O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 164 Compartilhado 56 Comentários

Como utilizar o gerenciador de arquivos escondido do Android 6.0 Marshmallow

Usamos nossos smartphones e tablets cada vez mais para armazenar arquivos de diferentes origens, e em algum momento temos que gerencia-los. Sabia que você pode navegar pelo sistema de arquivos do seu telefone rodando o Android 6.0 Marshmallow sem ter que baixar um aplicativo separado? Logo abaixo mostro como fazer isso.

Se você está acostumado a gerenciar minuciosamente a seus arquivos no seu computador, a falta de um gerenciador de arquivos embutido em smartphones com versões pouco customizadas do Android pode ser uma dor de cabeça. Claro, você pode encontrar vários aplicativos de gerenciamento de arquivos no Google Play, mas o Android em si não fornece um gerenciador de arquivos clássico.

A boa noticia é que no Android 6.0 Marshmallow temos o gerenciador de arquivos escondida, que está desligado por padrão, mas você pode ligá-lo rápida e facilmente se você souber onde encontrá-lo. 

no Android 6.0 Marshmallow temos o gerenciador de arquivos escondida

Para isso vá para o aplicativo Configurações e depois toque em Armazenamento e USB (é sob o subtítulo de dispositivos). Role para a parte inferior da tela, clicando em seguida em Explorar. Só assim, você será levado para um gerenciador de arquivos que permite chegar em praticamente qualquer arquivo no seu telefone.

armazenamento memoria android m menu
Gerenciador de arquivos no Android Marshmallow / © ANDROIDPIT

O gerenciador de arquivos é bastante básico, mas ele é familiar para quem está acostumado ao Windows Explorer, por exemplo.Toque em uma pasta para exibir seu conteúdo, toque em um arquivo para visualizá-lo, pressione e segure um ícone de arquivo para obter a opções adicionais (Apagar, Compartilhar, e assim por diante).

A funcionalidade de pesquisa básica torna um pouco mais fácil de encontrar apenas o arquivo que você está procurando. Você também pode alterar a ordem de classificação dos itens ou alternar entre o modo de exibição de miniaturas e listas.

gerenciador arquivos android m 1
Aqui estão as pastas do seu Android! / © ANDROIDPIT
gerenciador arquivos android m 3
Escolhendo uma pasta específica, é possível ver tudo o que existe nela / © ANDROIDPIT
gerenciador arquivos android m 2
Pasta de Screenshots acessada através do gerenciador de arquivos / © ANDROIDPIT

Infelizmente, o gerenciador de arquivos é um pouco difícil de ser encontrado e ainda faz parte do app de Configurações, então você não pode adicioná-lo à tela inicial, por exemplo. Para ser ideal, o gerenciador de arquivos deveria ser um aplicativo separado que você pudesse mostrar opcionalmente na gaveta de apps. 

Contudo, tal como está, o gerenciador de arquivos do Android Marshmallow é uma adição bem-vinda, e ajuda a economizar espaço que seria consumido por um app de gerenciamento de arquivos de terceiros.

Você usa muito esta opção no Android 6.0 Marshmallow?

164 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi