O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 83 Compartilhado 49 Comentários

Entenda a polêmica envolvendo os diferentes sensores da câmera do Galaxy S7

Uma das características especiais do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge é a câmera principal de 12 megapixels. Mesmo com pouca luz, a câmera da nova série Galaxy S faz imagens realmente boas. Contudo, como isso é possível visto que a Samsung coloca diferentes sensores nos seus smartphones? O que isso significa e como saber qual sensor foi instalado no seu dispositivo, você descobre neste artigo.

Que a Samsung instala diferentes sensores nos modelos da linha Galaxy não é novidade. Mesmo os Galaxy S6, Galaxy S6 Edge e Galaxy S6 Edge+ tiveram sensores diferentes instalados. Algumas vezes os sensores eram os ISOCELL, da própria Samsung, e outras os sensores eram IMX240, da Sony. Independente do sensor, a diferença na qualidade das imagens era quase irreconhecível.

Nos novos modelos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, não foi diferente. Uma porcentagem dos dispositivos foi construído com sensores BRIGHTCELL, com foco automático dual-pixel da própria fabricante, e a porcentagem restante foi construída com o sensor IMX260 da Sony.

Como identificar o sensor da câmera do seu Galaxy S7

Para saber qual sensor foi instalado no seu dispositivo Galaxy S7, é imprescindível que você instale uma ferramenta como o app AIDA64. Este aplicativo pode ler quase todos os detalhes dos componentes do hardware de quase todos os dispositivos e reconhecer os sensores da câmera.

Após lançar o AIDA64, o app precisará da permissão para acessar a câmera, e você deve confirmar tal acesso para poder usar a ferramenta. Depois disso, vá para a tela principal e selecione "Dispositivos".

Galaxy s7 camera aida64
Com o AIDA64 você confere os detalhes da câmera do S7  / © ANDROIDPIT

Na tela seguinte o AIDA64 irá mostrar, qual sensor está instalado no seu Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge. Se na tabela em que aparecem os dados da câmera, o código apresentado for "SONY_IMX260_FIMC_IS", então seu dispositivo tem o sensor da Sony.

Porém, se o código for "SLSI_S5K2L1_FIMC_IS", então o sensor BRIGHTCELL da Samsung foi instalado no seu dispositivo.

No momento, nós temos 4 dispositivos Galaxy S7 na redação: uma variante convencional e três Edge. Em testes com o AIDA64 pudemos comprovar que três dos dispositivos contém o sensor da IMX260 da Sony, e o quarto, o sensor BRIGHTCELL da Samsung.

AIDA64 Install on Google Play

A diferença de qualidade entre os sensores é (quase) imperceptível

Um usuário do fórum XDA Developer publicou fotos comparando os dois sensores. À primeira vista é difícil notar qualquer diferença, só quando se observa muito detalhadamente as imagens é possível notar pequenas diferenças. Você pode ver todas as fotos neste tópico do fórum do XDA Developer.

À primeira vista as diferenças são praticamente imperceptíveis
sony brightcell s7
À esquerda temos a imagem com o sensor Brightcell da Samsung e à direita a imagem com o sensor IMX260 da Sony  / © NaimC - XDA Developer Forum
EuT08I
Em ambientes escuros, o dispositivo com o sensor da IMX260 da Sony (direita) faz fotos mais amareladas / © NaimC - XDA Developer Forum

Em uma análise subjetiva das imagens, em ambientes escuros, o Galaxy S7 com sensor BRIGHTCELL faz fotos nítidas e com cores mais reais. Além disso, o sensor IMX260 da Sony parece ter a tendência de amarelar as fotos. Nos próximos dias nós iremos testar a câmera dos dispositivos Galaxy S7 que temos na redação e estas serão avaliadas por nossos profissionais de fotografia.

Depois que foi informada a diferença entre os sensores, me perguntei se o Galaxy S7 com o sensor IMX260 da Sony têm o prometido foco automático dual-pixel, ou se foi o sistema de foco automático híbrido que foi instalado. Em contato com a Sony, me foi informado que a empresa não oferece declarações sobre a venda dos seus módulos de câmera para terceiros.

Comunicado oficial da Samsung

A diferença de sensores na linha Galaxy S7 levanta questões. Ainda que a qualidade das imagens não seja tão diferente, pode-se notar alterações. Como disse acima, será que o Galaxy S7 com sensor da Sony realmente oferece o foco automático dual-pixel? Isso é muito importante para os entusiastas da fotografia.

Pensando nisso, também entrei em contato com a Samsung na Alemanha, mas até o momento não tive acesso à uma declaração oficial da empresa.

Na sua opinião, a diferença de sensores é algo que você levaria em consideração na hora da compra do seu Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge?

83 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maurício Rodrigues 16/mar/2016

    Então vc não se informa, não só com lentes como com a fabricação de diversos componentes, a Apple não faz nada, mas várias fabricantes terceirizadas, inclusive o processador é feito na Foxconn e Samsung.

49 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi