O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 122 Compartilhado 51 Comentários

Você sabe quando configurar a criptografia de dados no Android é uma boa ideia?

Cada dia que passa nossos dispositivos assumem mais responsabilidades, não se limitando apenas em armazenar nossas fotos, contatos, eventos e informações sobre nossas vidas. Nosso smartphone possui ligação com nossas informações mais confidenciais, como logins e senhas de bancos e redes sociais. Para nos resguardar e proteger nossas informações mais confidenciais, veja como criptografar seus dados no Android.

O que é criptografia?

Criptografar é uma maneira de codificar as informações selecionadas pelo usuário para um outro padrão, normalmente uma senha. Portanto, caso essas informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas elas não terão nenhum significado: apenas com a senha de codificação é possível tornar a informação legível novamente. Ou seja, após a criptografia só através da confirmação de senha é possível acessar os dados.

Criptografar o seu Android - prós e contras

No Android você pode criptografar seu dispositivo completamente. Mas antes de criptografar seu smartphone, tenha em mente as seguintes consequências:

  • O processo pode demorar bastante: o tempo pode exceder facilmente uma hora. Realize o procedimento em um período que você não precisará utilizar o dispositivo, e claro, certifique-se que a carga da bateria esteja completa.
  • Uma vez criptografado o procedimento não pode ser desfeito: ou seja, não pode decifrar. Quando executar a criptografia de um aparelho não é possível retroceder o processo. Você só pode desfazer a criptografia se resetar o seu aparelho para as configurações de fábrica.
  • Você não pode esquecer a senha ou então o telefone ficará inacessível
  • O desempenho do dispositivo pode ser afetado, porque é acrescentado um novo processo de decodificação dos dados armazenados. Isso pode variar com o hardware do seu dispositivo, quanto mais pontente, menos você sentirá alguma lentidão.

Ativar a criptografia é um procedimento muito seguro, mais simples do que desbloquear a tela de um dispositivo.

Mantenha o dispositivo conectado ao carregador de bateria. Pode ser necessário a criação de um PIN para desbloqueio de tela. Uma vez conectado o carregador vá para as Configurações > Segurança > Codificar telefone. Aparecerá uma janela para confirmação do processo, clique e confirme a solicitação para iniciar o processo.

criptografia
O recurso de criptografia é nativo no Android. / © ANDROIDPIT

Criptografar arquivos e pastas

Você pode contar com a opção de criptografar pastas ou arquivos através de um aplicativo, sugerimos o "Keep Secrets".  É simples, abra o aplicativo e navegue até a pasta ou arquivo que você deseja criptografar. Uma vez lá, clique e segure sobre o que você quer proteger e um menu pop up com a opção "Criptografar" aparece. Pequenos arquivos não demoram muito, mas se eles são pesados o processo levará mais tempo.

Keep Secrets (Encrypter) Install on Google Play
Encriptar 02
Com o Keep Secrets é possível criptografar pastas e arquivos. / © ANDROIDPIT

Conhece outra maneira de criptografar os seus dados?

122 Compartilhado

51 Comentários

Escreva um comentário:
  • Galera, aproveitando, me tirem um dúvida: meu Smartphone está criptografado de fábrica. Hoje precisei desligar e ao ligar novamente ele deu boot, pediu a Senhada criptografia pra descriptografar e deu boot novamente, entrando na tela inicial. Horas depois precisei novamente novamente desligar e ao ligar, deu um boot só é pediu a SENHA de login. Não passando pelo segundo boot, ou seja, sem pedir a senha de criptografia. Isso já me aconteceu em outro aparelho. O estranho é que, mesmo assim, ele como codificado. Isso é estranho porque não passa confiança. Algum de vocês né passaram por essa situação? É comum isso. Dá a impressão que a codificação não está ativada...

  • Decidi encriptar o meu aparelho, e realizei o processo. Quando LIGO o aparelho ele pede a senha, tudo OK, mas, a memoria interna toda do aparelho consta cheia (8,27GB usados de 9GB) e tudo que havia na memoria interna do aparelho sumiu ou está oculto. Queria saber como faço pra encontrar os arquivos da memoria interna que foram criptografados. Não consigo instalar nenhum aplicativo da Google Play também. Indica armazenamento insuficiente. Mas não indica oque está ocupando a memória. Se alguém souber de algo ou tiver uma sugestão me ajudem aí por favor!
    Não entendi bem porque minha memoria interna toda está inacessível. O cartão de memória ta normal. Existe alguma forma de acessar ou salvar os dados que estavam em minha memoria interna (fotos, videos, músicas,etc.)? Porque dá a entender que eles ainda estão lá, só não encontro com nenhum Gerenciador de Arquivos.
    O aparelho é um Galaxy S4 I9505 com a ROM CyanogenMod - Android 6.0.1

  • Bom, acho criptografia desnecessário, apesar de eu sempre ter feito. Atualizei meu moto g2 para o Android M. Bom, num vi muita diferença não. Fui tentar codificar, não deu certo. Aparece "codificado", após o procedimento, mas quando o LIGO o aparelho, passa direto. Deve ser algum bug. Então, pra mim é desnecessário.

    • Meu X é criptografado, e uso ele geralmente sem senha, quando ativo a senha aparece uma opção: "Solicitar PIN ao iniciar ao dispositivo", vai ver não está ativado no seu G, remove e põe a senha de novo e ative. Pode ser que resolva o problema de passar direto. Abraços!
      PS: O meu tbm está no Android 6

    • Comigo a mesma coisa. Muito estranho isso.

  • Ótimo artigo, valeu.

  • Ótima dica, obrigado!

  • Já fiz isso, meu telefone ficou lento demais. Fora que pra mim o consumo de bateria aumentou bastante.

  • Podia rolar uma artigo parte 2 com testes de performance em um Smartphone criptografado e outro não, testando as circunstancias levantado pelo pessoal nos comentários. Pelo o que vejo, seria bem recebido. ~Também curtiria ~

  • Mas se eu não me engano, esse processo evita que caso você parca ou venda seu aparelho, alguém não consiga recuperar seus dados através de aplicativos específicos.

  • Olá. Só não entendi se ao usar a opção de Codificar telefone os dados do cartãoSD também serão codificados.

  • não vejo necessidade 😏

  • Ja fiz em um aparelho uma vez, desnecesssario!

  • Uma dúvida, esse bloqueio que tem no Android 5.1, é algo semelhante ao iCloud? Mesmo sendo formatado pede senha?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi