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Anatel promete resolver o corte de internet após a franquia em duas semanas

A Anatel se comprometeu em resolver dentro de duas semanas a questão envolvendo o corte de internet móvel após o consumo da franquia aplicado pelas operadoras. Essa parece ser uma boa notícia para clientes que, desde o final de 2014, têm o tráfego de dados interrompido pelas operadoras do país.

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Anatel se compromete em resolver o caso de bloqueio da internet em duas semanas. / © Portal Anatel

Segundo o vice-presidente da Anatel, Marcelo Bechara de Souza Hobaika, as operadoras erraram na forma como comunicaram seus clientes sobre o novo procedimento. A resolução da companhia que regulamenta os direitos do consumidor (Resolução 632/14-artigo 52) não foi bem interpretada pelas operadoras, que falharam ao alertar seus clientes por meio de um SMS, 30 dias antes do corte. Sobre as alterações nos termos dos contratos dos consumidores, Marcel Bechara disse:

"Precisava fazer (atualizar o modelo de negócios), mas não da forma como foi feito. Foi feito errado e vamos ter que encontrar uma forma de o consumidor ser bem informado e saber o que está acontecendo. Os ministérios da Comunicações e da Justiça e a Anatel estão envolvidos com as empresas. A gente acredita que em uma semana, duas, a gente já tenha alguma medida de consenso de mercado, envolvendo os agentes e agora, talvez, trazendo para a mesa os próprios parlamentares, o Procon. É um debate que tem que ser feito de forma aberta e franca como foi feito aqui."

Do outro lado estão os parlamentares da comissão, que prometem uma reação forte contra a Anatel caso o problema não seja solucionado em breve. De acordo com Marcos Rotta (PMDB/Amazônia), a medida foi tomada com o objetivo de viabilizar a demanda e os investimentos financeiros das operadoras que perdem cada vez mais clientes com planos de voz para usuários apenas de internet móvel.

Desde que a ação para o corte de internet móvel foi adotada pelas operadoras brasileiras, uma onda de reclamações e processos foram movidos por usuários insatisfeitos pela forma como essas normas entraram em vigor. Já havíamos noticiado aqui no site que, recentemente, o PROCON do Rio de Janeiro entrou com uma liminar pública solicitando esclarecimentos das operadoras sobre as novas medidas tomadas para o corte de consumo. Com essa declaração da Anatel, agora parece que teremos uma revisão das decisões que levaram as operadoras nacionais a rever contratos daquilo que identificaram como internet ilimitada na hora da venda dos mesmos.

Assim que novas informações surgirem atualizaremos este artigo.

E aí, será que dessa vez a Anatel vai partir em defesa do consumidor?

Fonte: O Globo

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  •   6

    GRUPO NO WHATSAPP DE TECNOLOGIA , MUNDO SMART , LA VOCE TIRA SUAS DUVIDAS , CONVERSA FAIZ AMIZADES E SE MANTEM SEMPRE ATUALIZADO A UNICA REGRA LA E INTERAGIR COM OS MENBROS , PARA QUE O GRUPO NAO PARE QUEM TIVER VONTADE DE ENTRA CHAMA O ADM -> 7193015733 ADICIONAMOS IMEDIATAMENTE !

  • Tomara que sim... ta inviável se usar 3g atualmente eu que dependo da int 3g meus gasto foram 40, 50 mensais pra 40,50 reais semanais com meu vivo pre. Mais o menos 200 mês.

  • E um bosta isso
    Vou amanhã no Procon

  • Como sempre Bla Bla Bla Bla

  • isso tem de acabar pq eu tenho q UPA minha vila no clash of clã kkkkk

  • Hahahaha
    Quando esse absurdo de idéia começou, a ANATEL passou a mão na cabeça das operadoras e deixou tudo acontecer.

    O papo dela ainda não mudou. Ela continua afirmando na baboseira de comunicar os assinantes quando na verdade ela deveria de impedir mudanças unilaterais nos contratos.

  • Não vão conseguir nada, se conseguir vai ser por um ou dois meses, por isso eu uso o Psiphon!

  • Acabei de olha no site da Claro, e essa empresa ainda continua ofertando planos com velocidade reduzida após o consumo da franquia.
    Isso é um desrespeito enorme com o consumidor, e para aqueles que não conhecem essa robalheira das empresas, acaba assinando, já que não tem conhecimento....
    A Claro, como sempre, roubando seu cliente!

  • Já diz o ditado, quando a chuva fina começa... pode esperar que a grossa vem atrás. Essa Anatel e nada é a mesma coisa vamos ver no que vai dar.

  • Concordo com o Albert, o mundo esta ficando cheio de idiotas. Artigo copiado da globo que no final das contas vão inventar uma desculpa bem cara pau, que vai deixar a todos indignados.
    E ainda pagando mais por menos.

  • Sabe qual é o problema do brasileiro ? COMODISMO, ficam sentados reclamando e com isso as empresas só lucram mais ainda, viramos escravos digitais, tem gente que se ficar 1 hora sem facebook e whatsapp parece que vai morrer, a vida digital virou social, esse era o medo de einstein.

    "Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas."

  • Será?

  • Na real CPI não resolveria nada, muitos parlamentares podem estar estar comprometidos justamente com as operadoras de telefonia celular. Pode parecer estranho, mas o melhor protesto que nós usuários podemos fazer é justamente deixar de usar esses planos horríveis e, se todos são horríveis, boicotar e não usar internet pelo celular. Assim as operadoras deixariam de arrecadar e seriam realmente obrigadas a fazer algo decente porém, muitos não querem abrir mão de ficar algum tempo sem internet para tentar uma mudança. Produto ruim não merece ser comprado.

  • Com certeza não virá nada de bom para o consumidor , o cartel não deixa......CPI na Anatel é algo a ser feito com urgência.

  • Pelo que eu li direito,eles não querem corrigir e fazer um plano descente...Eles só querem arrumar um jeito de informar as pessoas que vai cortar a internet depois de Tabtos MB gasto.Ou seja,eles querem arrumar um jeito de nós obrigar a concordar com os novos termos de politica,que quase ninguem quer aceitar e está criticando a Anustel e as operadoras ferra com o povo.

  • A Teles brasileiras querem adotar esse modelo se baseando em outros países, porém, não informam ao consumidor que onde esse modelo é adotado os pacotes de Internet são de vários Gigas de franquia com valores mais acessíveis dos praticados por aqui.

  • eh so nao paga,oque eles quer...eu uso a net dessas porras tudo de graÇa

  • Só Brasil mesmo, lá fora nos EUA não existe isso de corte de internet e de pacote, lá o tráfego é livre igual a de um Wi-Fi...

  • Ridículo, eu pago R$ 65.00 por mês pra ter apenas 800MB de internet 4G... ROUBO na cara dura pqp

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