X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Depois de ter um Android, você não vai precisar de um iOS!

Camila Rinaldi
35

Em dezembro, comprei um MacBook Pro, rodando com o mais recente processador da Apple, e me surpreendi com a qualidade do laptop e do OS X Mountain Lion. Já trabalhei com um Mac antes, mas posso dizer que agora a experiência de usuário se tornou completa. Esta prática me fez querer fazer um teste completo com os dispositivos da Apple, assim, resolvi pegar o iPhone 5 que estava dando sopa aqui no escritório do AndroidPIT, deixar meu Android de lado por dez dias e ver o que o iPhone tem para oferecer! Mas já adianto, depois de ter um smartphone Android, dificilmente você vai querer um iOS!

Entre um smartphone Android e iOS, sempre vou optar pelo Android mais recente! © AndroidPIT

Há algum tempo, um membro da nossa comunidade me perguntou qual é o meu smartphone, essa é uma pergunta difícil de responder, pois semanalmente utilizo diferentes dispositivos aqui no escritório, mas para fazer uma comparação com o iPhone 5 (iOS 6) optei pelo meu bom e velho companheiro HTC Desire HD (Android 2.3) e pelo Galaxy S3 (Android 4.1.2).

Interface do usuário

Quando fiz a mudança para o iPhone, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a ausência de um lançador de aplicativos e de widgets. Aliás, para utilizar um iPhone, não precisa ser muito criativo, pois no quesito personalização, um Android exige muito mais do proprietário e oferece mais possibilidades - a exemplos das diferentes ROMs disponíveis ou mesmo as diferentes interfaces de usuário das fabricantes (Touchwiz da Samsung, HTC Sense ou Timescape da Sony).

Design

O botão “voltar” simplesmente não existe e tive que me reeducar a procurar a seta que indicava “retornar para a página anterior”, normalmente posicionada na parte superior do aplicativo, o que dificulta utilizar o aparelho com uma mão, mesmo com uma tela de 4 polegadas. No HTC Desire, que possui uma tela de 4.3 polegadas, o processo é bem mais ágil.

Sem contar que a estrutura de alumínio do iPhone deixa o manuseio do aparelho muito inseguro... ou seria o preço? O plástico que envolve o GS3 nunca deixou esta impressão e o fato de conter um botão fisico para a ação de “voltar” faz com que o usuário nem sinta as 4.8 polegadas do display.

Eis os participantes: Samsung Galaxy S3, HTC Desire HD e iPhone 5. © AndroidPIT

Teclado

Falando em tamanho de tela, depois de utilizar um smartphone com mais de 4 polegadas e a possibilidade de utilizar diferentes teclados, como acontece com smartphones que rodam com o sistema operacional da Google, digitar uma mensagem no iPhone é irritante. Meus dedos são finos e considero minha habilidade de teclar muito boa, mas a tela do iPhone 5 foi uma afronta aos nervos, especialmente porque o display é comprido e fino.

Barra de notificações

Os atalhos na barra de notificações parecem não fazer parte da pauta dos desenvolvedores da Apple, aliás, o que existe de funcional no MacBook Pro não significa, necessariamente, que será mantido como ideologia da marca Apple. Assim, em vez de atalhos para ativar/desativar Wi-Fi, informar updates de aplicativos, transferência de dados, receber notificações de e-mail ou redes sociais e verificar os aplicativos recém acessados, você encontra horário, temperatura, informações sobre a bolsa de valores e a possibilidade de enviar tweets (este último é uma boa vantagem, mas no Android existem widgets para isso).

Imagem

Para jogos, a tela de retina do iPhone 5 é o sonho de qualquer gamer, a qualidade da imagem é impecável, mas não é exclusividade da Apple, pois o GS3 da Samsung oferece uma ótima experiência de imagem, em uma tela maior. O mesmo em termos de de processamento de dados, ambas as CPUs oferecem um performance e desempenho acima da média.

A captura de vídeos e a câmera para fotos acabam sendo similares e, como já realizamos uma comparação entre às câmeras do GS3 e do iPhone 5 aqui no AndroidPIT, vou apenas dizer que ambas são excelente, porém, o Android 4.2 oferece o recurso Photo Sphere (acessível após download do Android 4.2 Transformation Pack).

Google Play Store x App Store

Por fim, o que mais me faz optar pelo Android em detrimento ao iOS é o fato de que não preciso pagar para utilizar pelos mesmos Apps! Quase tudo é pago na App Store e, por favor, não me venham com a desculpa de que “quem tem um iPhone pode”, pois me parece mais estupidez do que “quem tem um iPhone pode”. Por acaso o fato de ter um smartphone Android é sinônimo de pagar menos em um restaurante, por um carro ou por um Louboutin? Não.

Depois do Android, ter iOS é complicado!

Confesso que me frustrei com o iPhone 5, pois toda a minha experiência com o MacBook Pro prometia que este smartphone seria outro grande produto da Apple. Começo a questionar se está comparação - Android x iOS - ainda é tão importante quanto há 2 meses, pois depois da apresentação de sistemas como o BlackBerry 10 e o Windows 8 para smartphones, me parece mais relevante tais comparações.

Assim, Pessoal, depois de ter um smartphone Android, dificilmente vou querer um iOS. É fato que nestes dez dias com o iPhone, também quebrei alguns tabus, pois sim, dá para utilizar Dropbox, Youtube e Google Mapas no iOS... e a Apple também atualiza o sistema operacional para corrigir erros.

Ah... mesmo com as limitações do meu HTC Desire HD, existe uma coisa que eu não consigo mais abrir mão quando o assunto é um dispositivo móvel, a possibilidade de ter o mesmo aparelho, mas completamente diferente da maioria.

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Notícias / Aplicativos
9 há 4 dias

Apps em oferta: Runtastic PRO, WeatherPro, PhotoSuite 3 e mais

Notícias / Atualizações
62 há 6 dias

Google Play Store: baixe a nova versão 4.9.13 com o visual do Android L!

Notícias / Aplicativos
53 há 1 semana

Quantos aplicativos você baixa por semana?

Comentários

Escreva um comentário:
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 1/fev/2013 Link

    Olá Camila, como sempre um texto imparcial e sincero. Não me canso de parabenizar a equipe deste site.

    Bom eu estava passando por uma situação semelhante:

    Meu sonho de consumo o Nexus 4 deu para traz, e meu L7 trincou a tela, ou seja preciso de um novo dispositivo para ontem. Estava em dúvida entre Iphone 5, Sammy Galaxy S 3, e HTC one X +.

    Queria muito um HTC, acho a construção dos dispositivos desta fabricante maravilhosas, porém os problemas relatados com o hardware dos dispositivos, somados a incerteza do bom funcionamento dele aqui no Brasil, me fizeram deixar a idéia de lado.
    Fui a uma loja e pedi para ver um S3, e um Iphone 4s, o 5 eu ja tive uma experiencia, quando o comparei com o Nexus 4.
    Eu achei o Iphone mais fluído que o Sammy, não sou fã do azulado de telas amoled. E a construção do SIII, depois de ter nas mão um Nexus 4, e ainda frente a um Iphone, é horrorosa. A sensação de " meu caramba, que material mais chinfrin, isto vale tudo isto?".
    Porém ao utilizar as funções do aparelho, eu quase esqueci o material com o qual foi fabricado. O Iphone também tem uma experiencia excelente, mas não é tão intuitivo quanto o Android, faz tempo que não utilizo custom room, e achei que não sentiria falta ao comprar um iphone, mas os widgets, barra de notificação, customização, somados a quantidade de apps gratuítos venceu.
    Creio que se não tivesse conhecido o Sistema Android, não teria problemas em utilizar o IOS. Mas como estou acostumado ao Android foi como se tivessem me amputado um dedo, sabe, conseguia manusear o aparelho mas me faltava algo.
    Sendo assim tudo aponta que meu proximo dispositivo seja um SIII, as estou apreensivo com esta morte subita dos dispositivos. Mas os que eu quero Nexus 4 e HTC One X + estão fora de questão. Realmente não sei o que fazer.

    Abraço.

    0
    0
  • Robson Américo 2/fev/2013 Link

    Daniel, tenho um s3 também. Não tenho essa sensação de material ou construção ruins ao manusear o aparelho, e creio que seja mais impressão por tudo que foi dito na época do lançamento. O aparelho é sensacional, e em relação à morte súbita, o que se diz é que o update para o 4.1.2 resolve o problema (já lançado oficialmente aqui no Brasil),

    Acho o Nexus 4 ótimo também, pretendo comprar um para minha esposa. Porém, o fato de não permitir uso de cartão SD para mim sempre será um problema. Outro ponto (e jamais pensei que um dia diria isso...) o TouchWiz enfrescalha um pouco a aparencia do Android, mas os recursos que a sammy disponibilizou nele são MUITO práticos. E quanto ao HTC One X+, dê uma pesquisada a respeito da multi-tarefa: pelo menos no One X (o primeiro), a HTC resolveu que ao sair de um app ele deveria ser imediatamente fechado ao invés de rodar em segundo plano até que o task killer do Android julgasse necessário encerrá-lo, o que para mim, simplesmente mata o conceito de multi-tarefa. Confira se no One X+ isso ocorre também.

    Se você não tem pressa, espere uns três meses. Parece que a Sony e a Motorola (para não falar na própria LG) estão vindo com coisa interessante, especialmente a Motorola. Ah, em tempo: o Android ficou extremamente mais fluido do 4.1.0 para cima, fique atento à isto.

    Camila, aproveitando: acho todos os seus textos excelentes!

    0
    0
  • Rafael Ribeiro 2/fev/2013 Link

    O que mais me dá raiva é que os apps são primeiramente feitos para IOS , porque o Android é mais facil de piratear , mas nao acho isso uma desculpa . Na minha escola ninguém tem iPhone , mas se alguém aparecer com iphone lá , pode ser até iphone 4 , 3 que eles namoram . O iPhone ainda é famoso pela tal da 'maçã' , e a maioria das pessoas só querem um celular '' externo '' , porque eles não ligam para hardware , processador e tudo mais . Então até as pessoas descobrirem o Android profundamente , o iphone ainda vai ter essa fama :/ beijo gosto muito de você Camila

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 2/fev/2013 Link

    Rafael, você tocou em um ponto bem importante, realmente os apps chegam primeiro para iOS e, sim, isso é frustrante para usuários Android. Durante estes dez dias, o Temple Run 2 foi lançado - adoro este jogo - e chegou primeiro para iOS, uma semana depois para Android, igualzinho. Parece que as desenvolvedoras fazem de propósito, para alimentar um tipo de estatus para o iPhone, como se fosse um contrato de exclusividade para colocar o aplicativo na App Store, loja da Apple.

    Os aplicativos para iOS também parecem/são mais trabalhados que os para Android, ainda estou esperando a mudança de mentalidade da Google em relação à Play Store, pois a partir do momento em que o market Android cobrar melhores softwares dos desenvolvedores, os usuários também contaram com essa qualidade Apple.

    E muito obrigado pelos elogios! Adoro quando posso trocar impressões com vocês.

    0
    0
  • Rafael Dantas 2/fev/2013 Link

    Ótima matéria, apesar das breves descrições. Eu já tinha feito essa experiência com o iOS depois do Android (2.3) e assino embaixo de praticamente tudo o que foi dito.

    Um amigo próximo tem um iPhone e ficou com alguns aparelhos Android ( Xperia Mini Pro e depois um Galaxy SII) e sentiu a diferença na pele. Entretanto por algumas particularidades ele optou pelo iOS por um tempo. Mas ainda hoje ele sente mais fluidez no Android e acaba sempre retornando...

    É óbvio que a plataforma da Apple é mais lucrativa (praticamente tudo é pago!) e os desenvolvedores se sentem mais estimulados por conta disso. Mas já faz tempo que a Google investe em sua loja e muita gente compra seus apps sem esquentar a cabeça. No final essa "guerrinha" entre sistemas só faz sentido se estimular a evolução dos mesmos. Liberdade de escolha continua sendo uma ótima política e, nesse ponto, o Android sai na frente.

    Fico na expectativa dos novos sistemas que estão surgindo no horizonte pois, como já disse antes, isso estimula a concorrência a crescer , desenvolver e inovar. E com mais opções no mercado fica mais simples atender as diferentes demandas.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Nico Heister 2/fev/2013 Link

    O artigo é muito interessante. Obrigado!

    (I hope the above sentence makes sense. I used Google Translate for most of the parts :D)

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 2/fev/2013 Link

    It is perfect Nico, thank you!

    0
    0
  • luizglastony 2/fev/2013 Link

    Camila, belo texto, simples e presunçoso.Sim, você consegue colocar sua opinião de uma maneira tão honesta, que até eu que nunca manipulei um iOS acredito nas limitações descritas.
    Meu primeiro Android foi um 2.3 num galaxy Y, cansado das limitações de memória enfrentei semanas de dúvidas para decidir entre um sonho de consumo (um produto da maça) e o tão famoso melhor do mundo galaxy s3. Pesquisei em diversos sites e resolvi ter a experiência pessoal com ambos aparelhos. Em minha universidade tive a chance de usar o iphone4s de uma amiga e babar com o S3 em minhas mãos. A impressão de tamanho para mim que tem 1,90 nunca foi problema, eu simplesmente senti que era a extensão da minha mente ter aquele aparelho comigo.
    Não dormi de tanta ansiedade para ter o "meu" galaxy s3. E no dia seguinte fui a uma loja e comprei. Já estou com ele desde agosto. E não consigo ver beleza, charme e sofisticação em nenhum outro aparelho, sabe uma relação de amor e sexo que você não consegue ter por mais ninguem? Tenho isto com o meu Galaxy S3. Parece até doentio e superficial, mas encontrei neste aparelho facilidades para o meu dia a dia. Sou enfermeiro e utilizo diversos aplicativos gratuitos com meus pacientes, faço consultas e utilizo o aparelho diante do paciente. Quando pego um caso legal peço pra tirar fotos e mostro ao paciente o que será mostrado nos meus artigos e lhe garanto que a experiencia de levar tecnologia aos centros de saude é algo de extrema serventia. Amo o que eu faço e meu hobbie é tecnologia, agregar os dois é uma experiência indescritível.

    0
    0
  • Maiky Braga 2/fev/2013 Link

    Bacana o depoimento, mas nem tudo são flores. O Android é um sistema pesadíssimo, tão pesado que nem "1 giga" (no meu s3 são 832mb) de ram dão conta de roda-lo. Toda vez, que vou abrir os contatos ou o discador tenho q esperar quase 3 seg. Isso num cel desse preço e com 4core é inadmissível, mas...
    O Android permite fazer muitas coisas, mas pra isso a gente precisa ser phd e pesquisador profundo de fóruns, comprei o cel top de linha pra não enfrentar esses problemas q me deixavam chateados no symbian, mas não adiantou.

    0
    0
  • Robson Benevides Simplicio 2/fev/2013 Link

    Maiky Braga você está reclamando porque tem que esperar 3 SEGUNDOS para uma aplicação abrir ??? PQP ,....
    Será s[o eu que achei isso irônico ? as pessoas estão tão apressadas hoje em dia que não podem nem esperar SEGUNDOS para alguma coisa ?
    Se quiser pode me dar o seu GS3 , eu não vou ligar pra esses 3 segundos KKKKKKKKKKKKK

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 2/fev/2013 Link

    Pois é ambos os sistemas operacionais tem seus pró e contras.
    O fato é que alguém acostumado com o Android sente muita diferença ao usar um IOS, e quem usa com frequencia o IOS também sente uma tremenda diferença ao usar o Android.
    Eu acho que já decidi pelo SIII, verifiquei todos os possíveis : Iphone 4s, Razr HD, Optimus 4 X HD, HTC One X HD. Porque também existe a diferença entre dispositivos com o mesmo SO. Eu comecei com um Xperia X 10Mini pró, passei para um S2, agora um L7... a diferença entre eles é surpreendente.
    Agora vou passar ao S3, infelizmente não acredito que possa pagar a vista estes lançamentos high-end 2013.

    Quanto ao sucesso da Apple:

    Na boa temos que reconhecer que eles tem dispositivos incríveis. São caros? Sim. Mas não deixam de ser bons. Tem modistas comprando apenas pelo nome? Tem,Porém agora que não podem usar o nome Iphone no Brasil vamos ver como a Fabricante e o próprio público se comportam.

    0
    0
  • Deathdoor 2/fev/2013 Link

    Olha, iPhone é bom, mas você tem que estar preparado para ele. É para quem quiser pegar e usar, se ele te atender vai ser ótimo, senão... Para quem quer algo simples, mas não simplista, com seus recursos, pode servir, mas tem que saber quais programas te atendem para você baixar e usar, afinal ele é praticamente um lançador de programas. A cada versão são sendo acrescentos detalhes nativos, mas é pouco.

    Minha experiência em pegar e mexer em um iPhone foi traumática.
    É claustrofóbico, pode parecer exagero dizer isso mas eu me senti mal e agoniado. Não tinha para onde "ir" nele, só aqueles ícones, de programas que eu não queria usar. Tive falta de ar (mas isso é "culpa" minha também, eu também passei mal uma vez no cinema ao assistir o trailer de um filme muito ruim).

    Android sempre foi mais poderoso, só que pela quantidade de possibilidades elas não eram muito organizadas. Dizer que iOS é mais fácil é porque as pessoas são naturalmente mais burras. Sem uma interface bonitinha e bem clara as pessoas tem dificuldade de usar. A partir do 4 isso melhorou, mesmo com algumas coisas que eu não gostei, e no 4.1 ficou ideial, pelo menos em termos de interface/usabilidade, mas sem mudar tudo.
    Infelizmente o Google vacila em alguns detalhes, mas isso é defeito que todos os concorrentes tem aqui e ali.
    Android parece mais estranho por causa das interfaces das fabricantes, como são diferentes agradam a diferentes públicos. Se você pegar uma que te agrada, ok, senão... felizmente com o tempo essas interfaces melhoraram, ao ponto de chegar no TouchWiz hoje que enriquece muito o sistema. Caso ainda não "goste" do estilo ou queira algo limpo, sempre tem a opção de configurar ao seu gosto e é aí que mora a maior diferença entre o Android e iOS. O iOS é bom, mas muito limitado... o Android te permite ter um sistema igual OU/E melhorado. Isso é ótimo.

    É isso que faz as pessoas se tornarem "reféns" do Android Camila.
    Eu tenho um Defy com Android 2.3 (CyanogenMOD 7.2 para fugir do MotroBlur), e tenho ele azeitadinho do jeito que eu quero. Como ele usa uma versão antiga, ele carece de alguns recursos nativos (apesar de ter mais que o 2.3 original por causa do mod), mas se no iOS era tolerável usar programas para adicionar funções e recursos ao sistema, então também é tolerável nele. Isso que me impede de vender ele, eu estava quase vendendo mas desisti, queria pegar um Nokia N9 ou trocar por um Nokia 701 para experimentar os sistemas, é bom conhecer sistemas diferentes e enriquecer os conhecimento sobre o que é possível fazer no mercado móvel, MeeGo e Nokia Belle FP2 também tem suas vantagens e recursos nativos próprios que os concorrentes não tem, mas sinceramente... iria ser divertido experimentar esses sistemas mas pensar em me adaptar a eles, só pensar me cansava. iOS é a mesma coisa na minha opinião, ou você aceita o sistema como ele é ou usa outro, porque não tem muitas opções, é a filosofia do Jobs, eles decidem como você deve usar. Se o que eles te oferecem é o bastante, ótimo, você está no lucro, senão...

    No meu caso particular tem duas características do Android, diferentes do iOS que me impedem de usar o segundo. Primeiro é que o iOS é muito burocrático. Tem suas integração nativa com "algumas" redes sociais (hoje), mas muito mais para compartilhar coisas. Isso já tem desde sempre no Android, em qualquer lugar dele. É muito burocrático ter que entrar em programas para ver ou fazer coisas, Widget não é só enfeite, é uma forma mais aberta e acessível de você ter informações e trocar informações nos programas. Não tem como eu usar um sistema sem minhas áreas de trabalho mostrando feeds rolando, tuítes, os próximos compromissos da agenda... sem eu precisar apertar em lugar nenhum, tudo ali na tela.
    Até por isso que eu gosto muito do MeeGo, sempre exibindo informações na tela mesmo apagada e a central de notificações e as mensagens todas unificadas.

    O outro impedimento são os teclados.
    Eu iria perder as mãos tendo que digitar naquele teclado do iOS. Ter que abrir mão de teclados melhores é inadimissível, impossível viver sem o ShiftKey 3 se você usa muito, swipe quando se está com preguiça e não liga de digitar uma palavra errado.

    São dois detalhes fundamentais pra mim.
    Como adendo, os players de música e vídeo. Mesmo no meu Defy ultrapassado tenho suporte a TUDO, absolutamente TUDO graças aos players. Conseguir assistir episódios em alta qualidade até com legendas complexas exibidas de forma perfeita não tem preço. E ainda tendo a facilidade de fazer streaming do meu PC, tudo de forma aberta sem ficar preso a programas específicos.


    Enfim, já entenderam.
    Tem pessoas que foram feitas para o iOS, o Android foi feito para pessoas (de todos os tipos). Em resumo é isso.

    0
    0
  • Maiky Braga 3/fev/2013 Link

    Olá Robson, a questão não é nem ter q esperar 3 seg pra abrir as duas funções mais importantes do cel, e sim ter q esperar 3 seg num celular de 2 mil reais. Enquanto um iphone 4 consegue ser muito mais fluido.
    Cara vc não sabe a agonia q dar ver um equipamento quadcore engasgando pra abrir um simples discador, é de doer.
    Eu sei que nenhuma sistema é perfeito, mas existe um erro grave na estrutura do Android q consome memória ram demais, e isso já foi confirmado pelo Google, eles acharam mais fácil evoluir o hardware do q refazer tudo, acredito que nos celulares de 2 gigas pra cima esses problemas sumirão.

    0
    0
  • Dan Souza 3/fev/2013 Link

    Mas o que você disse é verdade.. é frustante usar um iphone depois de um galaxy.. mas eu acho que a google está cuidando muito mal da google play.. o app do facebook é uma merda,vc abre o angry birds,e enche o jogo de anuncio e não tem jeito de tirar.. mas você concorda com o que eu penso? depois de usar um ios e android,digo que:

    Android,é 100% completo,e lindo e cheio de possibilidades e é pra quem quer gastar pouco,mexer e modificar o sistema e principalmente quer usar bastante o celular,pois os widgets,atalhos,e a central de notificações ajuda bastante.. e quer quem mexer em tudo mesmo..

    E o ios,é pra quem quer um celular funcional,sem frescuras,e uma boa câmera,muitos jogos,apps,da melhor qualidade,enfim,é um cel com um app para tudo,igual dizia steve jobs.. e claro,sem se preocupar com segurança,atualizações,e ter que ficar configurando as coisas..

    0
    0
  • Dan Souza 3/fev/2013 Link

    Daniel Bocchi: se eu fosse você escolheria o nexus 4,pois deve ser muito interessante ter um aparelho com a rom pura e oficial da google,fora que quando for lançadas novas atualizações do android,ele vai ser o primeiro a receber,e ele é muito bonito.. não curto muito aparelhos brancos e estilo de saboneteira igual ao s3.. acho o nexus mais fino,elegante e discreto.. mas o s3,tem o svoice de exclusividade.. eu não escolheria HTC,pois eu nem nunca vi nem toquei em um.. digo por experiencia própria,na minha faculdade,tem vários amigos meus com s3,um nexus,outro com s2,iphone e eu ja fuçei em todos.. hehehe

    0
    0
  • Dan Souza 3/fev/2013 Link

    Daniel,também esqueci de dizer,que o s3,além do svoice,também,é praticamente todo controlado por sensores.. mas essa touchwizz brocha o android.. eu prefiro por exemplo,a do galaxy s2,é discreta,e sem frescura..

    0
    0
  • marcos machado 3/fev/2013 Link

    Tive um Tablet Samsung 7" e achei muito bom, mas sempre tive vontade de ter um iphone, então, vendi meu tablet e comprei o iphone. Não vou dizer que são o quanto tem de diferentes, mas estou muito satisfeito com meu iphone. O que eu vejo de ponto negativo no sistema android é a grande divergencia entre os fabricantes de aparelhos android , sistemas muito diferentes que vem com androide 2.1, 3.2, 4.0, e agora 4.1 . Cada versão melhor que a anterior, mas se você tem um android mais antigo, é limitado as atualizações, sem falar na demora delas, pois, os fabricantes primeiro querem lançar em seus novos modelos. Continuo achando o iphone um avanço em relação a isto.

    0
    0
  • herbeson alves 3/fev/2013 Link

    como eu queria possuir um desses aparelhos mais avançado do que o meu

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    jefferson h. 3/fev/2013 Link

    eu, que gosto de sempre estar modificando, personalizando, procurando o melhor desempenho, não abro mão da liberdade que o Android dá, gostei muito da frase citada em um dos comentários, algumas pessoas foram feitas para o IOS, e o android foi feito para todas as pessoas, acho que isso resume tudo.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 4/fev/2013 Link

    Olá,

    Pessoal, de verdade, obrigado pelos comentários e direções.

    Abraço.

    0
    0
  • Robson Américo 4/fev/2013 Link

    Maiky Braga, tenho alguns pontos a observar em relação ao seu comentário, a começar pela idéia de uso de memória RAM: ESQUEÇA o conceito de quanto mais memória livre melhor. O sistema tem que preencher a RAM com os dados que o processador vai trabalhar, e se a memória está vazia, o sistema terá que localizar estes dados, carregar na memória e então disponibilizar para o processador. Por isso mesmo, quanto mais destes dados já estiverem na memória, menor tempo será gasto até o processador concluir sua tarefa e disponibilizar a resposta para o usuário.

    Essa ideia de quanto mais memória livre melhor, vem dos tempos em que o Windows não a gerenciava tão bem quanto hoje, ou tão bem quanto o Linux e outros Unix fazem a tanto tempo. Inclusive, Android é derivado do Linux e herdou todo o bom gerenciamento de memória.

    Quanto ao tempo de abertura dos contatos, isso é mais com a ROM da Samsung do que com o hardware do aparelho ou com o Android em si. Tente outros discadores (sugiro que comece pelo exDialer)

    Abraço.

    0
    0
  • junior mendes 4/fev/2013 Link

    oi daniel eu preciso tirar uma duvida eu tenho um tablet kyros coby com android ics voce sabe se eu consigo atualizalo para o android jelly bean e caso nao tenha atulização original para ele posso utilizar atualizacões de outros tablet

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 5/fev/2013 Link

    Olá Junior,

    Te enviei um e-mail, espero a resposta para poder lhe ajudar.


    Abraço.

    0
    0
  • Gustavo 6/fev/2013 Link

    Tive Windows Mobile, adorei. Chegou o Android, respeitei. Conheci o IOS, abominei. Migrei pro Windows Phone, amargurei. Dei chance pro Android, revigorei.

    Dá quase um pagodinho.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 6/fev/2013 Link

    Hahha ficou muito bom Gustavo.

    0
    0
  • FlavinhoSozinho 6/fev/2013 Link

    Camila Rinaldi Os ícones wi-fi, hora e rede azuis do Galaxy S3 são da atualização ou ROM modificada ou podem ser configurados? porque já aceitei essa atualização 4.1.2 JB e estou satisfeitissímo mais gostaria de deixar azulzinho os meus ícones também e aproveitando a oportunidade a tecla multi janela não consigo colocar mais apps só retirar ele vem sem poder configar? ou vc manja colocar qualquer app na telinha lateral quando selecionado a opção multi janela?
    E concordo com Vc uma vez android, android até a atualização seguinte kkkkkkkkk
    iOS são anti-sociais e a aparencia de ching-ling não me sai da cabeça, ontem peguei um iphone 5 de um amigo meu novinho pra mim não vale nada prefiro mil vezes meu galaxy s3 até que o galay s4 seja anunciado.

    Atenciosamente Flavio

    0
    0
  • Frank Z 6/fev/2013 Link

    Olá Camila,

    Poderia esclarecer melhor sua conclusão?

    O que voce quer dizer com essa afirmação?

    Ao meu ver esses produtos são para diferentes público-alvo.
    O android é para que gosta de fuçar e perder um tempo configurando, customizando, e fazendo as coisas funcionarem.

    Já o iPhone, é para quem quer as coisas na mão, sem ter de instalar roms, ou minerar opções em milhares de menus. Ou seja, mas fácil e prático de se usar.

    Acho que faltou falar de alguns pontos, como a falta de padronização, a falta de atualização para aparelhos antigos, a lerdeza do java, instabilidade do sistema, etc...

    Achei sua comparação muito "rasa".

    Mas o que mais me faz falta no android é um aplicativo descente similar ao app "iPod", para ouvir podcasts, radios online e etc.
    Hoje procurando achei o Beyond Pod.
    Tenho um Motorola Milestone 2, e já tive um sony xperia mini pro. Ambos decepcionantes.
    Será que tenho que desembolsar mais de mil reais para ter um aparelho android descente?

    0
    0
  • George Marques 6/fev/2013 Link

    Achei muito enviesado esse post. Tudo bem que o site é sobre Android, mas não precisava vangloriar de umas funções a mais e passar de relance pelo lado bom do iOS. E em dez dias não dá para acostumar com um SO novo, você acabou procurando no iOS o que sentiria falta e só.

    O fato da falta de personalização do iOS é uma marca clássica do Steve Jobs desde o primeiro Macintosh: garantir que todos os usuários tenham a mesma experiência. Se isso é bom ou ruim depende é complicado dizer e depende da pessoa que o utiliza.

    Outra coisa, a App Store deixa os apps mais caros por causa de um rigoroso controle de qualidade (também para manter o padrão da experiência). A Play Store parece muito mais liberal neste aspecto, podendo manter um custo menor.

    Comparar SOs tem de ser uma comparação de funções, considerando o que cada um deles promete. Se for pra escolher qual o "melhor", Windows, Linux e Mac OS brigam já há muito tempo e nunca chegaram (nem chegarão) a uma conclusão.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 6/fev/2013 Link

    Não vejo o artigo como uma comparação entre os SO, a nivel de este é melhor que o outro. Vejo um artigo para usuários android, mencionando o que eles podem sentir falta no IOS. Não achei o artigo e nenhum comentário até agora tendencioso.
    Foi um relato pessoal de uma estranheza que ela sentiu ao utilizar o IOS, e uma opinião, dirigida aos já usuários android, mencionando que depois do android, não haveria nada no IOS que lhes poderia fazer falta.
    Vejo que a Camila, como formadora de opinião, foi bem responsável e imparcial no relato. Nenhuma critica aberta e desproposital foi tecida contra o IOS.
    Mas existem, interpretações e interpretações.

    Abraço.

    0
    0
  • Thamires Luz 6/fev/2013 Link

    Achei o review bem elaborado, nao achei que "puxou sardinha", foi uma opinião pessoal.

    Eu tenho android, e realmente o botão voltar é uma boa. Mas em questão de usabilidade, acho o ios melhor, ele é todo padronizado. No android algumas opções ficam "escondidas" .

    0
    0
  • Sergio Roberto Chica 7/fev/2013 Link

    Meus colegas de banda tem Iphone4 e Ipad2.
    Toda vez que eles tem músicas, vídeos ou outros tipos de arquivo, ficam que nem loucos pois não conseguem passar para outros celulares via bluetooth, wi-fi, e nem para netbooks sem Itunes. Coisa que faço facilmente com meu GalaxyS. as vezes até entre eles tem alguma restrição.
    Parece que tem que cadastrar 5 computadores pra poder fazer transferencia de músicas e vídeos. Sei lá... coisa estranha
    Brinco e dou risada deles e eles ficam bravos.
    Será que eles são burrinhos e não sabem como fazer isso (Steve Jobs não ensinou)? Ou o troço é mesmo complicado? Não vi ninguém comentar sobre isso.
    Os mesmos apps que eu tenho de graça, eles tem que pagar pra ter.
    As vezes meu android dá pau, mas não troco, porque sempre tem um jeito de deixar mais legal, e porque o meu tem a TV pra assistir aquele futebol dando risada da Apple

    0
    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 8/fev/2013 Link

    Eu digo o seguinte:
    Para comprar um Iphone você tem que ter garantido que os que te rodeam também possuem um IOS, comprar um Iphone não tendo nenhum conhecido/familiar com o mesmo, chega um momento em que vai se sentir ilhado.
    Não estou discutindo neste post qualidade, mas sim realidade. Mesma coisa alguém que só tenha conhecidos com Iphone e comprar um Android, vai ficar ilhado também.

    Este comentário seu venho bem a calhar, escrevi sobre isto aqui:

    https://plus.google.com/app/basic/stream/z13fer1buzzavta2x22bybex3qjlhzqnq?cbp=zpey2f00et74&sview=27&spath=/app/basic/103264737410239952713/posts&sparm=cbp%3Djjdknyzlqdyl%26sview%3D25


    Abraço.

    0
    0
  • Doom Fidel 8/fev/2013 Link

    Frank Z,não entendi seus argumentos, esclarecer o que cara?
    É opinião pessoal e gosto dela,sendo que não precisa justificar
    nada,e a próposito, a matéria está bem elucidada.
    Argumento imparcial de alguém que teve em mãos os dois S.O, e trabalha
    com redação usando vários dispositivos móveis. Foi tão fácil para
    todos entender,mas se você é um Fan Boy de carteirinha,tá explicado.
    Para mim todo sistema tem seus prós e contras,e o que te atende é
    o melhor "PRA VOCÊ". Então mano achei raso e sem proveito seus
    argumentos,pois não tem nada a vê a palha com o grão. Sem ofensas

    0
    0
  • Melissa de Miranda N. 18/fev/2013 Link

    Olá Camila,

    Adorei o post.

    Sou usuária do SIII há duas semanas e estou apaixonada!!!!

    Quando decidi trocar meu Lumia 710 (aliás, afff WP é um protótipo de sistema, tem que caminhar muito ainda para ser considerado um OS), minha primeira opção era um iphone 5, pois queria um celular high end. Mas depois de muito pesquisar e "futucar" o iphone 5 e o SIII, não me restou dúvida: SIII.
    Respeito imensamente quem escolhe iphones (quase todos os que conheço), mas sinceramente em minha opinião não tem comparação, o SIII é infinitamente melhor.

    Beijos!!! E obrigada a todos da equipe, este site é maravilhoso e me ajudou muito em minnha escolha.

    0
    0
  • Paulo Sergio 21/jun/2013 Link

    A unica coisa que eu gostei no iPad, foi a capacidade da bateria que eu acho muito boa, no resto eu prefiro meu Galaxyzinho mesmo (Odeio Smartphones), bem mais barato e satisfaz todas as minhas necessidades

    0
    0