O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
356 Compartilhados 178 Comentários

Saiba como corrigir o erro de sobreposição de tela do Marshmallow

O Android 6.0 Marshmallow trouxe alguns problemas com o sistema de permissões de aplicativos. Um deles é a incompatibilidade entre apps que se sobrepõem na tela do dispositivo e que solicitam acessos semelhantes, como a agenda de contatos ou a localização. Se você recebeu um aviso com o erro "sobreposição de tela detectado", continue lendo este artigo e saiba como resolvê-lo.

Erro "sobreposição de tela detectado": diagnóstico

O problema: O sistema notifica o usuário sobre um erro chamado "sobreposição de tela detectado"repentinamente. Em aparelhos com o idioma em inglês o erro vem escrito da seguinte maneira: "Screen overlay detected".

O motivo: Este problema acontece quando algum aplicativo flutuante é utilizado pela primeira vez, enquanto o mesmo solicita permissões de uso. Esses apps são os chats "bolha" do Messenger e entre outras aplicações que se sobrepõem à interface do sistema.

AndroidPIT screen overlay detected 1
A mensagem de erro (em inglês) / © AndroidPIT

Smartphones afetados: O erro já foi relatado em vários aparelhos através do nosso fórum, contudo, o problema parece ser mais frequente em modelos da Samsung e da Motorola que rodam com o Marshmallow.

Aplicativos problemáticos: Além do já mencionado Messenger, outros aplicativos demostraram conflito com a permissão de sobreposição de tela, como o Drupe, o CleanMaster, o Lux e o Twilight.

O motivo técnico: A sobreposição de tela também é uma permissão, que deve ser concedida pelo usuário, assim como outros acessos que são solicitados pelo sistema, como agenda, fotos e localização, por exemplo. Quando ativada, a sobreposição de tela pode cortar o diálogo feito entre o app e as demais permissões que foram concedidas. Para resolver o problema é preciso desabilitar a sobreposição para corrigir os demais acessos.

Erro "sobreposição de tela detectado": correção

Etapa 1: encontrando o menu de sobreposição de apps

Primeiro, você precisará encontrar os aplicativos que solicitam permissão de sobreposição de tela no sistema. Se você possui um aparelho da Samsung, tente os passos abaixo:

  • Configurações do sistema;
  • Toque na lupa no canto superior direito do sistema;
  • Pesquise por "sobrepor outros apps".

Para demais aparelhos, siga:

  • Configurações do sistema;
  • Vá até a seção de ''Aplicativos'';
  • Clique no ícone de engrenagem ao canto superior direito;
  • Selecione "sobrepor a outros apps".
sobreporapps
Permissões de aplicativos do Marshmallow / © AndroidPIT

Etapa 2: Identificando o aplicativo problemático

Uma lista de aplicativos que se sobrepõem a tela do dispositivo será exibida. Agora, você precisará identificar o aplicativo causador do problema e aqui te passou algumas dicas. Aplicativos que ficam como pop up e bolhas na tela podem ser o problema, como os exemplos que citamos acima. Além disso, se o mesmo altera o comportamento do sistema, como o aumento do brilho ou as cores da tela, significa que existe um conflito entre permissões.

De acordo com nossos testes, o CleanMaster foi o app que apresentou o maior números de problemas nesse sentido, alterando o comportamento do sistema. Este app, por exemplo, você pode desativar a permissão de sobrepor.

dropesobreporap
Permissão solicitada pelo app Drupe / © AndroidPIT

Etapa 3: Reabrindo o app e resolvendo o problema

Reabra o aplicativo que foi desativado e aguarde seu funcionamento. Se o mesmo solicitar sobreposição, opte por negar. Caso seu funcionamento continue sem apresentar demais problemas, continue utilizando o mesmo. Agora, se o mesmo precisar dessa permissão para funcionar, procure conceder a função de sobrepor aos apps que você julga como útil.

Lembre-se: quanto mais o app sobreposto alterar o comportamento do sistema, mais suspeito o mesmo será. Verifique as permissões do sistema e não conceda permissões iguais para apps sobrepostos.

Você já teve algum problema com apps sobrepostos?

Os comentários favoritos dos leitores

178 Comentários

Escreva um comentário:
  • O meu whatsapp está pedindo para desativar a sobreposição, porém o mesmo não aparece na lista, o que faço?

  • VALEU GALERA.... APAGUEI O CLEAN MASTER E RESOLVEU......

  • Resolvi o problema desinstalando o antivírus. "CM security"

  • Eu tive o mesmo problema e resolvi desinstalando o antivírus. Mas, e agora? Fico sem esta proteção no meu Moto G3?

  • Meu note 4 com marshmallow começou com esse problema eu tentei o tutorial mas não funcionou, agora nem um contato novo ou ver a galeria estou conseguindo. Desespero total

  • Sempre bom ter estes tutoriais pra nós dar essas dicas a dias que estava tendo problemas com whatzap mas com esses comentários resolvel meu problema foi só desinstalar o clean máster obrigado por este artigo ajudou muiiiito

  • Também estou com este mesmo problema Jefferson, estão todos no "não" porém o app continua dando erro.
    Moto g3

  • Já deixei tudo "não" mas ainda fica aparecendo... O que fazer?

  • Muito bom estava com esse problema desinstalei o DU SPEED um limpador de memória e resolveu. Obrigado pela ajuda.

  • caramba.. GERAL comentando que deletou o Clean Master, eu no caso estava usando o PSafe ! desinstalei ele e consegui solucionar o problema no meu J7

    • Cara eu li o seu comentário sobre PSafe e assim que desinstalei resolvi meu problema... Agora fiquei sem limpador de memória mais tudo bem rs... Wlw

  • Eu não mas minha irmã hoje teve usse problema. Mandei pra ela o link da matéria

  • Help... Moto G 2 Geração... Não baixo arquivos no whats, nem a galeria padrão do cel de imagens, videos... Não abre. Aparece uma msg pra eu autorizar o whats a acessar fotos, arquivos de mídia do aparelho etc, tocando em Configurar; Permissões e Ative o armazenamento. Clico em Configurações; Permissões; Armazenamento, e surge a bendita mensagem "Sobreposição de tela detectada - para alterar a configuração dessa permissão, você deve primeiro ou desativar a sobreposição de tela em <configuração <aplicativos.

    Clico em Abrir configurações, e o WhatsApp não aparece na lista de aplicativos... na verdade aparecem poucos aplicativos e eu estou tendo problema com WhatsApp e também com a galeria padrão de fotos e imagens do meu celular... não abre acontece exatamente a mesma coisa Socorro!

    Ah, parabéns pelo site, sensacional.

  • Olá, primeira vez neste site, graças ter dado um Google. Tenho um Moto G 2° Geração, e do nada não consegui mais baixar arquivos no WhatsApp, nem abrir a Galeria de fotos padrão do cel, e acredito q outros apps tbm. Help!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi