Escrito por:

Saiba como se conectar usando o Bluetooth do seu smartphone Android

Escrito por: Camila Rinaldi — 13/mar/2013

Dando continuidade na nossa série de artigos que têm o objetivo esclarecer funções e recursos presentes em um smartphone e que podem ser bastante funcionais depois que entendidos pelos usuários do sistema operacional Android. Vamos nos debruçar sobre o recurso Bluetooth, presente no menu de configurações dos dispositivos móveis. Ontem, publicamos um tópico sobre como usar o Wi-Fi, neste segundo artigo, você fica sabendo como ligar e desligar o Bluetooth de um smartphone rodando com o Android 4.0.4.

Bluetooth active

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicações sem fio de curto alcance que os aparelhos podem utilizar para trocar informações em uma distância de cerca de oito metros. Para se conectar a um dispositivo Bluetooth, você precisa ativar o recurso Bluetooth em seu dispositivo móvel. depois, será necessário "parear" o dispositivo com outros dispositivos como smartphones, tablets, fones de ouvido ou mesmo speakers para que ambos os aparelhos possam se conectar um ao outro com segurança. 

Para ativar o Bluetooth, vá até o menu de configurações, clique sobre o segundo tópico de Redes sem fio e Outras, Bluetooth, marque a opção como ligada. Conforme mostrado na imagem acima.

Emparelhar seu smartphone com um dispositivo Bluetooth

Após ativar a opção desta tecnologia de comunicação sem fio, dispositivos que possuam o bluetooth ativo serão imediatamente reconhecidos, mas isso não significa que você já poderá emparelhar com eles. Para que isso seja possível, clique sobre a frase "Não visível para outros dispositivos Bluetooth" e, imediatamente, você ficará visível:

Bluetooth active visual

Se seu smartphone parar de procurar antes que o seu outro dispositivo esteja pronto, toque em "Procurar Dispositivos".

Conectar-se a um dispositivo Bluetooth

Na lista de dispositivos disponíveis, toque no ID do aparelho com o qual você deseja parear, uma senha será solicitada para o pareamento Bluetooth, como mostra a imagem abaixo:

Bluetooth pair

Ambos os dispositivos receberão esta mensagem e ambos os usuários deverão clicar em "Emparelhar" para completar a ação. Muito importante, os dois aparelhos devem estar visíveis.

Configurar os recursos Bluetooth do seu dispositivo

Acessando o menu avançado do Bluetooth, você pode renomear o seu dispositivo, bem como aumenta o tempo limite de visivilidade do aparelho, que pode chegar há uma hora ou mesmo ser ilimitado:

Bluetooth menu

Transferência de dados

Quando o seu smartphone estiver pareado com outros dispositivos, você estará apto a trocar informações a uma distância de cerca de oito metros. Para enviar uma imagem para outro usuário, por exemplo, basta compartilhá-la via Bluetooth, selecionar o receptor e transferir o arquivo. Caso você esteja recebendo, o pop up abaixo aparecerá na sua tela, basta aceitar a ação e o arquivo será salvo em "Arquivos recebidos (você pode acessá-los através do menu de configurações do recurso Bluetooth do seu aparelho:

Bluetooth sharing data

Para se desconectar de um dispositivo Bluetooth, toque sobre o menu de configurações a esqueda do dispositivo pareado e cancele o pareamento.

Para desativar o Bluetooth, basta desmarcar a opção no Aplicativo de confirurações > Redes sem fio e Outras > Bluetooth.

Uma dica: desative o recurso Bluetooth quando ele não estiver sendo utilizado, assim você aumentar a vida útil da sua bateria. Vale lembrar que em locais como aeroportos, o Bluetooth é desligado quando você muda para o modo avião.

Jornalista nascida no Brasil, italiana por parte de pai, alemã por parte de mãe e cidadã do mundo por convicção. Mora em Berlim desde 2011 e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.

9 Comentários

Escreva um comentário: