O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 137 Compartilhados 14 Comentários

Control-F: o app que ajudará muito quem lê textos e mais textos no papel

Um dos grandes desejos para quem trabalha (ou estuda) com quantidades colossais de papeis é ter um atalho que permita encontrar as palavras-chave daquilo que se está pesquisando, agilizando a nossa tarefa. Se em textos no PC o comando Ctrl+F faz essa trabalho, no impresso, claro, a tarefa é impossível. Ou era. Isso porque o app Control-F pode ajudar bastante na hora de fazer pesquisas no papel, criando um bem-vindo atalho pós-escaneamento.  

Confira o nosso review sobre o aplicativo e veja como ele funciona. 

Avaliação

Prós

  • Fácil de manusear
  • É possível escolher a parte do texto a ser lida depois da captura
  • Leve (37 MB)
  • Suporte a mais de 50 línguas
  • Exportação do documento para PDF

Contras

  • O aplicativo está em inglês
  • Às vezes, achar as melhores condições de luz e foco pode ser cansativo
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
LG G5 SE 6.0.1 Não 1.1 1.1

Funções & Utilização

Basicamente, o Control-F é um aplicativo que, após fotografar um texto presente em uma revista, livro ou documentos afins, cria um comando "Ctrl+F" no documento. Com isso, é possível buscar o que interessa no conteúdo a partir do atalho, bastando digitar as palavras-chave. 

Para fazer isso, o app conta com o recurso de OCR (sigla para Reconhecimento Ótico de Caracteres, em português), que faz uma varredura no texto fotografado e permite essa busca por palavras. 

Manusear o Control-F é simples e intuitivo. Abaixo, veja o passo-a-passo de como utilizá-lo.

1 - Selecione o idioma do texto a ser fotografado

O Control-F tem suporte a mais de 50 idiomas. Por padrão, ele já vem com suporte ao inglês e espanhol, mas você pode baixar para as outras línguas de forma simples. Vá até o menu "Hamburguer"(as três barrinhas horizontais do lado esquerdo superior da tela) e escolha a opção "Manage languages".

AndroidPIT control f screenshot 6
Baixe os idiomas que você quer o o Control-F reconheça / © ANDROIDPIT

Ao clicar nela, você verá a relação de idiomas disponíveis para download. Escolha um (o português no nosso caso) e baixe. A partir daí, a língua escolhida sempre vai aparecer como uma opção antes do OCR entrar em ação. Você pode marcá-la como padrão para evitar ter de escolhê-la a todo momento. 

2 - Fotografando o texto

O processo é fácil. Para fotografar / escanear o texto, basta apertar o menu "Hamburguer"(as três barrinhas horizontais do lado esquerdo superior da tela) e escolher a opção "Scan document". Feito isso, a câmera do smartphone será ativada. Foque no texto e faça a foto. 

AndroidPIT control f screenshot 3
Para escanear o texto, basta apontar a câmera do smartphone para ele / © ANDROIDPIT

Antes de fazer a imagem, no entanto, leve em conta quatro pontos:

  • O ambiente da foto precisa estar bem iluminado;
  • O texto a ser escaneado deve estar com o foco correto;
  • Evite deixar cortar linhas do texto a ser fotografado. Tente registrá-lo por inteiro
  • Quando capturar o texto, tente posicionar a câmera o mais reto possível;

3 - Destaque o texto que você está interessado

Essa parte é fácil. Basta selecionar a parte do texto que você vai utilizar, selecionando e ajustando os parágrafos desejados ao toque dos dedos.

AndroidPIT control f screenshot 8
Selecione o texto que você quer capturar / © ANDROIDPIT

Quanto menor o texto, mais rápido será a ação do OCR sobre ele. Além disso, quanto mais preciso for a seleção melhor serão os resultados apresentados. Mas, claro que isso dependerá das suas necessidades e do quanto de conteúdo você precisa destacar. Ou seja, tudo varia de caso para caso.

Dica importante: você pode rotacionar o texto na direção que quiser, para facilitar a seleção.  

4 - Que o OCR comece o seu trabalho!

Ao selecionar o texto que você quer escanear, basta apertar a flechinha azul do lado inferior direito da tela e o Control-F começará o trabalho de escaneamento do texto, usando o OCR. Todo o procedimento é ágil e há ainda uma indicação de %, para mostrar a quantas anda o trabalho de varredura. 

AndroidPIT control f screenshot 4
O processo de escaneamento do texto é rápido / © ANDROIDPIT

5 - Agora é só usar o "Ctrl + F" virtual

Com o processo pronto, o texto escaneado aparecerá na sua tela. Agora é só usar o "Ctrl +F" virtual do aplicativo. Para isso, aperta o símbolo de lupa do lado direito inferior e o campo Search será aberto na parte de cima do display. Digite as palavras que você quer buscar e eles serão destacadas no texto automaticamente. Voilá! 

AndroidPIT control f screenshot 5
Basta usar a lupa acima para destacar as palavras-chave/ © ANDROIDPIT

Recurso bônus: exportação para o formato PDF

Ao terminar de escanear o documento, o Control-F oferece a exportação do arquivo para o formato PDF. Dessa forma, você pode compartilhá-los com seus contatos ou usar o mecanismo de busca de um visualizador deste formato. 

CONTROLFPDF
É possível transformar o texto capturado em um arquivo PDF / © ANDROIDPIT

Tela & Controles

As telas e comandos do Control-F são simples e intuitivas. Os principais recursos do app - que não são muitos - podem ser acessados no menu "Hamburguer" e você consegue ativá-los com, no máximo, dois toques. 

Outra vantagem é que o app guia o usuário ao longo do processo de escaneamento, com um passo-a-passo bem simples de entender. Ou seja, com duas ou três tentativas do procedimento, você já domina todo o funcionamento do aplicativo. 

O único ponto contra do programa é que para realizar o escaneamento dos textos, você precisa ter certas condições de iluminação, foto e ambiente, como as que explicamos acima. Menos mal que quando essas condições não são as ideais, o próprio Control-F emite um aviso sobre isso após você tirar a foto. E pergunta se o usuário quer ir adiante ou prefere fazer outra foto. 

AndroidPIT control f screenshot 9
Se a foto tirada do texto não estiver boa, o Control-F pergunta se você não quer tirá-la de novo / © ANDROIDPIT

Há ainda o fato do app estar em inglês. Mas, como se trata de um programa apenas com recursos básicos - e bem intuitivo -  não dominar a língua não será um problema.

 

Velocidade & Estabilidade

No geral, o Control-F é satisfatoriamente rápido. Leve ("pesa" apenas 37 MB), ele realiza os processos de forma ágil e, como também falamos acima, o tempo de varredura feito pelo OCR varia de acordo com o tamanho do texto fotografado. Mas, estamos falando de questão de minutos, logo, não é algo que vá esgotar a bateria do smartphone ou aquecê-lo de alguma forma. 

Relação Preço/Desempenho

O Control-F é totalmente gratuito e, além disso, não traz nenhum tipo de publicidade no interior do aplicativo. É de se perguntar como seus desenvolvedores monetizam o app. 

Veredito Final

Para quem usa uma montanha de papeis, com textos gigantescos, o Control-F vai quebrar um bom galho. Afinal, ele destacar apenas o que te interessar e permitir a partir da busca por palavras-chave e fará isso de forma rápida. 

Como todos os outros aplicativos, este também não é perfeito. Isso porque para o OCR apresentar melhores resultados, você precisa ter determinadas condições de fotos. Caso ele não reconheça isso, envia uma mensagem, perguntando se você quer continuar com o escaneamento mesmo assim ou deseja fazer outra foto. Em nossos testes, essa mensagem aparecia com alguma frequência, o que acabava cansando um pouco.

Mas, isso é um problema menor diante das vantagens que o Control-F oferece. Ele é rápido, fácil de manusear, leve e gratuito. E vai te ajudar muito na hora de cortar caminho no meio daqueles textos mais aborrecidos. 

14 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi