O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
184 Compartilhado 63 Comentários

Aqui estão 4 dicas de como sempre ter música no seu celular Android!

Embora os smartphones estejam em ascensão no mercado desde que foram reinventados, em 2007, muitas pessoas estão adquirindo o seu primeiro telefone inteligente só agora, em 2015. Para estes novos usuários, aqui seguem algumas dicas de como ter música em um celular Android, e explorar essa “caixinha mágica” que é o seu smartphone.

1. Salve as músicas no seu cartão MicroSD

Muitos aparelhos Android possuem um slot para cartão de memória microSD. Eles servem para aumentar o espaço de armazenamento dos celulares que, em geral, é bastante escasso, especialmente nos modelos mais baratos. A grande vantagem é que podemos transportar os arquivos salvos no cartão, tais como as faixas de músicas, para outros celulares que também possuam o slot.

AndroidPIT Google I O 2015 ATAP Project Vault microSd cards
Use um cartão de memória para salvar todas as suas músicas no Android. / © ANDROIDPIT

Para guardar suas músicas no cartão microSD de seu smartphone Android é bem simples. Basta conectar o seu celular ao computador de mesa ou notebook através do cabo USB que vem na caixa. O seu celular aparecerá no gerenciador de arquivos do sistema operacional, que no caso do Windows é o Windows Explorer. Com dois cliques nele você pode começar a navegar nas pastas do seu smartphone. Procure pela pasta “Music” ou “Música” e a abra com dois cliques.

Em seguida, vá até a pasta do seu PC ou notebook onde as suas músicas estão salvas. Agora, é só copiar (Ctrl + C) ou arrastar as músicas para a pasta “Music” do seu celular e esperar a transferência terminar. Pronto, depois disso é só desconectar o celular do PC e abrir o player padrão de música do Android. Todas as suas músicas já estarão listadas nele, prontas para serem ouvidas.

2. Bem-vindo ao século XXI: ouça músicas por streaming!

No tópico anterior ensinamos como você pode passar suas músicas do computador para o cartão microSD do celular, a fim de ouvi-las com o player padrão do Android. Porém, existe um método um pouco mais fácil de fazer isso, que é o uso de aplicativos de streaming de música.

É muito mais prático e fácil ouvir músicas por streaming

O Youtube é um exemplo de recurso de streaming. Isso quer dizer que você não precisa baixar o conteúdo (no caso, vídeos) para consumi-lo no celular. Você pode assistir enquanto o conteúdo ainda é carregado.

teaserstreamingmusicapp
Há uma enorme variedade de apps para streaming de músicas. / © ANDROIDPIT

Com a música se dá a mesma coisa. Existem alguns aplicativos que permitem que você tenha acesso a um enorme acervo de músicas, sem precisar baixá-las para o seu aparelho e muito menos comprá-las, o que custaria uma pequena fortuna. Ao invés disso, por meio de uma assinatura mensal, você pode ouvir a música que quiser, na hora que quiser e quantas vezes quiser, sem pagar uma fortuna para isso e sem ocupar espaço no seu celular ou no cartão de memória.

Abaixo, listamos os melhores aplicativos de streaming de música:

  • Deezer
  • Google Play Music
  • Palco MP3
  • Spotify
  • Apple Music

Cada um desses aplicativos possui um acervo diferente de músicas. Uns possuem mais e outros menos. Além disso, alguns deles têm planos gratuitos e pagos, outros contam apenas com planos pagos. Portanto, sugerimos que você leia o artigo abaixo para ter uma melhor noção sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções:

3. O bom e velho rádio no seu Android

No mundo da tecnologia existe um ditado que diz: “Há um app para isso”. Basicamente, ele quer dizer que existe um aplicativo para qualquer coisa que você queira fazer com o seu celular. No caso, se você ainda acha o rádio como a melhor maneira de ouvir música e conhecer novos artistas, saiba que há um app que transforma o seu celular num rádio. Quer dizer, há vários aplicativos para isso.

mixradioappnewjuly
Ouvir música via antena de rádio consome apenas energia, já aplicativo de streaming de rádio, como o MixRadio, consomem dados. / © ANDROIDPIT

O que eles fazem é simplesmente pegar a programação de centenas e talvez até milhares de rádios de vários países e transmitirem pela internet. Assim, basta que o seu celular esteja conectado à internet para você ouvir a rádio que você quiser. Confira agora uma lista de aplicativos gratuitos que você pode instalar no seu celular para ouvir radio:

  • Audials Player de rádio - este player vai mais além do que ouvir rádios, ele permite gravá-las
  • Jango Radio - excelente para reunir várias referências;
  • Spotify - Ele possui uma função de ouvir rádio baseado em um artista ou gênero musical;
  • TuneIn Radio - é o mais conhecido, completo e fácil de suar de todos;
  • XiiaLive - este programa oferece mais de 50 mil estações de rádio e é extremamente intuitivo e fácil de usar.

Se você é realmente fã de rádios, aconselhamos ainda a compra de algum smartphone que tenha uma antena embutida. Assim, você não precisará instalar nenhum aplicativo, já podendo ouvir rádio direto da antena do celular.

4. Não tenho cartão microSD, não quero pagar pela assinatura do streaming e não gosto de ouvir rádio. E agora?

Suponhamos que o seu celular não tenha entrada para cartão de memória ou você não queira assinar um serviço de streaming de música. Vamos supor ainda que a memória do seu smartphone é pouca e está no limite. Ou seja, sem chances de colocar música no seu dispositivo. Bem, a única solução neste caso seria a compra de um dispositivo com USB OTG.

AndroidPIT Galaxy S6 Edge storage solutions teaser
Este é um exemplo de um pen drive OTG. / © ANDROIDPIT

O OTG é a sigla em inglês para “On The Go”. Esse tipo de conexão permite que você plugue dispositivos como pen drives e HD externo pela porta microUSB do celular e possa reproduzir os arquivos MP3 armazenados neles. É uma opção não tão prática quanto as mencionadas acima, mas pelo menos você não ficará sem ouvir música no celular.

Portanto, se neste Natal você pretende comprar um celular, e quer usá-lo para ouvir música, leve em consideração estas dicas.

E aí, você lembra de mais algum método para se ouvir música no celular Android que não esteja listado neste artigo e, claro, seja legal? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diêgo Siqueira 14/dez/2015

    Me rendi ao Spotify e depois disso liberei 5 Gigas no meu note 2 que eram ocupados com músicas na memória interna, e olha que eu dizia que era modinha por isso que falam quem desdenha quer comprar hahahah 😄😄

  • RZNO 15/dez/2015

    Tu só prefere porque não quer pagar por serviço desse tipo.
    Sound Cloud, está anos luz a trás, deveria ser uma rede colaborativa de áudio e não musica, as musicas que la estão são inseridas por qualquer um com diversas alterações, cansei, migrei para o Spotify free e agora paguei pela assinatura, sem comparativos se tu quiser qualidade. Enquanto o SoundCloud.... remix de fulano de tal, remix de beltrano, trecho da musica tal, e assim por diante...
    Não desmerecendo o Sound Cloud, pois é uma excelente ferramenta de compartilhamento de sons, mas tem outra proposta! Sem dúvida não pode comparar Carros com Motos...

  • Lucas A F 15/dez/2015

    também tem algo chamado TubeMate que você pode baixar músicas de graça no YouTube.

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • Prefiro selecionar as músicas e colocar no meu cartão de memória... Assim posso escutar a música que eu quero, quando eu quero...
    Experimentei serviço de streaming e não curto muito...

  • Uso spotify grátis, só com o inconveniente de ouvir uns comerciais, tirando isso é perfeito

  • É ruim que vou pagar por algo que se tem transmissão on line de rádios mundiais pela internet VIA WIFI! A Deezer está com uma promoção muito boa: $1,99 por 3 meses e depois volta a $14,90... MAS NUNCA QUE VOU PAGAR!

  •   28

    Acho que sou o único que odeia música por Streaming. Quero copiar e levar música pra qualquer dispositivo. Não dispenso cartão de memória.

  • Esses serviços ainda são muito caros AK e não vale apena pagar por isso,no momento só uso o tubemate,a qualidade não é lá essas coisas no som,mais d graça pra está ótimo

  • eu continuo com 14GB de músicas no cartão SD. não curti muito os serviços de streaming.

    • Também prefiro meus .mp3 no próprio celular.

      Em terra que se tem limites de dados no 4g porque não economizar...

  • Já que o artigo se dirige a "novos usuários", e a ideia é música o tempo todo, vale lembrar que puxar música por streaming gasta, fora dados, muito mais BATERIA do que puxar da memória interna ou do cartão SD.

  • Faltou mencionar o MixRadio que não precisa de assinatura e da para salvar canais para ouvir offline...

  • Sempre mantenho minhas músicas no cartão SD

  • Spotify é vida!

  • Prefiro mil vezes mais o SoundCloud do que o Spotify, fora que é grátis.

    • Tu só prefere porque não quer pagar por serviço desse tipo.
      Sound Cloud, está anos luz a trás, deveria ser uma rede colaborativa de áudio e não musica, as musicas que la estão são inseridas por qualquer um com diversas alterações, cansei, migrei para o Spotify free e agora paguei pela assinatura, sem comparativos se tu quiser qualidade. Enquanto o SoundCloud.... remix de fulano de tal, remix de beltrano, trecho da musica tal, e assim por diante...
      Não desmerecendo o Sound Cloud, pois é uma excelente ferramenta de compartilhamento de sons, mas tem outra proposta! Sem dúvida não pode comparar Carros com Motos...

      • Se eu gostasse por ser grátis teria escrito "Prefiro mil vez mais o SoundCloud por ser grátis". Para quem entende um pouco de interpretação entendeu muito bem que o o grátis foi um adicional. Se eu gostasse do Spotify usaria a versão do computador que é praticamente a mesma coisa que a paga no celular, mas continuo usando o SoundCloud que faz um mix d de músicas muito melhor do que as playlists do Spotify, fora os podcasts que são postados no canal oficial do artista.

  • Ideal seria se nós tivéssemos planos de dados bom e uma cobertura decente para ficarmos só no streaming. Ocuparia menos memória no celular.

    • Bah Phelipe, concordo em gênero e grau... Uma porcaria nossos serviços de telefonia, cada vez mais caro, serviços precários, e a palhaçada de franquia.... Tu liga um Streaming em um lugar, sai pra rua e em determinados bairros ou ruas conforme há maior número de pessoas, ou sinal fraco, perde sinal, rede fica fraca e não tem mais Streaming...
      Sou cliente da Vivo que supostamente faz propaganda de "MAIOR COBERTURA", mas aqui em Porto Alegre, em um bairro pega super bem, com velocidades registradas em dwn 5mb, anda duas quadras cai para dwn 0,2mb, 0,5... lixo... andar de pela cidade então, CERTAMENTE é estressante tu conectar as musicas e ela ficar pausando ou até mesmo não conectar mais por causa da cobertura do 3G.... Aí tu liga pra operadora reclama e te dizem que é porque tu não esta com a rede 4G, tu migra para o 4G e como ela ainda não tem grande cobertura em 60, 70% da cidade ainda usa o serviço 3G... MUITA PALHAÇADA!

  • Pra quem gosta de rádio on-line uma dica é o PC RADIO ótimo app, muito bom mesmo além do mais não consome muito de dados, show.

  • Tenho o Deezer sem pagar nada por ele e sem descontar da franquia (novo plano controle de 50,00, com 1GB de internet, 500min, outros benefícios e o Deezer).
    Este pacote de dados é mais que suficiente para mim, na Tim, pois tenho um bônus de 10GB pela Claro.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi