando a sua rede wi-fi. Basta olhar na lista, e se algum dos aparelhos listados não for seu, é hora de tomar providências.

2ª opção - Fing - Network Tools

Assim como na primeira opção, a primeira coisa a ser feita é conectar o seu smartphone ou tablet a rede Wi-Fi afetada. Logo depois, baixe o aplicativo Fing - Network Tools.

Fing - Ferramentas de rede Install on Google Play

Após a instalação do aplicativo, abra-o e você logo verá o nome da sua rede já na primeira tela, junto com os botões de "atualizar" e "configurações".

Para visualizar todos os dispositivos conectados à sua rede, basta clicar no botão de atualizar. O processo pode demorar alguns minutos, mas, você logo verá a lista de aparelhos conectados a mesma. Na lista, é possível ver o tipo de aparelho e a fabricante do mesmo.

fing wifi
A interface do Fing é bem simples e fácil de ser usada / © AndroidPIT

Ao clicar em qualquer dispositivo da lista, você verá uma diversas opções de interação com o aparelho. Assim como no IP Tools, nela estão incluídos o envio de pings ou despertar os dispositivos por Wake-on-LAN. Você também verá quando os dispositivos se conectam e desconectam da rede.

Bloqueando aparelhos desconhecidos

Se tivermos localizado dispositivos intrusos, podemos acessar a informação NAT e MAC e, ao nos conectarmos ao roteador, impedir que eles voltem a entrar na nossa rede wi-fi. Em seu computador, conectado a mesma rede, escreva o seu endereço de IP na barra do navegador. Serão pedidos a senha e o nome de usuário do seu roteador, que estarão especificados no dispositivo se você não tiver mudado.

A autenticação foi feita. Agora, será exibida a página de início do seu router e ali um menu. Vá até a opção “Segurança” e escreva uma nova senha de acesso (lembre-se de que para se conectar à internet com seu computador ou smartphone, você precisará dessa nova senha).

Se isso não for suficiente, você pode bloquear o acesso de outros dispositivos. Tanto no aplicativo IP Tools, como no Fing, você verá a informação dos dispositivos conectados. Anote seu endereço MAC (ou endereços, dependendo de quantos intrusos estejam conectados).

roterwifiandroidhero
Alguém está usando seu Wi-Fi? Descubra se tem algum intruso na sua rede / © ANDROIDPIT

Busque na página de configuração aberta em seu computador a opção “Bloquear dispositivos”. Em “Controle de acessos” você pode filtrar o(s) endereço(s) MAC que anotou. Isso bloqueará qualquer intruso. Se escolher esta opção ninguém poderá conectar-se à sua rede Wi-Fi sem voltar a esta opção de controle de acessos.

Por que isso é tão importante?

Você é responsável por tudo que acontece dentro do seu endereço IP. Se alguém decidir usar a sua rede para baixar filmes, músicas ou arquivos ilegalmente, você é considerado o responsável. Ou seja, é essencial proteger a sua rede Wi-Fi.

A sua rede Wi-Fi já foi roubada? Quais os "sintomas" que sua internet sentiu? O que você fez para expulsar o intruso? Comente aqui.

84 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi