Conseguiremos reverter a situação do limite de consumo de dados na internet?

Best apps for movie streaming 6
© nextpit

A revolta e o burburinho podem não ser (ainda) proporcionais ao dia em que a Justiça bloqueou o WhatsApp por aqui. Mas é fato que os brasileiros estão se mexendo para tentar reverter a ação das operadoras que querem estipular limite de consumo de dados em seus planos de internet banda larga fixa. E o movimento tende a crescer. 

Abaixo-assinados da Avaaz e PROTESTE

Ainda que muita gente duvide da eficácia dos abaixo-assinados online, eles são bem úteis para fazer barulho em cima de um determinado assunto. E é isso que está acontecendo em relação ao limite das franquias. 

O Avaaz, mais famoso site do gênero, já coletou mais de um milhão e cento e cinquenta mil assinaturas online sobre o assunto e deve chegar a sua meta – 1.400.000 ainda nesse fim de semana. Ao final, a petição será encaminhada às operadoras, com a exigência de mudanças.

Para participar da ação, acesse o site da Avaaz.

avaaz
O abaixo-assinado da Avaaz já tem mais de um milhão de participantes/ © Avaaz

Já a PROTESTE, uma das mais ativas entidades de defesa do consumidor também criou a sua petição online sobre o assunto. A iniciativa da organização visa fortalecer uma ação judicial contra as operadoras movida em maio de 2015, para impedi-las de limitar o acesso a internet ao fim da franquia. 

Para deixar sua assinatura online na ação, acesse o site da PROTESTE.

E, como não podia deixar de ser, os usuários do Facebook também estão se mexendo. O movimento "Cancelaço – Internet Fixa" promete um grande boicote às operadoras, com o cancelamento de todos os serviços contratados a partid do dia 1 de janeiro de 2017, data em que a Vivo pretende implementar a franquia de dados. A ação já conta com quase 40 mil participantes.

Governo Federal já intervém

De olho no barulho que os internautas brasileiros estão fazendo, o Ministério das Comunicações também resolveu entrar no jogo. A entidade enviou um ofício à Anatel, cobrando que a agência regulatória tome medidas para que as operadoras observem os direitos dos consumidores na questão do limite das franquias. 

10143537793 04fd1b486e o
O Ministério das Comunicações já pressiona a ANATEL / © Portal Anatel

A Anatel afirmou que analisará o teor do ofício e tomará as medidas cabíveis assim que a prática da interrupção do serviço for iniciada, uma vez que a agência ainda não tem dados de que isso esteja ocorrendo.

Ainda que o momento político esteja longe de ser o ideal, é importante saber que o governo está de olho na questão.

Negativação nas redes sociais

Empresas gastam centenas de milhares de reais em ações publicitárias para promover seus produtos. E ver essas campanhas avacalhadas pelo consumidor é o pesadelo de todo departamento de marketing (e quem administra suas redes sociais). 

E é isso que vem acontecendo com as ações da Vivo – principal expoente da ação de limitar a o consumo de dados da internet banda larga fixa. A empresa escolheu o pior momento para lançar sua campanha de “Viver é a melhor conexão” e um dos vídeos já foi negativado mais de 43 mil vezes no YouTube, além de receber comentários pouco elogiosos sobre o assunto. 

Um vídeo promocional da Vivo já foi negativado 43 mil vezes. Fora as críticas pesadas à operadora

Nas redes sociais da operadora a situação não é diferente. Toda publicação que a empresa posta em seus perfis é atacada pelos internautas, que questionam a questão do limite. A empresa até tenta direcionar o usuário para um canal privado, mas a taxa de conversão não parece ser das maiores. E a tendência é que os ataques aumentem.    

CRITICASVIVO
Vivo: ações de marketing bombardeadas pelo público/ © ANDROIDPIT

Parece que os relatórios de performance não serão muito agradáveis ao final da campanha. 

A imprensa está em cima

O público pode reclamar de um monte de coisas sobre a imprensa (algumas com certa razão), mas ele não pode dizer que os veículos estão omissos em relação à questão do limite de acesso. Desde os veículos especializados em Tecnologia, até a chamada “Grande Mídia”, todos vêm abordando o assunto diariamente, com análises, dicas do que o consumidor pode fazer, críticas às operadoras, entre outros conteúdos. 

E não pretendemos parar. 

Muitos já procuram por outra opção

Ainda que essa medida de limitar o consumo de dados da internet seja execrável, a boa notícia é que não são todas as provedoras que estão aderindo a esta prática. Logo, se você se sentir prejudicado, sempre pode trocar pelo serviço – desde que ele esteja acessível na sua região, claro. 

brasil sim cards operadoras
Sempre é possível buscar outras opções / © ANDROIDPIT

Aqui neste link, você poderá visualizar uma lista de operadoras que não aderiram à limitação do consumo de internet de banda larga. Ela está organizada por Estado e mostra todas as provedoras que oferecem planos ilimitados de dados.

O Netflix se posiciona

O AndroidPIT entrou em contato com o Netflix, um dos serviços que mais serão impactados pelo limite do consumo de dados. A empresa enviou um comunicado oficial a nossa redação com o seguinte posicionamento sobre a situação:

"Os consumidores brasileiros são apaixonados por conteúdo e pela possibilidade de assistir ao que querem online, sob demanda. Limitar as franquias de internet é ruim para o consumidor e para a Internet em geral, pois é uma maneira ineficiente de gerenciar uma rede e pode inibir a sua inovação.

Os esforços para limitar as franquias de internet dos consumidores em certos ISPs irá apenas prejudicá-los e limitar o acesso pelo qual eles já pagam às operadoras.

A Netflix acredita que a concorrência vai ajudar a eliminar o limite de franquias ao longo do tempo e nós vamos continuar a oferecer mecanismos, como o Open Connect, que traz o conteúdo para próximo do usuário, consequentemente reduzindo a capacidade alocada à Netflix nos backbones, o que reduz o custo de operação de um ISP e garante a melhor experiência Netflix ao consumidor."

E sim, por que não fazer uma piada?

Como a gente perde o amigo, mas jamais a piada, por que não fazer tirar sarro das provedoras de internet? 

Pelo menos essa foi a ideia de vários (geniais) internautas que parodiaram a campanha “Viver é a melhor conexão”, da Vivo. E os vídeos ficaram ótimos. 

Assista esse:

E depois esse:

E o que você pretende fazer para combater essa medida de limite de dados das operadoras? Compartilhe sua sugestão! 

 

Ir para o comentário (73)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
73 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 11
    Juliano Rodrigo 18/04/2016 Link para o comentário

    Acho que as operadoras vão declinar, empresas como TIM e a Copel Telecom aqui em Curitiba
    estão ganhando espaço e clientes das outras operadoras, esse é o caminho e ações como reclamar a cada gesto das empresas ajuda, eu particularmente negativo todas as coisas e descurti a página oficial.


  • Leonardo Dantas 3
    Leonardo Dantas 18/04/2016 Link para o comentário

    Tá na hora de fazer um controle finalístico na Anatel porque tá f*, ela faz tudo exceto atender o interesse público.


  • Rodrigo Souza 17
    Rodrigo Souza 17/04/2016 Link para o comentário

    A Vivo e outras operadoras aproveitaram o momento em que os brasileiros estão com atenção voltada para o impeachement e operação lava-jato para dar o bote, mas se esqueceram que o mesmo internauta que está de antena ligada na política é o mesmo que, por mais leigo que seja, tem noção que essa limitação de tráfego é mais prejuízo do que benefício, e que esse mesmo internauta faz cabeça de que não entende direito o que está acontecendo, aumentando ainda mais o número de pessoas contra a limitação de tráfego.
    A Vivo subestimou o conhecimento dos brasileiros: acredito que pagará um preço alto por isso quando houver boicote ou o brasileiro dar o seu jeitinho de garantir acesso a Internet por meios alternativos, da mesma forma que é feito com assinatura de TV a cabo e via satélite hoje em dia.


  • juan pablo 5
    juan pablo 17/04/2016 Link para o comentário

    O povo pode tudo é só querer as regras existem no mundo até onde agente quer...


    • Leonardo Dantas 3
      Leonardo Dantas 18/04/2016 Link para o comentário

      '-' wat?


  • 20
    Bruno Vaz 17/04/2016 Link para o comentário

    Quem vai mais sofrer com isso é quem mora em cidades pequenas que só tem essas grandes empresas pra ter internet, eu trabalho com internet e aqui na minha cidade só tem GVT (Vivo Fibra agora né) e Oi Velox, que é um lixo. Na época foi uma ótima ter mudado para a GVT porque sempre teve um serviço excelente por aqui (ainda mais em comparação com a Velox), mas aí se tiver limite, não tenho pra onde correr, e não posso cancelar também porque dependo da conexão pra trabalhar


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 17/04/2016 Link para o comentário

    Já entrei em contato com a Oi e peguei uma cópia do meu contrato. A que eu tiver minha internet cortada/reduzida, entrarei com uma ação.
    Mudanças contratuais devem ser permitidas por ambos os lados, e eu não permito isso!

    Marcelo Jonas S S


  • 6
    Paulo 17/04/2016 Link para o comentário

    Cadê o CADE para cindir as atividades de serviços de internet e TV a cabo? Esse cartel escandaloso só quem não percebeu foi o Governo (Ministério das Comunicações e Anatel)? Cadê o MPF? Comunicação é concessão, essas operadoras não podem agir como bem entender não.
    Não se vê uma autoridade se manifestar. Todos cegos, surdos e mudos de rabos presos a espera da PF bater a porta.
    Basta de Corrupção.
    Absurdo esse país!


  • Paulo José 20
    Paulo José 16/04/2016 Link para o comentário

    Eles já tinha isso nos contratos e que a qualquer momento isso aconteceria!
    O uso aumentou e eles estão dizendo que o lucro não cresceu como o uso!
    É cada uma eles só pensam no lucro o serviço que exploda!!
    A ANATEL é uma das que mais ganham o imposto pago pelas operadoras em alguns estados é quase meio à meio com o governo!
    Por isso acho que quem vai pagar o pato como sempre somos nós!!!!

    Fellipe Paz


  • 12
    Rapha Assunção 16/04/2016 Link para o comentário

    Bateu aqui em casa um vendedor da NET oferecendo serviços.
    Falei pra ele que não assinaria nenhum contrato com NET, Vivo, Oi e claro pelo fato dessas empresas quererem limitar a internet.
    Ainda salientei que assim que tiver Live tim aqui na minha cidade, sairei da GVT pra nunca mais voltar.


  • Osmar C. 14
    Osmar C. 16/04/2016 Link para o comentário

    Como se utiliza o psiphon?


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 17/04/2016 Link para o comentário

      Baixe o app e clique para abrir. Ele vai se virar sozinho e abrir as portas.

      Ruim que ele tem umas propagandas, vídeos, que aparecem meio que do nada e fazendo barulho.

      Ou não era nesse sentido a pergunta?

      Osmar C.


      • Osmar C. 14
        Osmar C. 17/04/2016 Link para o comentário

        Queria algo mais detalhado, a opção/função "tunnel whole device" não funciona no meu celular.


  • Diego Nascimento 42
    Diego Nascimento 16/04/2016 Link para o comentário

    Cartel liderado pela Vivo! Se a Anatel não existisse teriam mais operadoras no país, e consequentemente, mais concorrência, menor preço e serviço melhor.

    Gilberto Oliveira


    • David CD 80
      David CD 16/04/2016 Link para o comentário

      Falou e disse. Exatamente, a Anatel mais ferra a gente do que ajuda.

      Diego Nascimento


    • 20
      Bruno Vaz 17/04/2016 Link para o comentário

      E o pior é que a parte útil da Anatel mesmo, que é a área de abrir reclamações, só existe porque corrige uma situação criada por ela mesma, porque se tivesse mais opções de operadoras, a que não resolvesse meu problema, eu sairia na hora e iria pra outra, mas como não tem liberdade econômica aqui pra ter mais concorrentes, tem que ficar passando dor de cabeça com as mesmas empresas sempre.


  • 4
    Filipe 16/04/2016 Link para o comentário

    Um milagre ninguém ficar de mimimi pela matéria não ser sobre o Android

    Rafael


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 17/04/2016 Link para o comentário

      O assunto vai além do bem e do mal.
      rsrs

      Conta desativadaRafael


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 16/04/2016 Link para o comentário

    Simplesmente sensacional o efeito negativo que a Vivo causou com esse vídeo tosco.
    Passou vergonha nacionalmente na internet (mais do que já estava passando) de graça.

    Conta desativada


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 16/04/2016 Link para o comentário

    Fim dos tempos

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.