O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
528 Compartilhado 70 Comentários

Tenha agora todas as funções do Android 6.0 Marshmallow no seu smartphone!

O Android 6.0 Marshmallow finalmente foi apresentado ao público, inicialmente através dos novos dispositivos Nexus 5X e Nexus 6P, mas em algumas semanas estará disponível também para os seus predecessores e, num segundo momento, para os outros topos de linha atuais.

Em resumo: provavelmente será preciso um bom tempo antes que você possa saborear as interessantes funções introduzidas pelo Google… ou talvez não? Neste artigo você descobre como instalar em seu smartphone (não importa a marca) todas as funções do Android 6.0 Marshmallow, ou escolher apenas as que lhe interessam!

marshmallow 1920
As funções do Android 6.0 Marshmallow no seu smartphone agora mesmo! / © Google

Gerenciamento das permissões de apps

Você se preocupa com as numerosas permissões que um simples aplicativo requer, e não gosta de aceitá-las num pacote fechado? Com o Android 6.0 Marshmallow isso não será mais um problema: para cada app será possível selecionar qual permissão aceitar e qual negar, de maneira a ter tudo sob controle depois do download.

Trata-se, portanto, de um instrumento poderoso criado para proteger a nossa privacidade, um aspecto que está cada vez mais em risco nos últimos tempos. Infelizmente para obter essa função em seu Android, antes que chegue a nova versão, será preciso obter permissões de root. Depois de feito isso, você poderá utilizar o módulo/aplicativo XPrivacy e obter rapidamente essa característica em seu dispositivo. Para ter o XPrivacy, é preciso, além do root, ter o Xposed Installer e o app correspondente da Play Store.

xprivacy
O gerenciamento das permissões do XPrivacy. / © ANDROIDPIT
[ROOT] X Privacy Installer Install on Google Play

Chrome Custom Tabs

Chrome Custom Tabs é uma função criada para melhorar a performance de qualquer aplicativo em que é necessário abrir uma página da internet. Quando, em qualquer versão precedente ao Android 6.0 Marshmallow, selecionamos um link no interior de um aplicativo (pense num link recebido pelo WhatsApp ou então encontrado no aplicativo do Facebook) será aberto automaticamente o Chrome ou o navegador que tiver instalado e configurado como padrão.

Com o Android 6.0 Marshmallow, será aberta uma janela do Chrome personalizada no lugar do app do Chrome, que requer uma menor quantidade de recursos, e isso se traduz numa experiência de usuário mais fluida e veloz. Graças ao app Link Bubble você poderá aproveitar as mesmas vantagens, ou até superiores. E isso sem premissões de root ou procedimentos complicados.

Link Bubble Install on Google Play

O Link Bubble não funciona como o Chrome Custom Tabs, mas o resultado é o mesmo: em vez de abrir uma janela dedicada que ocupa pouca memória, o link será carregado em segundo plano e aparecerá como uma bolha flutuante na tela.

Durante o carregamento da página em segundo plano você poderá continuar usando o app anterior, em vez de perder tempo olhando uma barra em movimento. Uma vez carregada completamente a página, a bolha irá executar uma animação para avisar: abrindo-a encontraremos tudo pronto para a visualização. Em suma, adeus perda de tempo!

google chrome 1 8
Navegue na internet sem interrupçõesi! / © ANDROIDPIT

Link Smart

Sempre no âmbito da navegação, eis outra função inteligente do Android 6.0 Marshmallow: Link Smart. Se clicamos num link relativo a um determinado aplicativo, por exemplo um link do Twitter que chegou por email, será aberto diretamente o app correlato (nesse caso o app do Twitter), no lugar do navegador pré-definido ou de uma mensagem que nos pergunta com que app queremos abrir o link.

Uma automatização aparentemente supérflua, mas que nos faz economizar vários segundos, tornando mais eficiente a nossa navegação. Esse é o mesmo objetivo do TapPath, um aplicativo com o qual é possível abrir qualquer link de três modos diferentes, de acordo como a maneira como o selecionamos.

app com
Semplice da usare e presto essenziale! / © ANDROIDPIT
TapPath Browser Helper Install on Google Play

Suporte para leitor de impressões digitais

Com o Android 6.0 Marshmallow o suporte dos leitores de impressões digitais foi implementado no sistema. Dessa maneira, o sensor poderá ser usado para diversas funções integradas ao Android, como por exemplo efetuar pagamentos digitais sem precisar inserir senhas longas.

Em alguns dispositivos novos da Samsung já é possível pagar usando as impressões digitais, graças ao PayPal e à tecnologia FIDO. Para ativar a opção, é preciso ir até Configurações > Impressões digitais > Pagar com PayPal. Se, em vez disso, o seu dispositivo não tiver um sensor, você poderá transformar a sua câmera num leitor graças ao ICE Unlock Fingerprint Scanner (com a exclusiva função de desbloquear o aparelho)

ICE Unlock Fingerprint Scanner Install on Google Play

Naturalmente ele não terá a mesma precisão de um verdadeiro sensor, e não pode ser usado para efetuar pagamentos ou operações que exijam um nível de segurança maior, mas como bloqueio de tela funciona muito bem.

androidpit samsung galaxy s5 15
Tenha o leitor de digital em qualquer Android! / © ANDROIDPIT

Gerenciamento da memória

O Task Manager integrado ao Android foi reformulado e melhorado com a versão 6.0. A interface se tornou mais simples com o desaparecimento das seções Em uso e Todos, e foi adicionada uma nova opção com a qual é possível descobrir o uso médio e máximo de RAM por parte de um aplicativo.

Desde as primeiras versões do Android, a Play Store está cheia de Task Managers alternativos para suprir as carências do gerenciador de tarefas padrão. E não falo aqui dos task killers, aplicativos inúteis, e sim de apps que analisam o consumo dos outros aplicativos e nos fazem identificar os devoradores de bateria e o que retarda o smartphone. Confira este artigo para ter uma ideia melhor do que falo:

androidramhero
Gerencia melhor a RAM do seu smartphone! / © ANDROIDPIT

Gaveta de aplicativos em ordem alfabética

A gaveta de aplicativos do Android 6.0 Marshmallow, ou melhor, a interface que mostra todos os aplicativos em nosso dispositivo, foi reformulada para permitir uma organização melhor. Em primeiro lugar, no alto você encontrará os quatro aplicativos que mais utiliza, em seguida todos os outros apps serão listados em ordem alfabética com uma letra à esquerda para cada grupo.

A gaveta de aplicativos, bem como a tela de início, está entre as características mais personalizáveis no mundo Android. Isso graças à grande difusão dos launchers para todos os gostos, coloridos ou elegantes, futuristas ou minimalistas, etc. No artigo abaixo você aprende como ter a gaveta de aplicativos do Android 6.0 Marshmallow.

android l vs android m drawer
A gaveta de aplicativos do Andorid Lollipop à direita e a do Android 6.0 Marshmallow à esquerda! / © ANDROIDPIT

Bateria e recarga

O Android 6.0 Marshmallow integra o Doze, uma função dedicada à bateria que permite gerenciar a recarga veloz do USB Type C e triplicar a velocidade atual. Além disso, será possível recarregar outros dispositivos eletrônicos usando a bateria do smartphone.

Para as modificações de hardware naturalmente não se pode fazer nada, mas se quiser recarregar mais rapidamente o smartphone, não é indispensável um USB Type C. No artigo abaixo você confere truques para recarregar seu smartphone mais rápido:

AndroidPIT LG G4 low battery hero 6
Alguns truques podem aceleram o carregamento do seu Android. / © ANDROIDPIT

Notificações Heads-up

Depois do modesto sucesso das notificações Heads-up do Lollipop, aqueles banners retangulares que aparecem no alto com uma prévia das notificações, no Android 6.0 Marshmallow será possível removê-los de todos os apps ou apenas daqueles que não nos interessam. Uma coisa que com o Lollipop é impossível… ou não?

Na realidade existe um aplicativo simples, com o qual se pode remover de maneira eficiente as notificações Heads-up no Lollipop sem precisar ter permissão de root. E não apenas isso! Você pode restaurar o antigo estilo das notificações, que consistia num texto corrente na barra de status, uma função que nem o Marshmallow pode oferecer.

heads up notification lollipop IT
As notificações heads-up podem ser gerenciadas no Android 6.0 Marshmallow! / © ANDROIDPIT
HeadsOff (Android 5.0) Install on Google Play

O que achou das novas funções do Android 6.0 Marshmallow? Qual é a sua preferida?

Os comentários favoritos dos leitores

70 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguém me corrija se eu estou errado mas o TapPath não está disponível na Play Store do Brasil.

  • meu nexus 5 ta com a versão prev a final deve tar a chegar posso dizer esqueçam o lolipop depois do KitKat parece estar no bom caminho bom trabalho google parem de comentar antes de experimentar

  • De todas as versões lançadas até hoje, está é a versão mais defasada do Android. Não causou nenhum impacto, aliás tá mais para atualização do lolipop. Bons tempos era a transição do Android 2.3 para o 4.0, ali sim demonstrou uma certa evolução do Android. Enfim espero que o Google se preocupe em melhorar em otimizar o Android, para que qualquer aparelho rode sem engasgos, vide os aparelhos de entrada. E também a questão eficiência da bateria, pois na minha opinião é o calcanhar de Aquiles.

    •   20

      Conta desativada

      • Nem sempre. Tem algumas que fazem pequenas modificações no sistema. Infelizmente a samsung e lg criam um sistema todo novo. Se eles fizessem diteito pelo menos :/

    • É mais a depois da 2.3 teve a 2.3.1 2.3.2 2.3.3 2.3.4 2.3.4 2.3.5 2.3.6 3.0 a sim a 4.0 e a partir da 4.0 o jelly bean e o kit kat foram bastante semelhantes apenas com poucas alterações na interface e menores ainda no desempenho.

  • Esse é o sistema operacional !!!

  • Pessoal eu tenho o Samsung s5 dual e não apareceu atualização do 5.0 para o 5.1.1 lollipop
    Eu não consigo entender. Vocês sabem por que?

  • Quando sairá atualização para Moto Maxx, é um ótimo celular mais não sai da versão 5.0.2

    • Flavio, também tenho o Moto Maxx e venho acompanhando o calendário da Motorola. Conforme li aqui mesmo: "o mais provável é que o Moto X Play, o Moto X Style e o Moto G 2015 vejam a atualização ainda neste ano, e o mesmo pode ser dito do Moto Maxx 2015, que deve pular a última versão do Lollipop, passando direto da 5.1 para o 6.0 . A geração anterior dos três dispositivos (Moto X 2014, Moto G 2ª e Moto Maxx 1ª), bem como o Moto E 2015, devem receber o Android 6.0 Marshmallow no começo de 2016. "
      Mas pelo que já vimos, o Moto X 2014 já está sendo beneficiado, e o calendário dele foi bem adiantado. Ou seja, não duvido nada que a Motorola adiante também o cronograma dos outros modelos citados. ABS!

    • A motorola foi muito desleixada com o Moto maxx, top é top, resumindo, tem que ser prioritário nas atualizações, e não ser deixado de lado e lembrado no último minuto.

  • Apareceu a atualização no meu Samsung galax s5 (lollipop) para 6.0 começou a atualizar
    Quando terminou a atualização, para minha surpresa meu Android continuou sendo o lollipop
    Vocês têm idéia doque pode ter acontecido; o mais estranho não aparece a atualização mais. Estranho né! ? Recebi a atualização baixou mas não atualizou, nunca vi isto. ..

  • moto x 2014 vai atualizar antes do fim do ano.

Mostrar todos os comentários
528 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi