O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 81 Compartilhado 18 Comentários

Como ter a experiência do stock Android sem root

Se você está cansado da skin da sua fabricante, mas não quer comprometer seu hardware apostando no root do seu smartphone para ter uma experiência com a versão stock do Android, seus problemas acabaram! Confira algumas dicas de apps para deixar o seu dispositivo móvel com a cara da linha Nexus, da Google.

Android stock sem root
Xperia T sem acesso de administrador com a cara de Android stock! / © AndroidPIT

Se você acompanha o AndroidPIT, sabe que sou uma grande fã do Android na sua versão pura, sem aquela infinidade de apps de fabricantes e operadoras que, algumas vezes são úteis, mas em sua maioria poderiam muito bem ser baixados de terceiros em vez de vir integrados ao OS. Nos últimos tempos, falamos muito sobre como ter algumas das funções do futuro Nexus 5 no seu smartphone ou, como ter as funções do Moto X. Agora, inspirada pela matéria dos nosso colegas do Gizmodo UK, disponibilizo aqui uma relação de aplicativos que oferecem a mesma experiência do stock Android no seu smartphone Samsung, LG, Sony, Huawei, HTC... SEM a necessidade de acesso administrativo dos mesmos.

Dica 1: Lançador

Se tem uma coisa que define o Android stock é o seu lançador. Caso você seja usuário da Samsung, você está acostumado com a UI TouchWiz, caso você tenha um Sony, é a Xperia UI, caso você tenha um HTC, é o Sense. É no lançador que estão os seus aplicativos e widgets, bem como as características de disposição dos mesmos nas telas. Porém, como as skins personalizadas são o que caracterizam os smartphones, elas oferecem muito pouco da experiência do Android puro aos usuários.

A boa notícia é que você não precisa ficar só com os lançadores das fabricantes, com apps de terceiros você vai além. Na Google Play Store você encontra launchers gratuitos como o Nova e o Apex. Além de se parecerem muito com o Android stock, oferecem recursos de personalização extras.

Android stock sem root lancador
Lançador Nova! / © AndroidPIT

Instalação: após baixar o lançador, pressione o botão home e você terá um menu que permite escolher quais lançadores deseja usar, escolha o Nova ou Apex. 

Dica 2: Tela de Bloqueio

Depois que o coração do aparelho estiver batendo no ritmo do Android puro, é a vez da tela de bloqueio identificar o seu smartphone como tal. A dica é baixar a Holo Locker. Os devs deste app estão de parabéns, pois a semelhança é assustadora! 

Android puro tela bloqueio sem root
Tela de bloqueio Holo Locker! / © AndroidPIT

Instalação: depois de baixar o app, acesse as configurações e ative o aplicativo.

Dica 3: Teclado

O teclado dos smartphones oferecidos pelas fabricantes passaram por uma otimização nos últimos tempos, tenho que confessar que alguns deles já são passíveis de uso sem preconceito. Porém, nenhum deles é realmente tão bom quanto as alternativas disponíveis gratuitamente no market Android.

Swiftkey android stock teclado
Teclado com função "Flow" como o Swiftkey entrega experiência similar ao teclado do Android! / © AndroidPIT

A dica aqui é substituir o seu teclado por aplicativos como o Swiftkey ou o Swype, pois além de ambos oferecerem uma experiência muito parecida com a do Google Keyboard, contam com personalizações e novos modos de digitação que realmente valem a pena.

Dica 4: Papel de Parede

Se o lançador é o coração do Android puro, o papel de parede é a alma. Assim, para ter um verdadeiro visual com Android stock, você também precisa de um wallpaper que ofereça a cara da Jelly Bean. Mais uma vez, achar o papel de parede certo está ao alcance de um clique ou dois na Play Store. A dica aqui é o Jelly Bean Live Wallpaper

Link para o vídeo no Youtube.

Dica 5: Google Apps

Além daquilo que vemos à primeira vista, o Android stock também é caracterizado pelos aplicativos da Google. Ou seja, trate de baixar os apps como o Chrome, Gmail e o Google Agenda; o Mapas também não pode faltar. Outra questão, o aplicativo do Google Search é o nosso conhecido Google Now, mas com outro nome.

Todos estão disponíveis para download na Play Store, mas a má notícia é que apps como o Chrome, por exemplo, requerem Android 4.0 ou superior. Além disso, como o que os olhos não vêem o coração não sente, você pode até não ser capaz de deletar os apps equivalentes da skin da sua fabricante, mas pode retirá-los da tela inicial. 

Eu ainda indicaria o Google Keep, que veio como padrão do Nexus 7 (2013) 4G em recente atualização para Android 4.3.1, nos EUA, e o Hangouts.

Conclusão

Para ter uma experiência com o Android que vem direto da Google, bastam alguns downloads. Claro que nem todo o sistema de um smartphone com uma skin de fabricante irá oferecer aquilo que um dispositivo Nexus entrega, mas já serve para enganar os olhos. Caso você queira mais, recorra ao root do seu dispositivo e às ROMs personalizadas. Porém, não se descabele mais achando que se você não tiver acesso administrativo do seu dispositivo móvel, jamais terá a esperiência do Android stock, pois você acaba de perceber que isso não é verdade!

Dito isso, com estas cinco dicas, fica explícito que estamos caminhando para um momento em que cada vez mais softwares irão proporcionar uma experiência antes apenas possível através de aplicativos oficiais. Por isso, aqui vai um "viva!" aos desenvolvedores que quebram a cabeça para colocar no market apps que antes eram exclusivos.

E aí, você indica mais algum aplicativo que oferece a experiência do Android puro sem a necessidade de acesso root de um aparelho? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Gizmodo UK

18 Comentários

Escreva um comentário:
  • Moça, vou te contar: suas dicas, artigos e reviews são impecáveis, ou melhor dizendo, são perfeitos e suficientemente esclarecedores. Continue assim!

  • Eu estou com a CM 11 KitKat e utilizo o Luncher do próprio Nexus 5 que achei no XDA. Meu Samsung Galaxy SII Lite é praticamente um Nexus 5 em questão de interface.

  • Outro teclado muito bom é o Kii Keyboard que é gratuito e também possui a função de swipe

  • Instalar esses launchers nao deixa o aparelho lento ou obsoleto? Eu tinha um galaxy s2 e tinha nele instalados algubs launchers e ele ficou muito lento e sobrecarregado...agora tenho um s3 e estou com receio de sobrecarregar o aparelho pq ate agora nao tive problemas com travamentos nele ainda

  • Excelente texto, já conheço o Nova, vou testar os outros apps.

  • Queria não ter medo de utilizar ROMs diferentes, senão colocaria uma Cyano, porém, esse é o jeito de ter um Android Stock huahuahuahua, mas ainda sim não é tão bom pois não tem muitas funções e também acho eu que deixa o aparelho um tanto quanto mais pesado e travado. As falhas constantes de Lockscreen também irritam um pouco.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    30/out/2013 Link para o comentário

    +Luis Carlos Santos, o +Mário Renno tem razão, pois a RAM não tem nada haver com a atualização dos seus aplicativos. Você está falando é da ROM.

    Porém, não é bom ter apenas algumas centenas de megabytes livres no telefone porque o sistema precisa da memória ROM para armazenar arquivos temporários e outras coisas. E no Android, você pode usar a mesma quantidade de ROM que no iOS, mas uma parte da ROM é exclusiva para o sistema Android (como no iOS, também).

    Com relação à informação contida no artigo, para muitos usuários ela é novidade. Obrigado pela dica sobre o tema da memória nos smartphones, está anotada aqui!

  • Luis Carlos Santos:
    Memoria RAM (Random Acess Memory - Memoria de acesso randomizado), ou seja, essa memoria serve apenas como espaço para que os programas abertos trabalhem nela. Quanto mais programas abertos mais se consome memoria RAM. O que vc esta querendo é a memoria de armazenamento para instalar seus programas.
    Memoria RAM livre nao tem nada a ver com instalação ou atualização de aplicativos. Quanto mais memoria RAM livre, mais espaço o sistema tem pra trabalhar os programas abertos.
    Leia sobre isso que vc entenderá melhor.

    Fui...

  • MIM DESCULPE QUAL FOI A NOVIDADE DESSA REPORTAGEM? JÁ ESTOU CANSADO DE SABER DISSO. O QUE QUERO SABER: PORQUE NO SISTEMA ANDROID NÃO PODEMOS USAR TODA MEMORIA EXISTENTE? EXEMPLO TENHO 230MB DE RAM E NÃO CONSIGO ATUALIZAR UM APLICATIVO DE 35MB OU BAIXAR UM APLICATIVO DE 30MB. É ISSO QUE EU QUERO SABER NUNCA VIR NINGUÉM FALAR SOBRE ASSUNTO.JÁ FIQUEI SABENDO IOS VOCE PODE USAR TODA MEMORIA. VAMOS VER QUE VAI SER O FELIZARDO QUE VAI RESPONDER ESSA PERGUNTA. TCHAU.

  • Ainda bem q o RAZR D3 vem com o Android quase puro.

  • Todos os apps do Google citados nesse artigo eu já tenho instalado, no S3, e utilizo todos, o Agenda, o Keep, tudo. Só uso eles. Uso o launcher Atom, mas vou instalar e brincar com o Nova ou Apex agora tb !!!

  • Foi lançado um Super tema hoje para todos os lançadores, e ele é perfeito, para quem colocar só vai ficar faltando a parte que é transparente, kkk, mais difícil, porem não impossível, se alguem quiser baixar o app que é pago, só 2 e pouco, e puder me doar eu agradeço, rsrs, se quiser ver tá qui: https://play.google.com/store/apps/details?id=brionicthemes.kitkat.launcher.experience

  • Da pra fazer isso no meu nexus 4? ...Ops kkkkkkk

  • Sem dúvida é o Nova, recentemente fiz uma super personalização no meu Optimus l5 (Root foi necessário) para ficar com a cara do Nexus 5 com Android 4.4 KitKat, e usei o Nova Launcher como homer, e confesso que o aparelho ficou muito leve mesmo com tantos mods, em breve vou fazer um tutorial de com fazer isso e vou disponibiliza-lo no fórum do l5 no youtube, se aguem quiser ver é só conferir sempre no fórum do L5 aqui mesmo na comunidade AndrodiPit.

  • nova muito bom!

  • O Nova é melhor, pode ir nele sem duvidas, mais personalização e um pouco mais leve, nao consome nada do aparelho.

  • Qual Launcher é Melhor, Nova ou Apex? Tenho um Galaxy S4.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi