O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
114 Compartilhados 145 Comentários

É assim que você vai economizar uma boa grana no seu próximo Android

Está cansado de pagar um preço abusivo por um smartphone mais ou menos decente? Sim? Nós também! Não importa se novo ou usado, intermediário ou topo de linha. Com as nossas dicas você vai economizar em qualquer compra de um smartphone Android.

Espere o momento certo

Apesar das taxas, crise, impostos e tudo que o Brasil tem para aumentar o preço dos dispositivos, esperar o momento certo para comprar um smartphone Android pode te ajudar a economizar muito dinheiro.

AndroidPIT lg g4 7
O LG G4 ainda é uma ótima pedida / © ANDROIDPIT

E quando seria este momento ideal? Existe mesmo o tempo certo? Sim. Estudos de mercado indicam que um dos principais fatores para a queda de preço de um dispositivo é o lançamento do seu sucessor. Sendo assim, o período após a feira de tecnologia MWC (Mobile Congress World) - onde são lançados boa parte dos aparelhos das fabricantes mais importantes (principalmente os topos de linha) - é quando ocorre a diminuição de valores dos modelos anteriores de uma determinada linha.

Procure a loja mais barata

Este é um dos casos em que a procura leva à perfeição. Pesquisar preços antes de comprar um novo dispositivo vale muito a pena. As grandes marcas do varejo têm diversas promoções ao longo do ano, seja ela por fim de estoque, Black Friday, Cyber monday, final de semestre, começo do ano escolar, etc. Durante estas promoções os preços podem abaixar em até um 30%. 

As seguintes lojas, contam com aplicativos para Android para você não perder nenhuma promoção:

Casas Bahia Install on Google Play Americanas Install on Google Play Ricardo Eletro Install on Google Play

Também vale a pena pesquisar no site da própria fabricante, que muitas vezes tem promoções próprias. Como é o caso da ASUS, que está com a promoção de Dia dos Namorados em seu site. E a melhor delas é a "Compre 1 Leve 2". Sim, isso mesmo. Na compra de um Zenfone 2 Deluxe você ganha um Zenfone 2 Laser.

AndroidPIT ASUS ZenFone 2 Deluxe 9630
Confira as promoções no site oficial da fabricante / © ANDROIDPIT

Para acessar a promoção basta clicar aqui.

Produtos reembalados ou de segunda mão?

Ambos são uma boa opção, porém, não são a mesma coisa. Os produtos reembalados são aqueles que podem ter sofrido algum tipo de dano na embalagem durante o transporte ou que foram devolvidos pelo consumidor diretamente para a fabricante, que os embala novamente, mas não pode mais vendê-los como original.

Você tem todos os detalhes sobre smartphones reembalados, como proceder e onde comprar no link abaixo.

AndroidPIT dead galaxy s6 3076
Este telefone não entraria na categoria de reembalados / © ANDROIDPIT

Já os produtos de segunda mão, são aqueles que o vendedor é o próprio consumidor. Muitas vezes o aparelho já foi usado, mas ainda está em excelentes condições ou o smartphone foi comprado e não pode mais ser devolvido. É preciso ter um pouco de cuidado e pesquisar a fonte de venda para evitar problemas e frustrações, mas é uma boa opção para economizar. Para isso, temos um artigo logo abaixo, que vai esclarecer todas as suas dúvidas.

Importar ou não importar. Eis a questão.

Nem todos os dispositivos chegam ao Brasil. A Xiaomi, por exemplo, só tem dois exemplares sendo vendidos oficialmente no país, e a HTC nem se fala. Dispositivos topo de linha como o MI 5OnePlus 2 ou HTC 10 não são encontrados por aqui.

Mas há importadoras que podem te ajudam a ter o smartphone que você sempre sonhou, mesmo que ele não esteja disponível oficialmente no país. 

A maioria dos dispositivos vem da China e sempre há riscos neste tipo de transação. Mas muitos dos sites que se encarregam desse processo de compra e venda oferecem seguros que diminuem as preocupações do comprador. Isso porque eles cobrem o valor do aparelho caso o mesmo não chegue em suas mãos por causa da alfândega ou dos Correios.

xiaomi mi 51
Com a ajuda dos sites de importação, você pode ter um MI5 em mãos / © ANDROIDPIT

Vale lembrar que o processo de importação pode demorar um pouco. Assim, se você tem pressa de ter um dispositivo Android em mãos, esse talvez não seja o método ideal. Outra coisa: o produto também corre o risco de ser taxado na alfândega

Em resumo: é preciso pesquisar os melhores valores e condições de compras. E uma das opções mais recomendadas pelos nosso leitores é o site Ali Express.

Faça um contrato com uma operadora

Na esmagadora maioria dos casos, os topos de linha recém-lançados das fabricantes não são viáveis aos usuários brasileiros devido ao preço absurdo dos mesmos. No entanto, para quem deseja MESMO ter o smartphone Android mais avançado da sua fabricante favorita, pode optar em fazer contratos com operadoras, que subsidiam o valor desses aparelhos. Ou embutem o valor do mesmo nas mensalidades do plano escolhido. Assim fica muito mais fácil arcar com um Galaxy S7 ou um LG G5 SE.

AndroidPIT TIM ALL oi operator 1561
As operadoras brasileiras podem subsidiar a compra do seu smartphone / © ANDROIDPIT

Procure cupons e descontos

Se você não tem pressa para comprar um novo dispositivo, a pesquisa é o centro da economia. O primeiro passo seria fazer a inscrição nas newsletters dos sites das fabricantes ou de lojas do varejo que enviam promoções e cupons de descontos regularmente.

Outra maneira de encontrar os melhores cupons e promoções é procurar nos sites especializados como Cupons Mágicos, Cuponomia e Cuponation. O único probleminha é que esse tipo de promoção tem quantidade limitada, mas vale a pena pesquisar.

No momento eu encontrei um cupom de 10% de desconto em smartphones na loja online da Submarino. Vale a pena conferir.

Você gostou das nossas dicas? Conseguiu economizar na compra do seu smartphone e tem mais alguma sugestão?


Este artigo foi feito em colaboração com Eric Hermman

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe Forato há 6 meses

    Galera, pesquisar é a receita básica, mas posso dar uma dica de pesquisa q uso sempre: ofertaesperta.com... depois q descobri esse site, quase nunca pesquiso em outro. Não é um site de compras e nem de pesquisa como o buscapé por exemplo, é um site onde as pessoas q acham as promo pela net postam os links...

  • Giordano Santiago há 6 meses

    A cultura de trocar de aparelho todo ano deveria receber um milagre e desaparecer. No meu mundo da fantasia, as empresas poderiam lançar metade de aparelhos a menos, e manter a manutenção de um mesmo modelo por mais tempo. Como de um aparelho para o outro (de mesma classe) a diferença tem sido cada vez mais pontual, da pra ficar numa boa com um aparelho por mais de 2 anos, sem se sentir desatualizado. Lg g3 ainda é um puta aparelho mesmo 2 anos depois de lançado. O que falta nele? Assim é com moto X2, xperia z3 e tal.

  • Deivis Schuman há 6 meses

    Precisamos de mais matérias como essas!
    Olha só quantos sites bacanas a galera compartilhou aqui!

  • Leonardo Alves há 6 meses

    Se Casas Bahia, Americanas, Ponto Frio e Submarino - que são as lojas de e-commerce de maior peso no país - não são "confiáveis", quais seriam estas?

145 Comentários

Escreva um comentário:
  • Sim! Peguei meu LG G4 H818 no Ponto Frio, ou melhor, vendido e entregue pela Orange, na Black Fraude por PT$ 1.200,00.

  • Tenho um moto x2. O celular me atende em tudo, tirando a bateria q está péssima e com 15-20% ele desliga. Pretendo trocar a bateria e não trocar o celular. Mas aí cai na desgraça do android não ser um nexus e não receber mais atualizações. "Ah, mas você pode colocar o cyanogen". Quero atualizações via OTA, sei fazer tudo essas coisas na mão, com ajuda do youtube, mas e quem não sabe?

  • Essas promoções de operadora normalmente são ilusórias e você acaba pagando o plano e aparelho juntos, claro que não são todas, mas vale dar uma pesquisada legal antes. Tem aquela coisa de juntar pontos na operadora, eles expiram rapidíssimo mas dependendo do consumidor vale apena, meu pai vive pegando desconto em novos aparelhos com esses pontos :/

  • A Asus tem um grande porém: não tem número local nem 0800 para o caso de alguém querer devolver ou trocar o produto comprado, esses 2 números eles tem APENAS para suporte. Estou a dias querendo devolver um Zenfone, já preenchi o formulário de devolução no site deles, obtive o número de protocolo e desde sexta-feira não me respondem. Se demorarem mais, Asus NUNCA MAIS!!!!!!

  • Melhor jeito de economizar é só comprar online e acompanhar sites de promoção como o Gatry. Já tive LG G2, G2 gold, Lenovo A7010 e agora A5 2016 e paguei menos de R$ 1K em cada.

  • A melhor dica com certeza é esperar 1 ano depois que o aparelho for lançado no Brasil, praticamente vc economiza +60% no valor do aparelho quando foi lançado no Brasil, outra é esperar a Black Friday, pois mesmo os aparelhos do ano vc consegue com preço bem em conta, pra se ter uma ideia encontrei um Lg G4 no Ponto Frio ano passado por 1.200,00 parcelado em até 12x sem juros. Algo que nunca imaginaria encontrar por esse valor no ano do lançamento dele. Para isso é ficar sempre atento o dia todo na Black Friday para as promoções relâmpagos nos principais e-commerce, pois algumas promoções duram em média 20 min.

  • Comprar topo de linha do ano anterior. Por exemplo hoje vc encontra lg-g4 por 1600 reais. Muito mais negócio que um moto-g4-plus

  • Precisamos de mais matérias como essas!
    Olha só quantos sites bacanas a galera compartilhou aqui!

  • O melhor é comprar tops antigo, ou esperar novos lançamentos para abaixar os preços das gerações anteriores.

    • Mano tu deu uma complicada no meu cerebro aqui. Acho que tu disse a mesma coisa duas vezes. Geração anterior é top antigo. Kk

      • Por exemplo: se você quer comprar o S7 é melhor esperar o lançamento do S8, pois o s7 se tornaria geração anterior/recente (2016) e o preço vai abaixar bastante. Agora tops antigos é os de 2013-14-15.

      • 2015 antigo? Kct...

      • Foi a minha idéia. S7 é o top logo S6 é o top antigo. G5 top G4 é top antigo. Moto X Force é o top, Moto x Style é o top antigo. Agora posso pegar um G3 que não vai ser top, vai ser antigo porém uma boa pedida. Ou um S5, Z3, Moto X 2014... Antigos em idade (o mercado diz que é, fazer o que, eu nao acho antigo) que não ficam tão atrás no que importa, dos carros chefes atuais. Tendeu? Abraços.

  • Sempre optei por comprar aparelhos usados!!! Como trabalho com reinstalação de sistemas e estou sempre ligado em tudo que diz respeito a smartphones, eu tenho um conhecimento bem amplo sobre o assunto. O melhor lugar pra se encontrar aparelhos de segunda mão em bom estado é justamente nos grupos de compra e venda do Facebook e no site OLX.

  • Ótimas dicas, muito bom mesmo!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi