Escrito por:

Tutorial: como utilizar o seu smartphone como webcam

Escrito por: jefferson hoffmeister — 7/set/2013

Sempre estou à procura de novidades para maximizar a utilização do meu singelo S2 LITE, e hoje trago uma das várias maneiras disponíveis na net para transformar seu smartphone Android em webcam.

Escolhi esse método após testar vários. Achei que foi o mais simples e que rendeu o resultado mais satisfatório.

principiantes
© AndroidPIT

Então vamos ao que interessa. Para utilizar o seu smartphone como webcam, você vai precisar de duas coisas:

  - Baixe o aplicativo abaixo no smartphone:

        DroidCam Wireless Webcam 

 - Baixe e instale no seu pc o aplicativo abaixo:

        DroidCam v3.6.2  

A utilização é muito simples. Após tudo instalado, abra o aplicativo no seu smartphone. Ele vai apresentar uma tela com um endereço de IP e uma porta serial, como na foto abaixo:

tutorial1
O IP e a porta serial. / © AndroidPIT

Deixe o seu aparelho com essa tela, e agora abra o programa DROIDCAM CLIENT, que foi baixado e instalado no seu pc, e uma janela vai ser aberta como a foto abaixo:

tutorial2
A tela que se abre no pc. / © AndroidPIT

Agora é só escolher: se você quiser conectar pelo roteador Wi-Fi, terá que copiar o número de IP da tela do seu aparelho para o espaço onde está escrito "Phone IP" e clicar em "connect"; se quiser conectar via cabo USB, escolha a opção de conexão USB e clique em "connect". Em ambos os caso, a tela do seu aparelho vai ficar preta, o que indica que tudo está funcionando .

No meu Skype, tive que ir às configurações de vídeo e selecionar a fonte de webcam, como na foto abaixo:

tutorial3
A câmera selecionada no Skype. / © AndroidPIT

Agora você já pode utilizar o seu smartphone como webcam.

Dicas:

1- Se o seu Skype ou outro programa de mensagem não reconhecer o aplicativo, reinicie o pc e ele vai passar a reconhecer;

2- A qualidade de video depende da sua cam do smarphone; então, se você tem uma cam vga, é bem provável que a imagem não fique muito boa.

Testei esse aplicativo no Android 2.3, 4.0 e 4.2. Ele funcionou perfeitamente em todos. Quanto ao Windows, ele foi testado em um win7 32.

Você utiliza outro metodo? Qual? Compartilhe sua experiência conosco.

Sou um entusiasta por tecnologia, sempre gostei de estar atualizado e gosto de adquirir conhecimento e compartilha-lo. Tenho aparelhos android há 2 anos e é um sistema que me dá total liberdade, por isso dificilmente trocaria por outro. Moro no Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.

3 Comentários

Escreva um comentário: