O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 156 Compartilhado 46 Comentários

Sem pegadinha: Comprar celular sem contrato com operadora é a melhor escolha!

Dia desses elaboramos aqui no site uma enquete sobre as vantagens e desvantagens de comprar um smartphone atrelado com a operadora. Como já esperávamos, a maior parcela dos nossos leitores é a favor do bom e velho modo de compra direto no varejo, sem pegadinhas, claro. 

Comprar um smartphone direito com a operadora nem sempre é uma má ideia. Pessoalmente, posso ilustrar essa situação usando um familiar meu que é cliente de uma operadora há quase 10 anos. A fidelidade espontânea - gerada pela vontade própria que o cliente sente de permanecer na operadora após o período de fidelidade - faz com que alguns benefícios sejam criados e ofertados ao cliente.

Um exemplo desses benefícios é o clube de pontos que, como mencionei, permite que um familiar meu troque de celular todo o ano gratuitamente e sem que este precise reajustar a franquia ou a mensalidade de seu plano. Tirando os clubes de pontos, as vantagens em ter um smartphone com contrato vão desaparecendo.

Claro, não estamos falando apenas em dinheiro, mas também de alguns contratempos que acabam interferindo na usabilidade do dispositivo. O caso mais comum são os updates de sistema, que sempre atrasam quando o aparelho foi adquirido com contrato. Bloatwares em excesso e bootloader personalizado com a logo da operadora são algumas bizarrices que vem de brinde.

Abaixo, o resultado da pesquisa feita aqui no AndroidPIT no último final de semana:

resultadoenqueteoperadora
966 leitores do AndroidPIT participaram da enquete / © ANDROIDPIT

Além disso, gostaria de compartilhar com vocês a opinião de alguns leitores que justificaram seus votos. Deixo elas abaixo:

Luan Souza:

"Os aparelho comprados em operadoras são sempre mais caros do que no varejo."

Marcelo Neri:

"Já foi a época que as operadoras davam descontos interessantes nos smartphones, hoje se o consumidor fizer os cálculos não vale a pena! Sem falar nas atualizações que demoram uma eternidade pra chegar."

Tiarles Nagata:

"Primeira coisa que faço quando vou comprar um novo smartphone é perguntar se é livre ou desbloqueado sem o logo da operadora."

Roberto Carvalho:

"O meu foi por contrato e fiquei bem satisfeito, levei em consideração os cálculos dos planos pós com os pré e acabei fazendo um pacote onde tinha direito a um LG G4."

Afinal, com ou sem contrato? 

Dar um veredito sobre essa questão não é algo simples, pois, embora exista uma clara preferência por modelos desbloqueados, ainda sim, a compra atrelada também pode estar ligada ao perfil de consumo do usuário e seu orçamento. Fazer a conta do custo total no primeiro ano é essencial, evitará surpresas desagradáveis.

A regra é simples, caso você não seja um cliente de longa data ou esteja fazendo portabilidade, avalie as condições do plano e compare o preço do aparelho bloqueado com o varejo. Lembrando que, quanto mais precisamos de dados de internet, mais caro tudo isso irá custar.

E você, vai com ou sem contrato?

46 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi