O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 510 Compartilhado 116 Comentários

Esqueça iOS e Windows Phone, o Android é a plataforma que mais cresce no mundo

Até onde o Android pode chegar? O sistema operacional móvel da Google continua a crescer sem parar em todo o mundo, enquanto seus concorrentes só perdem mercado. Nos primeiros três meses do ano, o Android aumentou sua participação nas vendas em todos os mercados pesquisados, ficando em primeiro lugar em praticamente todos os países.

Os números

Na China, as vendas de smartphones Android cresceu 3,4% durante o período do ano novo Chinês (dia 8 de fevereiro), que é uma época tradicional de promoções no país. Nos principais mercados da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha), o crescimento foi de 6,7%. Nos Estados Unidos, de 3,3%. 

Seu principal concorrente, o iOS, só teve crescimento de vendas na Austrália (0,3%) e no Japão (0,4%), onde permanece em primeiro lugar. O Windows Phone e outros sistemas estão a caminho do esquecimento e irrelevância.

huawei vs xiaomi
A Huawei e a Xiaomi estão dominando o mercado chinês / © ANDROIDPIT

Ainda não temos os números da América Latina, mas provavelmente teremos uma hegemonia ainda maior do Android nesses mercados. No Brasil, o sistema da Google já contava com 91,8% de participação no final do ano passado. Em outras palavras, de cada 10 smartphones, apenas um não carrega o sistema da Google. E incrivelmente, o Windows Phone tem quase o dobro da participação do iOS em terras brasileiras.

No Brasil, o sistema da Google já conta com 91,8% de participação

O Android

O Android oferece diversidade, é possível encontrar smartphones das mais variadas especificações e preços, com funções, tamanhos, cores, marcas, apelos e principalmente preços diferentes, além de um alto investimento em propaganda pelas várias fabricantes e um ecossistema bastante grande de apps gratuitos.

androidpit samsung galaxy s7 edge vs s7 2
Ninguém vende como a Samsung no Brasil / © ANDROIDPIT

Apesar de todos os problemas que a fragmentação traz e a baixa qualidade dos aparelhos mais baratos, o modelo parece estar funcionando e muito no mundo todo, especialmente em mercados emergentes, onde o market share do Android se aproxima cada vez mais dos 100%.

Temos que esperar e ver o que os concorrentes farão, já que parece que o Android está ganhando quase todas as batalhas pelos consumidores. 

Será que ainda resta uma esperança de um concorrente de peso para o Android, ou viveremos em um mundo completamente dominado pelo sistema da Google?

Fonte: Kantar

510 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

116 Comentários

Escreva um comentário:
  • Isso é só o começo,aposto que o android vai dominar a internet das coisas!

  • Não entendo pq as pessoas comparam o android como um sistema de celular que so quem usa é a classe media baixa sendo que o androidd é superior até mesmo ao IOS (Opinião minha não me julguem)

  • "O Windows Phone e outros sistemas estão a caminho do esquecimento e irrelevância." O Windows em smartphones já é irrelevante. Nem o Windows 10 salva.

  • o que importa esse sistema não vai durar muito porque ele não atualiza, ja windows atualiza e não fica em 5 porcento., tem aparelho novo que não vai ver android 6.

  • Android ontem... Android hoje... Android sempre! (By Joey Caruso)

  • Pode estar crescendo mais que os outros SO, mas eu queria muito testar o IOS 9.3 da apple. So por curiosidade =)

  • Windows Phone seria um sistema bom se a Microsoft desse um incentivo aos desenvolvedores para povoar sua loja e Ios eu não sei, não tenho dinheiro para comprar kkk

  • Acredito que isso tem a ver com os valores dos celulares, principalmente em países pobres como o Brasil. É possível comprar um celular android xing ling por aqui por menos de 300 reais. Não dá para fazer o mesmo com o ios que está somente em aparelhos muito caros. Já o wp não presta mesmo. É isso.

  • Android simplesmente é a plataforma mobile mais avançada do mundo, e sua estratégia de mercado faz com que o msm seja extremamente eficiente na hora de supri as necessidades de qualquer tipo de pessoa, daquelas que não podem gastar muito até aqueles que podem pagar o dinheiro de uma moto e terão além da marca tecnologia de ponta (diferente dos iphones da vida que em pleno 2016 ainda são vendidos com tela hd - iphone 6s -), recentemente um dos mais conceituados veículos de informações dessa área (tecnologia mobile) nos EUA elegeu o Galaxy S7 o melhor smartphone já criado, eles não aceitam patrocínio e compram os smartphones para testes, para darem suas opiniões de forma totalmente imparcial. Ou seja, as melhores opções estão no android, as chinesas estão trazendo o custo-benefício verdadeiro (não apenas um smartphone que funcione bem, mas um smartphone com recursos excelentes por um preço bom) e as tradicionais estão simplesmente quebrando tudo (vide o S7 que está superando até as próprias expectativas de venda da Sammy) e ainda temos o G5, os Motorolas, os Huaweys e etc. Não falta no youtube vídeos de pessoas que sempre foram usuários iOS e que mudaram ou estão mudando para o android e simplesmente achando fantástico e dizendo que iphones... nunca mais, eles não se tornaram haters da Apple, muito pelo contrário, são lúcidos, continuam usando mac's e etc. mas reconheceram que o Android simplesmente já ultrapassou o iOS, já o contrário... pessoas que saíram do Android para iOS e explicaram a razão de um iphone ser melhor que um nexus 6p ou ser melhor que um S6/S7 ou do que um G4 eu não vejo, sabe por quê? porque simplesmente isso é impossível, pois não é melhor.

    • Eu sempre gostei da Apple, comecei com o meu primeiro iPhone no modelo 3GS. Hoje eu vejo de uma maneira menos radical de lidar com isso. Realmente hoje o Android vem se superando com modelos cada vez mais modernos e parrudos, e sou prova disso, atualmente eu acabei saindo do iPhone 5S para o Galaxy S6 Edge. Hoje não sinto que me arrependi, mas vejo um smartphone de qualquer marcar não somente pela tela QHD ou pelo seus números. Claro que são importantes para manter a performance, porque eu odeio tecnologia lenta. Mas hoje em dia, eu vejo as fabricantes cada vez mais focada em questão da usabilidade, ou seja tornar a vida dos usuários mais prática, com recursos e soluções para o nosso dia a dia. Então ficar com esse radicalismo ao extremo não prova nada, pois um celular pode ser bom para você, como pode ser horrível para outro.
      Muitos daqueles que falam que o iPhone não presta, foi porque nunca teve condições de ter um para realmente ver como ele funciona no seu dia a dia. Ele trás ótimas soluções e praticidades para o usuário. Por isso que hoje em dia, ter deixado a Apple, foi muito mais pelo seus preços praticados aqui no Brasil, do que realmente eu optar por outro fabricante. Mas tenho que concordar com você em uma coisa, o Android teve uma evolução muito grande e não me arrependo por ter trocado pelo meu S6 Edge! Excelente aparelho.

      Obs: Trabalhei 3 anos como vendedor em uma operadora e a cada 10 clientes que atendia, 8 perguntava primeiro quanto que ficaria um iPhone em seu plano, para depois escolherem outro por não ter dinheiro para compra-lo. Um desejo desse, nenhum outra fabricante tem. Fato!!!

      • Sim , mas o Brasil não reflete o mundo, lá fora o iPhone SE está saindo de graça em determinados planos, mas não está sendo o bastante e o SE está tendo uma das iores vendas da história dos iphones. eu não tiro o mérito do iphone, é sim um smartphone bom, mas é isso... bom ele não é o melhor em nada do que faz então não vejo porque eu vou pagar o msm preço ou mais caro por algo que não é o melhor s eu tenho a opção de ter o melhor. Acho que iphone hoje em dia é mais pra quem se acostumou mesmo com o iOS ou pra quem pensa que ter iphone ainda é considerado sinal de status (não é pq isso era no tempo que iphone era exclusivo, hoje todo mundo tem, pode não ter o 6s plus, mas aquele efeito de sistema diferente acabou, pq todo mundo usa iOS hoje), mas as pessoas estão acordando, muitas pessoas que passaraa vida usando iphone estão descobrindo os Androids de última geração, smartphones belos, com recursos verdadeiramente de tops de linha que entregam uma experiência riquíssima para seus usuários, a Apple está sentindo isso ao ter dificuldades d manter o iphone 6s vendendo o que já começou a impactar na perda de market share...

  • Cuidado com as críticas ao Windows Mobile/Phone. Vão mandar Antrax pra sua casa. O xiitismo de fanboy de WP/M é terrível.

  • Não existe acho que monopólios. Sim existe eficiência em atender as necessidades dos usuários

  • isso pq o Android é muito fragmentando na maioria dos casos, se as atualizações fosse constantes igual IOS/Windows Phone não ia ter pra ninguém, o lado bom que a Apple teria que fazer algo para aumentar sua participação no mercado, certeza que ela não deixar esse monopólio todo na mão do Google.

    • Windows Phone tem fragmentação também. Só olhar o caso do Windows Mobile, Windows Phone e Windows 10 Mobile. A Google mantém atualizações constantes, o que ferra são as fabricantes :/.

  • Porque vocês estão comemorando isso? esse monopólio só faz todo mundo se acomodar um pouco mais. Estão reclamando de fragmentação, de obsolescência programada, de falta de segurança, mas esse monopólio afasta ainda mais a urgência pela correção desses erros.

    Assim, as empresas e a própria Google tem a segurança de que todos vão comprar mesmo sem resolver esses erros. Perdendo espaço, as empresas tendem a melhorar o seu produto pra vencer seus concorrentes. Concorrência sempre foi a chave pra um mercado saudável .

    Sem concorrência, o Android vai virar um Windows, estagnado com novidades periódicas.

    • Se acomodar???? A batalha é dentro do Android amigo... ninguém se acomoda não, a Samsung "PENSOU" que poderia se acomodar e veja no que deu, começou a sofrer as consequências e foi obrigada a trabalhar e no final se redimiu com o s6 e se corou com o S7 eleito o melhor smartphone já criado, e você acha que com isso ela se acomodou?? Nunca, rumores estão pipocando na net dizendo que já está qs certo smartphones com telas dobráveis dela ano que vem, LG tá aí dando início a smartphones modulares, as chinesas estão correndo atrás do custo benefício e a Google?? Essa é que não para msm, por mais dominante que seu sistema seja, a cada ano o Google I/O surpreende bem mais do que a WWDC da Apple, essa sim está acomodada e os reflexos estão batendo na porta... iPhone SE com más vendas e perdendo mercado com o 6s para o Android nos EUA e China (saiu matéria ontem no Canal Tech). Se tem uma coisa que o mercado Android não é amigo, é ser acomodado, quem se acomoda sofre rapidamente as consequência, justamente pelo poder de escolher produtos rivais tendo o mesmo sistema.

  • Meio lógico isso aí né? afinal já até perdi a conta de quantas fabricantes usam android. Mas o mais engraçado são os comentários hahahahhahahaa, gente falando que iphone é travado... travado é o cérebro de vcs kkkkk, um iphone com jailbreak tem a as mesma possibilidades do que um Android com root (menos trocar de room obviamente)...

  • Quero mais sistemas Android é bom mais já to cansado de google, ios deus me livre só se for por causa de atualizações, WP muito pouco APP então se morrer não vai nem fazer falta

  • Android é bom pq t permite explorar a fundo todas as possibilidades do seu aparelho. Afinal eu comprei e paguei, pq iria aceitar limites impostos por fabricante. Nunca!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi